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Qualificação de leads: tudo o que você precisa saber

Investir na qualificação de leads é extremamente importante para transformar prospects em clientes com mais facilidade. 

Afinal, leads qualificados garantem oportunidades de venda — o que é fundamental para garantir a lucratividade da sua empresa.

Muitas empresas não se preocupam em qualificar o seu banco de dados. 

Dessa forma, perdem tempo com leads que jamais se tornarão clientes. Assim, deixam passar oportunidades valiosas.

Vamos entender mais sobre a qualificação de leads? Venha conosco!

O que são leads?

O lead – também conhecido como o usuário que está no alcance do seu negócio – aproxima-se da sua empresa quando:

  • baixa algum material no seu site;
  • solicita um orçamento;
  • experimenta o seu serviço;
  • dentre outros.

Assim, em troca, deixa seus contatos com a sua empresa. 

Dessa forma, ela pode se aproximar, alinhar o relacionamento com esse cliente e auxiliá-lo na tomada de decisão de compra. 

Portanto, lead é um consumidor em potencial. Em outras palavras, ele pode se tornar uma grande oportunidade de negócio. 

Assim, lead é aquele cliente que já apresentou algum interesse na sua empresa. 

Esse conceito ficou ainda mais evidente nos últimos anos devido ao crescimento constante do Inbound Marketing. 

Afinal, nessa visão do marketing, entende-se que os negócios não vão mais atrás de clientes. 

Na verdade, são os consumidores que chegam às empresas, por meio de ações estratégicas de atração, como o Marketing de Conteúdo e técnicas de SEO.

No entanto, muitas pessoas ainda estão se familiarizando com uma determinada marca e, dessa forma, não estão prontas para adquirir um produto.

Logo, elas precisam passar por um amadurecimento, processo este que levará à tomada de decisão de compra.

Esse processo, que ocorre dentro do funil de vendas, filtra aqueles clientes que, realmente, representam uma oportunidade de venda.

Dessa maneira, as equipes de vendas e marketing estarão em contato direto com eles.

A ideia é sanar as suas principais dúvidas e enviar diversos conteúdos, até que esses leads estejam prontos para se tornarem um cliente.

O que é qualificação de leads?

Agora que você entendeu o conceito de leads, chegou a hora de saber um pouco mais sobre a qualificação de leads. Afinal de contas, o que isso significa? 

De forma bastante simples, a qualificação de leads é a segmentação do público que foi prospectado. 

Esse processo é importante para compreender quem são os seus clientes em potencial, ou seja, quem está mais propenso a comprar de você. 

Quando você consegue compreender esse processo, novas (e melhores) oportunidades de negócio acabam surgindo para você, de forma automática. 

Além disso, o seu tempo passa a ser mais otimizado; inclusive da sua equipe de vendas. 

Dessa forma, as ações são direcionadas para aqueles clientes que, de fato, mostram-se interessados por aquilo que a sua empresa tem a oferecer.

No entanto, é importante que você saiba que, dentro do Inbound Marketing, a qualificação de leads começa já na sua geração. 

Por conta disso, há uma influência considerável nos tipos de materiais que são oferecidos aos visitantes.

Dessa forma, é fundamental o processo de qualificação de leads da sua base, justamente para adaptar suas ações estratégicas. 

Logo, ao final, você precisará identificar entre as três possibilidades abaixo, aquela que o lead mais se encaixa. Lead precisa ser:

  • trabalhado pela equipe de marketing; 
  • encaminhado para uma ação imediata da equipe comercial;
  • descartado (ou seja, desqualificado).

Assim, nota-se que, qualificar os leads é extremamente importante para tornar a dinâmica entre os potenciais clientes e a sua empresa mais próxima. 

Dessa forma, o relacionamento, bem como a comunicação, ficarão mais diretos e os resultados serão mais satisfatórios, para ambos os lados, logicamente. 

Quais são os prejuízos de leads não qualificados?

Um lead desqualificado é uma pessoa sem valor para a sua empresa. Portanto, ele não gera oportunidade real de venda e é apenas uma conta vazia.

Sendo assim, isso traz diversos prejuízos, como:

  • elevado custo no pós-vendas;
  • clientes insatisfeitos;
  • metas não atingidas;
  • perda de tempo e dinheiro;
  • custo de venda excessivo.

Por que investir na qualificação de leads?

O grande benefício de investir na qualificação de leads é que você investe em processos eficientes a fim de conquistar clientes.

Assim, ao atrair novos consumidores, você aumenta a receita da sua empresa e garante bons negócios.

Afinal, para que a sua marca se destaque da concorrência e conquiste o seu espaço no mercado, precisa de clientes fidelizados, concorda? 

Nesse aspecto, saiba que o cliente só será leal se a sua empresa resolver os seus problemas.

Dessa maneira, só é possível conquistar esse nível de excelência se, antes do lead se tornar um cliente, ele for qualificado. 

Quais são os benefícios da qualificação de leads?

Quais são os benefícios da qualificação de leads?

Acredite: otimização do seu tempo e da sua equipe de vendas não é o único benefício que a qualificação de leads pode te proporcionar.

Abaixo, elencamos outros motivos para você apostar nessa técnica. Vamos conferir?

