Entender o que é e quais são os benefícios da pré-venda é de fundamental importância para quem busca otimizar a área.
Portanto, é preciso entender que, para aprimorar o processo de venda, é necessário diminuir os custos. Além disso, é fundamental investir nas abordagens corretas na hora de conversar com os clientes.
Assim, a pré-venda tem dois objetivos principais: aperfeiçoar o processo comercial e aumentar a satisfação dos clientes com a sua empresa.
Quer saber mais? Então, continue conosco!
O que é pré-venda?
A pré-venda pode ser encarada como um processo de seleção onde são analisados os leads a serem entregues aos vendedores. Dessa maneira, a possibilidade de efetivação das vendas aumenta muito mais.
Normalmente, as empresas B2B são as que mais utilizam e aproveitam os benefícios da pré-venda. Afinal, elas possuem um ticket mais alto.
Assim, nesse cenário, é preciso ter uma relação próxima com o cliente para que ele se sinta confiante em adquirir o serviço e/ou produto com a empresa.
Então, a pré-venda é vista pelos gestores como uma área de apoio ao setor de vendas. São os analistas que irão entender quais clientes estão no momento certo para compra e repassá-los aos vendedores.
Quais são os benefícios da pré-venda?
Investir em colaboradores capazes de realizar um bom processo de pré-venda traz muitos benefícios para as empresas. Entre eles, destaque para:
- Aumento na efetivação de vendas, pois a abordagem dos vendedores é muito mais eficaz;
- Aperfeiçoamento da qualificação de leads para ter informações reais e corretas sobre os clientes em potencial;
- Diminuição do tempo de realização de uma venda, uma vez que os vendedores conversam apenas com os clientes prontos para a compra;
- Redução no Custo de Aquisição de Clientes (CAC), pois os leads já foram analisados durante a pré-venda;
- Satisfação e fidelização dos clientes que estão alinhados ao que a sua empresa oferece;
- Captação de ideias a serem inseridas em outras áreas durante a conversa entre o time de pré-venda e os leads.
3 dicas para aproveitar melhor os benefícios da pré-venda
Se você quer realizar uma pré-venda de qualidade, confira estas 3 dicas essenciais que a equipe da Piattino apresenta para você:
1. Saiba com quem você está conversando
É hora de selecionar o seu cliente ideal.
Então, para uma pré-venda de sucesso, você precisa entender quem é o lead com quem você está conversando.
Assim, nessa etapa, use as informações que você já tem sobre ele, como:
- necessidades;
- preferências;
- e características.
2. Entenda qual lead está no momento certo para comprar
Muitos leads podem não estar prontos para efetivar a compra.
Por isso, aproveite o momento de pré-venda para apresentar o serviço e/ou produto, revisar a proposta e tirar as dúvidas que possam surgir.
Assim, você conseguirá separar os leads entre os que estão prontos para comprar e aqueles que ainda não chegaram lá.
3. Utilize o canal de comunicação preferido pelo lead
Você não vai poder utilizar somente o seu meio de comunicação preferido na hora de conversar com os leads.
Afinal, você terá que se comunicar pelas plataformas usadas pelo seu cliente em potencial.
Então, se o lead prefere uma ligação ou então um e-mail para ler com mais calma ao chegar em casa, é assim que você deve se comunicar.
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