Ideal Customer Profile
Business Intelligence, Lead Generation, Marketing, Piattino Digital, Vendas

Ideal Customer Profile (ICP): o que é?

Sabemos que o cenário econômico atual está mais competitivo a cada dia. A pandemia causada pelo Covid-19 fez com que muitos trabalhadores perdessem o emprego e muitos empreendedores precisassem fechar as portas.

Os gestores precisam buscar diariamente formas de manter a empresa rentável. Ter uma boa saúde financeira, hoje em dia, já não é mais suficiente. É preciso investir em estratégias que priorizem o cliente. 

Neste cenário surge o Ideal Customer Profile (ICP). Você já ouviu falar sobre ele?

Neste artigo, vamos entender o que esta sigla significa, os principais benefícios e as razões da empresa investir nesta técnica.

Se você quer entender mais sobre o assunto para se manter à frente dos concorrentes, continue conosco! Boa leitura!

O que significa a sigla ICP?

Ideal Customer Profile (ICP) é a reunião das características dos melhores clientes do seu negócio.

Sabe aquele consumidor que conhece os benefícios do seu produto, que sabe como utilizá-lo, que faz uso constante e que identifica os resultados? Esse é o Ideal Customer Profile.

Este termo é bastante utilizado para diferenciar duas situações: a buyer persona (cliente fixo da sua empresa, mais específico) do público-alvo (aquele que você deseja atingir, mais abrangente). 

Quais são os seus benefícios?

Basear a estratégia de vendas no Ideal Customer Profile é muito importante para o seu negócio e trará muitos benefícios.

A principal vantagem é a previsibilidade de receitas.

Quando você conhece o seu cliente ideal, você consegue focar na geração de leads e, consequentemente, impulsionar o volume de vendas.

Além desta vantagem, outros benefícios do ICP são:

  • Ampliação da satisfação dos clientes;
  • Diminuição do tempo do Ciclo de Vendas;
  • Aumento das taxas de conversão no funil;
  • Redução do Custo de Aquisição por Cliente (CAC);
  • Melhora da reputação da empresa perante clientes em potencial;
  • Redução do churn (clientes que param de comprar ou usar o serviço).

Por que a empresa precisa investir nesta técnica?

Como uma empresa de comércio de produtos ou prestação de serviços poderá efetuar uma venda ou contratação se os gestores não sabem quem é o cliente ideal?

Conhecer quem consome o seu produto é essencial, por isso a necessidade de investimento no Ideal Customer Profile.

Quando você conhece o seu cliente, você consegue criar estratégias de marketing mais certeiras, aumentar as taxas de conversão, manter um crescimento constante de vendas e diminuir as preocupações com cancelamentos ou desistências. 

Chegou a hora de fazer a sua empresa crescer ainda mais: invista no Ideal Customer Profile. Conheça a Piattino para mais informações.