Redução do churn

Quando há a qualificação de lead, ocorre um alinhamento muito maior entre o potencial cliente e o vendedor. 

Dessa forma, fica mais fácil garantir a entrega de uma solução que, de fato, resolva os problemas e as necessidades do cliente. 

Logo, o sucesso desse consumidor estará, sem dúvida, garantido. Assim, inclusive, ocorre uma taxa de conversão mais acentuada. 

Melhor compreensão sobre o lead

Você já percebeu que a qualificação de lead ajuda na hora de entender e aprender sobre os clientes em potencial, não é mesmo? 

Inclusive, por meio de questões assertivas, a sua equipe consegue extrair muitas informações imprescindíveis sobre:

  • suas necessidades;
  • dores;
  • expectativas; e
  • desafios. 

No entanto, vale ressaltar que essas informações são ainda mais importantes no estágio final da venda. 

Dessa forma, o seu discurso será objetivo e certeiro. Isso é essencial justamente para convencê-lo que as soluções da sua empresa podem ajudá-lo a superar todos os desafios.

Dessa maneira, você alcança os resultados almejados. 

Equipe de vendas mais eficiente

A qualificação de leads possibilita à sua equipe de vendas concentrar os seus esforços nos potenciais clientes. 

Dessa forma, ela deixa de perder tempo com aqueles leads que não possuem a intenção de adquirir seus produtos/serviços. 

Vendas mais lucrativas

Com equipes mais eficientes, ou seja, focadas nos leads adequados, a sua empresa acaba conquistando clientes que são mais lucrativos.

Afinal, suas necessidades estão estreitadas com seus serviços/produtos. 

Melhor previsão dos seus objetivos de vendas

A qualificação de leads ajuda a identificar certos aspectos, tais como:

  • o tempo em que uma venda levará para ser concluída;
  • o tamanho de uma determinada transação;
  • dentre outros. 

Tendo em mãos essas informações, você conseguirá prever de forma mais adequada (e concreta) as suas metas de vendas. Incrível, não é mesmo?

Redução no ciclo de vendas

Assim que há a implementação da qualificação de leads, há uma redução considerável no tempo do ciclo de vendas. 

Por outro lado, os números provenientes das vendas, bem como a qualidade dos serviços ou produtos oferecidos pela sua empresa, tendem a aumentar.

Esses são apenas alguns benefícios da implementação da qualificação de leads. 

Porém, vale ressaltar que essa técnica precisa ser realizada de forma bastante adequada. 

Por isso, estude bastante sobre o assunto e, sempre que necessário, procure o auxílio de profissionais da área para sanar as suas dúvidas.

O que é lead scoring?

Para saber se o lead está pronto para fechar negócios, você precisa pontuá-los. O lead scoring é uma maneira para classificar os seus clientes por pontos.

Dessa forma, os leads recebem uma pontuação de acordo com as estratégias de negócio da sua empresa.

Assim, quando atingirem a pontuação máxima, eles serão encaminhados para o time de vendas fechar os negócios.

Como fazer uma boa qualificação de leads?

Vamos conferir algumas dicas para fazer uma boa qualificação de leads? Continue conosco.

Invista em uma boa prospecção

A prospecção é uma das principais etapas para garantir leads qualificados. Afinal, é a fase em que você se aproxima do potencial comprador.

Dessa forma, é preciso avaliar:

  • quais são as reais necessidades dos clientes?
  • a minha empresa consegue atender essa necessidade?
  • em quais aspectos sou melhor que a concorrência?
  • o cliente tem budget?
  • você tem acesso ao tomador de decisão?

Preocupe-se com a qualidade da lista

Analise se a sua lista de leads é realmente o seu público ou se são apenas endereços de e-mail vagos. 

Além disso, é fundamental que a lista esteja atualizada. Afinal, não vai adiantar investir em uma estratégia com um e-mail desatualizado, concorda?

Invista na nutrição de leads

Nutrir os seus leads com conteúdos e materiais estratégicos é o maior segredo para mantê-los engajados com a sua empresa. 

Assim, as campanhas de nutrição garantem uma conversão eficaz. Afinal, essas estratégias  conduzem o cliente pela jornada de compra.

Dessa forma, quando eles estão na etapa de “decisão”, basta o seu time entrar em contato para realizar a conversão.

Tenha atenção com a LGPD

Quando falamos em inteligência de dados, não podemos deixar de lado a LGPD.

Dessa forma, antes de sair enviando e-mails ou ligando para os seus leads, tenha a certeza de que eles autorizaram essa atitude pela sua empresa.

Como a Piattino ajuda na qualificação de leads?

Se você precisa qualificar os seus leads, entre em contato conosco. Somos especialistas no assunto e podemos ajudar. 

Assim, garantimos ótimas oportunidades para o seu time comercial.

Por meio de diversas estratégias, coletamos, segmentamos e qualificamos as oportunidades para a sua empresa. 

Dessa forma, basta a sua equipe entrar em contato com o cliente e fechar as vendas.

Além disso, seguimos todas as normas da LGPD. Portanto, entregamos aos nossos clientes leads qualificados seguindo todas as regulamentações sobre a proteção de dados.

Ficou interessado em conhecer mais sobre as nossas soluções? 

Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar a sua empresa a alcançar os melhores resultados.

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