data science
Piattino Digital

Data science: o que é, benefícios e como aplicar?

Você já ouviu falar em data science? Trata-se da ciência de dados. Ou seja, é o estudo de técnicas avançadas que permite extrair valiosas informações por meio de dados.

Aliás, sabemos da importância que os dados possuem para o planejamento estratégico de qualquer negócio, certo?

Afinal, não podemos basear as nossas decisões apenas no “achismo”. Então, é preciso ter dados reais e validados para fazer com que a empresa prospere.

Assim, a inteligência de dados é muito importante para todos os setores. Em especial, para o de marketing e vendas.

Venha conosco e aprenda mais sobre o assunto.

Quais são os benefícios do data science?

O data science só traz vantagens para qualquer tipo de negócio. Conheça os principais:

  • melhorar as previsões dos negócios;
  • ter mais assertividade quanto ao futuro;
  • saber se a empresa está (ou não) trilhando o rumo certo;
  • analisar as tendências de mercado;
  • encontrar diferenciais com relação à concorrência;
  • compreender o comportamento do consumidor;
  • planejar melhor todas as campanhas de marketing e vendas;
  • reduzir os custos com investimentos ruins;
  • identificar boas oportunidades de negócio;
  • propor melhorias contínuas para a gestão;
  • mapear o Perfil do Cliente Ideal (ICP);
  • reduzir o churn rate;
  • personalizar o atendimento ao cliente;
  • oferecer ao consumidor uma ótima experiência de compra.

Como aplicar data science na sua empresa?

A melhor maneira de aplicar o data science na sua empresa é contratando uma empresa especialista em dados.

Afinal, empresas especializadas, como a PIATTINO, possuem as melhores ferramentas tecnológicas e o conhecimento adequado no assunto.

Dessa maneira, unindo software + tecnologia + pessoas, a sua empresa poderá criar um excelente planejamento estratégico.

Porém, caso você prefira realizar esse processo internamente, confira algumas dicas.

Invista em bons profissionais de dados

Contrate um time especialista no tratamento de dados. Afinal, não há como falarmos em data science sem ter um cientista de dados no time.

Portanto, esses profissionais têm as habilidades analíticas necessárias para coletar, tratar e gerenciar os dados da sua organização.

Além disso, é essencial saber interpretar esses dados por meio das técnicas de business intelligence.

Tenha objetivos claros

Para direcionar melhor as suas campanhas de dados é essencial ter objetivos claros. 

Assim, para cada objetivo, estabelecemos uma meta e identificamos quais são as melhores métricas para mensurar.

Dessa maneira, os indicadores são fundamentais para compreender se a empresa está (ou não) acertando as suas estratégias. 

Otimize a tomada de decisão estratégica

Agora que você já conta com dados valiosos para a sua organização, chegou o momento de basear as suas decisões nessas informações.

Sendo assim, interprete as informações e as discuta com o time. Afinal, é muito importante contar com a ajuda da equipe para implementar um ótimo plano de ação para a sua empresa.

Você gostou de aprender mais sobre o data science? 

Então, aproveite e complemente o seu estudo lendo também: Geração de demanda b2b: o que é e como fazer?