como converter leads em vendas
Business Intelligence, Lead Generation, Marketing, Piattino Digital

Como converter leads em vendas? Confira!

Saber como converter leads em vendas é fundamental para o sucesso dos negócios.

Portanto, essa estratégia deve fazer parte do planejamento da sua empresa. 

Afinal, conquistar oportunidades qualificadas é o sonho de todos os gestores, visto que elas aumentam a lucratividade do negócio.

Além disso, sabemos que os leads, isolados, não trazem vendas — como você pode ver no nosso conteúdo sobre o mito dos leads.

Por isso, saber como converter leads em vendas é fundamental para o sucesso dos negócios.

Não sabe como fazer isso? Não se preocupe.

Venha conosco e confira algumas dicas.

Mapeie as personas do seu negócio

Persona é uma representação do cliente ideal do seu negócio. Por isso, entendê-la é de fundamental importância para converter os leads em vendas.

Quando você conhece a persona, você sabe com quem está falando e, assim, consegue conversar de forma assertiva. 

Dessa maneira, as chances de conversão são muito maiores. 

Você sabe onde o seu cliente está? 

Sabe se ele é mais formal ou informal? 

Conhece os seus interesses? 

Se o consumidor do seu negócio estiver no LinkedIn, por exemplo, é lá onde você deve estar. 

Se ele prefere uma linguagem mais culta é essa que você deve usar. 

Crie um fluxo de envio de e-mails: dica sobre como converter leads em vendas

Ao abordar uma estratégia de e-mail marketing, você não pode deixar o cliente desassistido. 

Se isso acontecer, ele poderá, facilmente, mudar de foco. Por isso, crie um fluxo de e-mails automatizados.

Além de enviar os e-mails com certa periodicidade, entregue ao lead um conteúdo com informações, que ele consuma e pense: “uau, que bacana! Era isso mesmo que eu precisava”. 

Porém, é importante mensurar os resultados dos e-mails para entender se as suas estratégias estão dando certo.

Afinal, enviar 10 e-mails ruins para o seu cliente, vai fazer com que ele se afaste de sua marca.

Portanto, lembre-se de sempre analisar os indicadores como: taxa de cliques, interações, reenvios, tempo de permanência (entre outros).

Assim, fica mais fácil direcionar melhor as campanhas e converter leads em vendas.

Fique atento à linguagem utilizada

Você precisa ser persuasivo e orientar o cliente da melhor maneira possível, mostrando que o seu produto ou serviço é o que ela precisa.

Contudo, a persuasão está longe de invadir a vida do consumidor a todo custo. Se você agir assim, as chances dele se afastar são muito grandes. 

O que você precisa é conduzir o cliente de forma que ele pense que comprar o que você oferece é uma ideia dele e não sua.

Como converter leads em vendas: trate os seus leads de forma personalizada

Ninguém gosta de se sentir igual, apenas mais um em um milhão. 

Assim, você precisa tornar a jornada do seu cliente especial e a melhor forma de fazer isso é propondo um atendimento personalizado.

Mostre-se preocupado em atender às demandas do consumidor. 

Quanto mais próximo você conseguir chegar, sem se tornar invasivo, mais as suas chances de efetivar a venda aumentarão.

Ofereça algo para que o cliente se sinta único. Pode ser uma promoção especial, um desconto maior… Enfim, use a sua criatividade para despertar nele a sensação de necessidade em ter o que você oferece.

Gostou de aprender mais sobre como converter leads em vendas?

Aproveite e leia também: Como conquistar oportunidades qualificadas? Boa leitura!