Conte para nós: você sabe quais são as perguntas para identificar a necessidade do cliente? Como fazer isso?
Vamos refletir: ser um vendedor profissional de sucesso é muito mais que oferecer produtos aos clientes e chegar ao fim do mês com bons números. Muito mais ainda do que ser “bom de conversa”.
Isso porque, muitos clientes não revelam as necessidades que o levariam (ou não) a fechar um negócio.
Portanto, é aí que entra a verdadeira habilidade de saber mapear o perfil do cliente. Da mesma maneira, é preciso saber investigar os motivadores de compra para realizar vendas pró-ativas.
Além disso, vale lembrar que as necessidades dos clientes são infinitas; os recursos é que são escassos.
Portanto, cabe ao vendedor profissional fazer com que o cliente priorize satisfazer alguma dessas necessidades.
Assim, fica mais fácil investir tempo e dinheiro por meio de uma solução ofertada.
Vamos conhecer mais sobre o assunto e conferir quais são as perguntas para identificar a necessidade do cliente?
Continue conosco.
Por que é preciso desvendar as necessidades do cliente?
Quando o cliente procura pelo seu produto ou prestação de serviços, ele quer solucionar um problema que existe em sua vida.
Assim, se o vendedor não conhece as razões do cliente, ele não consegue oferecer algo para supri-las.
Por exemplo, o cliente entra na loja buscando uma solução e encontra apenas a imagem do vendedor tentando ser persuasivo em cada frase, insistente e, até mesmo, inconveniente.
Ao invés do vendedor focar os seus esforços em resolver a necessidade do cliente, ele apenas quer vender o produto a qualquer custo.
Sendo assim, quando o vendedor não desvenda as necessidades do seu público, ele pode até conseguir concluir a venda. No entanto, a satisfação a médio e a longo prazo do cliente já está comprometida.
Por isso, entender o que o cliente precisa e focar os esforços em resolver o problema é o grande desafio e necessidade do vendedor.
Portanto, ele precisa redirecionar o olhar e colocar o comprador em foco.
Como a técnica NES ajuda a identificar a necessidade do cliente?
A técnica NES, também conhecida como modelo NES, foi criada pelo IBVendas – Instituto Brasileiro de Vendas.
O objetivo principal é entender o que os clientes precisam focando na solução dos problemas.
Às vezes, o cliente não sabe o que precisa até que o vendedor mostre a ele.
Portanto, a técnica NES visa fazer com que o cliente entenda a sua necessidade e, a partir disso, apresentar uma solução.
A sigla NES representa as letras iniciais das etapas que compõem o objetivo do vendedor, ou seja, o que é preciso fazer para que o cliente entenda o que precisa:
- necessidade;
- expansão; e
- solução.
No próximo tópico veremos como cada etapa pode contribuir para culminar na satisfação da necessidade do cliente.
Quais são as perguntas para identificar a necessidade do cliente?
De acordo com a técnica NES, existem três perguntas para identificar a necessidade do cliente. Entenda mais sobre quais são elas.
1. Perguntas de necessidade
Identificar as necessidades, explorá-las e identificar os motivos pelo qual o cliente quer satisfazer essa necessidade, é o primeiro passo para uma venda consultiva.
Por exemplo, pedir para um diretor industrial contar sobre as dificuldades no processo produtivo, mapear as causas, explorá-las e fazer com que ele priorize resolver.
Quando isso acontece, ele automaticamente precisa buscar uma solução.
2. Perguntas de expansão
Quando uma necessidade é identificada, o vendedor amador imediatamente oferece um produto, enquanto o vendedor profissional vai além, ele explora a necessidade a ponto de incomodar o cliente tornando-a um problema.
Podemos utilizar perguntas do tipo:
- Qual o impacto no seu negócio?
- Além de você, quem mais é impacto por essa necessidade?
- Como é impacto?
3. Perguntas de Solução
O vendedor profissional precisar ser perspicaz para identificar o que o cliente está fazendo hoje para resolver essa necessidade e construir uma solução ideal a ponto dele se imaginar desfrutando dos benefícios da solução apresentada.
Faça perguntas do tipo:
- O que você está fazendo para resolver isso?
- Seria interessante se houvesse uma forma de resolver essa (necessidade) através dessa (solução)?
Você gostou de aprender mais sobre quais são as perguntas para identificar a necessidade do cliente?
Se sim, aproveite e leia também: Para entender e conquistar clientes é preciso dados, não suposições. Boa leitura!
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