Desde setembro de 2020, a criação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) trouxe um novo norte para o tratamento de dados no Brasil.
A LGP, “dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural”.
Porém, quase dois anos após a sanção da lei, muitos empresários ainda não entendem a importância de proteger os dados dos consumidores.
Além disso, não sabem como fazer ou o que isso pode gerar no futuro.
Portanto, se você tem uma empresa, fique atento: o tratamento de dados agora é lei.
Assim, se agir com irresponsabilidade, pode sofrer as sanções previstas.
Neste artigo, convidamos você a entender alguns tópicos importantes sobre o tratamento de dados.
Além disso, você verá como isso pode influenciar o seu negócio.
Continue conosco e boa leitura!
O que é tratamento de dados?
No momento da realização de uma transação com qualquer empresa, é natural que o cliente forneça os seus dados pessoais.
Inclusive, essa prática sempre foi muito comum — antes mesmo da criação da LGPD.
Sendo assim, é importante compreender que o tratamento de dados inclui toda e qualquer operação realizada a partir dos dados de uma pessoa.
Ou seja, desde o primeiro contato que o cliente tem com a empresa, já estamos coletando dados.
Por isso, é fundamental que você estude a lei e aprenda como aplicá-la para a realidade do seu negócio.
Para quem se destina a lei de tratamento de dados?
A Lei de Proteção de Dados abrange todas as empresas brasileiras, sejam elas privadas ou públicas, e todos os serviços que coletam dados pessoais no país.
Portanto, se você vende um produto ou serviço e precisa das informações pessoais para efetivar esta venda ou contratação, então, você se enquadra na lei de tratamento de dados.
Tratamento de dados: qual a obrigação das empresas?
Para solicitar os dados pessoais de alguém, a empresa precisa ter o consentimento do usuário de forma clara. Então, é preciso ter uma boa inteligência de dados.
Portanto, é proibido obter estas informações sem explicar a finalidade da utilização.
Se você solicitar os dados com um objetivo e depois decidir utilizá-los para outro, ela está agindo fora da lei.
Além disso, garantir a segurança dessas informações é obrigação da sua empresa.
Direitos do proprietário dos dados
O dono dos dados tem direitos sobre eles, incluindo:
- entender porque os dados estão sendo requeridos, como eles serão obtidos e a forma de processamento;
- solicitar a revisão de uma decisão que tenha sido baseada em seus dados;
- permitir ou não que os dados sejam repassados a outra empresa;
- solicitar a correção caso algum dado esteja incompleto;
- saber quais informações a empresa tem sobre ele.
Então, ter uma boa estratégias de gerenciamento de dados é fundamental.
Precisando de um banco de dados atualizado e em conformidade com a lei? Vem para a PIATTINO
Ter um banco de dados atualizado é fundamental para qualquer empresa.
Afinal, com isso, você consegue aplicar uma série de estratégias, como:
- marketing: relacionamento com o público;
- vendas: fechar contratos e conquistar novos clientes;
- financeiro: cobranças;
- entre outros.
Então, se você quer ver a sua empresa crescer, precisa ter um banco de dados atualizado e estratégico.
Assim, com um mailing qualificado, fica mais fácil se destacar da concorrência e garante ótimas oportunidades de negócio.
Sendo assim, para realizar o tratamento de dados e ter a certeza de que eles estão em conformidade com a LGPD, conte com a ajuda de uma empresa especializada no assunto.
Nós, da PIATTINO, podemos lhe ajudar.
Contamos com um serviço completo de Big Data e Inteligência Analítica.
Dessa forma, construímos um banco de dados realmente inteligente e personalizado para o seu negócio.
Tudo isso, é claro, em conformidade com a LGPD, com informações completas e atualizadas.
Que tal saber mais sobre esse serviço?
Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar a sua empresa a turbinar os negócios.
Empresa de banco de dados: está na hora de contratar uma?
Vendas: uma das profissões mais antigas do mundo
Estratégia marketing através dos estágios ToFu, MeFu e Fufu.
Seja bem-vindo à PIATTINO Health!
Privacidade de dados e segurança na Era da IA
4 dicas para conquistar novos clientes b2b
Quais são os benefícios do marketing de conteúdo b2b?
Touchpoints: 3 dicas para abordar o cliente no lugar certo