Investir no marketing de conteúdo b2b ajuda a implementar estratégias sólidas para conquistar o crescimento da organização.
Então, se você ainda não utiliza essa estratégia, está na hora de começar a estudar mais sobre o assunto e implementá-la na sua empresa.
De acordo com a Content Marketing Institute, marketing de conteúdo é uma “abordagem de marketing estratégico focada na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público claramente definido com o objetivo final de impulsionar uma ação lucrativa do cliente”.
Dessa maneira, com o marketing de conteúdo b2b é possível conduzir o cliente pela jornada de compra de uma forma muito mais rápida e assertiva.
Vamos aprender mais sobre o assunto? Continue conosco!
Mapeie as personas do seu negócio
Um dos primeiros passos para elaborar boas estratégias de marketing de conteúdo b2b é identificar quem são as personas do seu negócio.
Portanto, personas são personagens semifictícios que representam o comprador ideal.
Então, você deve analisar os seus clientes e fazer um estudo, contendo quais são os seus:
- sonhos;
- ambições;
- necessidades;
- desejos;
- dificuldades;
- problemas;
- dia a dia;
- hobbies;
- entre outros.
Essas informações são muito importantes para direcionar os conteúdos. Afinal, você vai conhecer mais sobre o seu cliente e, assim, poderá investir nas melhores estratégias para atrair a sua atenção.
Marketing de conteúdo b2b: crie uma jornada de compra
Elaborar uma jornada de compra completa também é importante para direcionar os conteúdos.
Afinal, durante a jornada de compra, você pesquisa quais são as principais palavras-chave relacionadas ao seu negócio e pode investir nelas para atrair, converter e fidelizar os seus clientes.
Assim, a jornada de compra do cliente é composta por algumas etapas. São elas:
- aprendizado e descoberta;
- reconhecimento do problema;
- consideração da solução;
- decisão de compra;
- pós-venda.
Sendo assim, a missão da sua empresa é criar muito conteúdo de valor em cada uma dessas etapas.
Diversifique os tipos de conteúdo
Engana-se quem pensa que o marketing de conteúdo é composto somente por postagens em texto no blog da empresa.
Afinal, você pode explorar diversos conteúdos e materiais, como:
- infográficos;
- e-books;
- whitepapers;
- podcasts.
Além disso, você pode explorar vídeos, webinars, cases de sucesso e muito mais.
Invista no tráfego orgânico e pago: uma das dicas de marketing de conteúdo b2b
Conquistar um bom tráfego orgânico é o sonho de todas as empresas que trabalham com marketing de conteúdo b2b.
Entretanto, sabemos que isso não é muito fácil, pois é necessário ter muitas habilidades e conhecimento técnico no assunto.
Então, é uma estratégia que leva tempo, mas que não deve ser deixada de lado.
Por outro lado, o tráfego pago traz resultados mais rápidos, visto que você impulsiona os seus conteúdos e os insere nas primeiras posições do Google.
Portanto, vale a pena investir, também, no tráfego pago.
Mensure os resultados
Para saber quais são as estratégias digitais que estão dando certo e as que precisam ser aprimoradas, invista em uma boa mensuração de resultados.
Portanto, escolha os melhores indicadores para acompanhar de forma constante.
Assim, é possível investir na melhoria das campanhas e conquistar os resultados com mais facilidade.
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