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Touchpoints: 3 dicas para abordar o cliente no lugar certo

Touchpoints é uma palavra inglesa que, em tradução livre, significa “ponto de contato”.

Ou seja, são momentos onde a sua marca, serviço ou produto encontra e interage com o cliente.

Portanto, saber o que são touchpoints, como eles acontecem e como trabalhá-los da melhor forma possível é fundamental para entregar uma experiência única ao consumidor. 

Assim, a seguir, vamos entender melhor o que são touchpoints, como eles influenciam a vivência do cliente e dicas para que você faça uma abordagem correta.

Vamos lá? Boa leitura!

O que são touchpoints?

Touchpoints são pontos de contato onde o cliente se encontra com a sua marca, produto ou serviço.

Dessa maneira, é por meio deles que o consumidor forma uma opinião sobre o que você tem a oferecer.

Portanto, para entender realmente o que são touchpoints, é importante ter em mente o significado de jornada do cliente.

Assim, a jornada do cliente são todas as etapas desde a hora em que o indivíduo percebe que tem uma necessidade até o momento em que efetiva a compra (e além dela também).

Portanto, é durante a jornada do cliente que ocorrem os touchpoints. Por isso, você precisa estar direcionado a oferecer ao consumidor o que ele precisa naquele momento. 

Como os touchpoints influenciam na experiência do cliente?

Saber o conceito de touchpoint e aplicá-lo no dia a dia é de fundamental importância na experiência do cliente com a sua marca. 

Afinal, quando você estabelece um contato contínuo com o consumidor, você evita que ele fique desapontado com o seu produto ou serviço e pense em substituí-lo pelo concorrente.

Portanto, você precisa estar sempre próximo do cliente.

É isso que o cliente deseja. Afinal, ele quer ter uma marca com a qual possa se comunicar, mostrar suas insatisfações e, acima de tudo, ser ouvido.

3 dicas para abordar o cliente no lugar certo 

Que tal abordar o seu cliente no momento e no lugar certo?

Venha conosco e confira 3 dicas de canais para abordar o cliente no lugar certo. Vamos lá?

1. E-mails

Você sempre vai acertar ao abordar um cliente via e-mail. Inclusive, 62% dos consumidores dizem que esta é a forma preferida de comunicação. 

Através dos e-mails você pode buscar novos compradores, acompanhar quem já é cliente e enviar newsletters como forma de manter contato. 

2. Ligações

Depois do surgimento das redes sociais, as ligações caíram para segundo plano.

Entretanto, elas podem ser uma ótima forma de contato com clientes que não estão no meio digital. 

Você pode usar as ligações com três objetivos diferentes: prospecção de clientes, acompanhamento dos que já são consumidores da sua marca e suporte de pós-vendas.

3. Redes sociais

As redes sociais são um excelente canal para se conectar com o público.

Assim, você pode criar anúncios e montar estratégias de marketing para aumentar e até mesmo melhorar a forma como as pessoas percebem a sua marca.

E já que estamos falando sobre experiência do cliente, leia nosso próximo artigo e conheça 4 dicas para promover o customer experience b2b!