funil de vendas em Y
Vendas

Afinal, o que é funil de vendas em Y?

Você já ouviu falar em funil de vendas em Y?

Sabe o que ele pode fazer pela sua empresa?

Ainda não?

Então, saiba que, com este conteúdo, você aprenderá tudo sobre o assunto.

Vamos lá?

Boa leitura!

O que é funil de vendas em Y?

O funil de vendas em Y é uma estratégia para turbinar a performance do time comercial e de marketing da sua empresa.

Afinal, ele representa a união entre esses dois times, por meio de estratégias inbound e outbound marketing.

Portanto, ao integrar esses dois processos, você conquista resultados satisfatórios com mais facilidade.

Inclusive, ele é representado pela letra Y, justamente pela segmentação que acontece no topo do funil — por meio da união das duas estratégias.

Venha conosco e entenda mais.

Como funciona o funil de vendas em Y?

Não é difícil trabalhar com o funil em Y. 

No entanto, antes disso, precisamos conversar sobre as diferenças entre o inbound e outbound. 

Entenda!

Inbound marketing

O inbound marketing trabalha de forma passiva, ou seja, o cliente chega até a sua empresa por meio de uma oferta. 

Alguns exemplos de tipos de conteúdo trabalhados nessa estratégia são:

  • SEO no site;
  • blogpost;
  • e-book;
  • newsletter;
  • landing pages;
  • redes sociais;
  • e-mail;
  • dentre outros.

Outbound marketing

O outbound marketing é o marketing tradicional que conhecemos.

Ou seja, ele atinge o cliente de forma ativa, interrompendo as suas atividades para apresentar uma oferta.

Assim, alguns exemplos de outbound marketing são:

  • anúncio em redes sociais;
  • anúncios em revistas, jornais, televisão e rádio;
  • flyers e panfletos;
  • anúncios em outdoors;
  • telemarketing;
  • dentre outros.

>> Leia também: Interruption marketing: o que é e como funciona?

Funil em Y

O funil em Y integra as duas estratégias. 

Afinal a empresa não precisa, unicamente, trabalhar com apenas uma técnica, concorda?

Dessa forma, ao trabalhar o lead com técnicas inbound e outbound, as chances de sucesso são muito maiores.

Por exemplo, vamos imaginar que a sua empresa tem um lead que conquistou pelas redes sociais.

Dessa forma, você envia um e-mail (inbound) para apresentar os benefícios da sua empresa. 

Porém, ele não avançou para a próxima etapa do funil.

Então, você pede para alguém do time comercial entrar em contato por telefone (outbound) para tentar convencê-lo.

Contudo, ele ainda não avançou.

Assim, o próximo passo é enviar um fluxo de e-mails automatizados (inbound) para tentar convencê-lo.

Por fim, se mesmo assim o lead não se tornar um cliente, você pode tentar investir em novas estratégias, por exemplo, enviando uma amostra grátis do seu produto na sua residência (outbound).

Enfim, esse é apenas um exemplo de muitos casos que você pode usar e explorar nas suas estratégias.

Quais são os benefícios do funil de vendas em Y?

Existem muitos motivos pelos quais a sua marca deve apostar no funil de vendas em Y.

Por isso, vem com a gente e entenda quais são as vantagens de apostar nele.

Traz resultados satisfatórios e constantes

Um dos principais benefícios do funil de vendas em Y é que ele promove resultados satisfatórios e constantes para a sua empresa.

Isso acontece porque, ao adotar essa estratégia, você não depende de um único meio para encontrar oportunidades de negócio.

Portanto, investir no inbound e no outbound de forma simultânea para atingir uma meta, por exemplo, é sinônimo de sucesso. 

Conquista mais clientes

Com facilidade, você conquista um número de clientes muito maior.

Afinal, a empresa tem duas fontes de geração de leads. 

Portanto, o funil ficará cheio com facilidade.

Além disso, você converte clientes com mais facilidade, promovendo um ciclo de vendas realmente eficiente.

Integra os times de marketing e vendas

Sabemos que, infelizmente, muitas empresas vivem em “pé de guerra” entre os times de marketing e vendas.

Com o funil em Y isso não acontece.

Afinal, as suas equipes precisam estar 100% alinhadas.

Então, há a integração dessas suas equipes, que passam a trabalhar em conjunto para conquistar os objetivos da empresa.

Portanto, ao unir esses dois mundos, a empresa atinge as metas de vendas com mais facilidade.

Gostou de aprender mais sobre o que é funil de vendas em Y?

Se sim, complemente o seu estudo no assunto conferindo também: Qualificação de leads: tudo o que você precisa saber. 

Boa leitura!

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