Você já ouviu falar em funil de vendas em Y?
Sabe o que ele pode fazer pela sua empresa?
Ainda não?
Então, saiba que, com este conteúdo, você aprenderá tudo sobre o assunto.
Vamos lá?
Boa leitura!
O que é funil de vendas em Y?
O funil de vendas em Y é uma estratégia para turbinar a performance do time comercial e de marketing da sua empresa.
Afinal, ele representa a união entre esses dois times, por meio de estratégias inbound e outbound marketing.
Portanto, ao integrar esses dois processos, você conquista resultados satisfatórios com mais facilidade.
Inclusive, ele é representado pela letra Y, justamente pela segmentação que acontece no topo do funil — por meio da união das duas estratégias.
Venha conosco e entenda mais.
Como funciona o funil de vendas em Y?
Não é difícil trabalhar com o funil em Y.
No entanto, antes disso, precisamos conversar sobre as diferenças entre o inbound e outbound.
Entenda!
Inbound marketing
O inbound marketing trabalha de forma passiva, ou seja, o cliente chega até a sua empresa por meio de uma oferta.
Alguns exemplos de tipos de conteúdo trabalhados nessa estratégia são:
- SEO no site;
- blogpost;
- e-book;
- newsletter;
- landing pages;
- redes sociais;
- e-mail;
- dentre outros.
Outbound marketing
O outbound marketing é o marketing tradicional que conhecemos.
Ou seja, ele atinge o cliente de forma ativa, interrompendo as suas atividades para apresentar uma oferta.
Assim, alguns exemplos de outbound marketing são:
- anúncio em redes sociais;
- anúncios em revistas, jornais, televisão e rádio;
- flyers e panfletos;
- anúncios em outdoors;
- telemarketing;
- dentre outros.
>> Leia também: Interruption marketing: o que é e como funciona?
Funil em Y
O funil em Y integra as duas estratégias.
Afinal a empresa não precisa, unicamente, trabalhar com apenas uma técnica, concorda?
Dessa forma, ao trabalhar o lead com técnicas inbound e outbound, as chances de sucesso são muito maiores.
Por exemplo, vamos imaginar que a sua empresa tem um lead que conquistou pelas redes sociais.
Dessa forma, você envia um e-mail (inbound) para apresentar os benefícios da sua empresa.
Porém, ele não avançou para a próxima etapa do funil.
Então, você pede para alguém do time comercial entrar em contato por telefone (outbound) para tentar convencê-lo.
Contudo, ele ainda não avançou.
Assim, o próximo passo é enviar um fluxo de e-mails automatizados (inbound) para tentar convencê-lo.
Por fim, se mesmo assim o lead não se tornar um cliente, você pode tentar investir em novas estratégias, por exemplo, enviando uma amostra grátis do seu produto na sua residência (outbound).
Enfim, esse é apenas um exemplo de muitos casos que você pode usar e explorar nas suas estratégias.
Quais são os benefícios do funil de vendas em Y?
Existem muitos motivos pelos quais a sua marca deve apostar no funil de vendas em Y.
Por isso, vem com a gente e entenda quais são as vantagens de apostar nele.
Traz resultados satisfatórios e constantes
Um dos principais benefícios do funil de vendas em Y é que ele promove resultados satisfatórios e constantes para a sua empresa.
Isso acontece porque, ao adotar essa estratégia, você não depende de um único meio para encontrar oportunidades de negócio.
Portanto, investir no inbound e no outbound de forma simultânea para atingir uma meta, por exemplo, é sinônimo de sucesso.
Conquista mais clientes
Com facilidade, você conquista um número de clientes muito maior.
Afinal, a empresa tem duas fontes de geração de leads.
Portanto, o funil ficará cheio com facilidade.
Além disso, você converte clientes com mais facilidade, promovendo um ciclo de vendas realmente eficiente.
Integra os times de marketing e vendas
Sabemos que, infelizmente, muitas empresas vivem em “pé de guerra” entre os times de marketing e vendas.
Com o funil em Y isso não acontece.
Afinal, as suas equipes precisam estar 100% alinhadas.
Então, há a integração dessas suas equipes, que passam a trabalhar em conjunto para conquistar os objetivos da empresa.
Portanto, ao unir esses dois mundos, a empresa atinge as metas de vendas com mais facilidade.
Gostou de aprender mais sobre o que é funil de vendas em Y?
Se sim, complemente o seu estudo no assunto conferindo também: Qualificação de leads: tudo o que você precisa saber.
Boa leitura!
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