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Marketing de conteúdo b2b: quais são as melhores estratégias? – Piattino Blog
marketing de conteúdo b2b
Business Intelligence, Marketing, Piattino Digital, Vendas

Marketing de conteúdo b2b: quais são as melhores estratégias?

Investir no marketing de conteúdo b2b ajuda a implementar estratégias sólidas para conquistar o crescimento da organização. 

Então, se você ainda não utiliza essa estratégia, está na hora de começar a estudar mais sobre o assunto e implementá-la na sua empresa.

De acordo com a Content Marketing Institute, marketing de conteúdo é uma “abordagem de marketing estratégico focada na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público claramente definido com o objetivo final de impulsionar uma ação lucrativa do cliente”.

Dessa maneira, com o marketing de conteúdo b2b é possível conduzir o cliente pela jornada de compra de uma forma muito mais rápida e assertiva.

Vamos aprender mais sobre o assunto? Continue conosco!

Mapeie as personas do seu negócio

Um dos primeiros passos para elaborar boas estratégias de marketing de conteúdo b2b é identificar quem são as personas do seu negócio.

Portanto, personas são personagens semifictícios que representam o comprador ideal.

Então, você deve analisar os seus clientes e fazer um estudo, contendo quais são os seus:

  • sonhos;
  • ambições;
  • necessidades;
  • desejos;
  • dificuldades;
  • problemas;
  • dia a dia;
  • hobbies;
  • entre outros.

Essas informações são muito importantes para direcionar os conteúdos. Afinal, você vai conhecer mais sobre o seu cliente e, assim, poderá investir nas melhores estratégias para atrair a sua atenção.

Marketing de conteúdo b2b: crie uma jornada de compra

Elaborar uma jornada de compra completa também é importante para direcionar os conteúdos.

Afinal, durante a jornada de compra, você pesquisa quais são as principais palavras-chave relacionadas ao seu negócio e pode investir nelas para atrair, converter e fidelizar os seus clientes.

Assim, a jornada de compra do cliente é composta por algumas etapas. São elas:

  • aprendizado e descoberta;
  • reconhecimento do problema;
  • consideração da solução;
  • decisão de compra;
  • pós-venda.

Sendo assim, a missão da sua empresa é criar muito conteúdo de valor em cada uma dessas etapas.

Diversifique os tipos de conteúdo

Engana-se quem pensa que o marketing de conteúdo é composto somente por postagens em texto no blog da empresa.

Afinal, você pode explorar diversos conteúdos e materiais, como:

  • infográficos;
  • e-books;
  • whitepapers;
  • podcasts.

Além disso, você pode explorar vídeos, webinars, cases de sucesso e muito mais.

Invista no tráfego orgânico e pago: uma das dicas de marketing de conteúdo b2b

Conquistar um bom tráfego orgânico é o sonho de todas as empresas que trabalham com marketing de conteúdo b2b.

Entretanto, sabemos que isso não é muito fácil, pois é necessário ter muitas habilidades e conhecimento técnico no assunto.

Então, é uma estratégia que leva tempo, mas que não deve ser deixada de lado.

Por outro lado, o tráfego pago traz resultados mais rápidos, visto que você impulsiona os seus conteúdos e os insere nas primeiras posições do Google.

Portanto, vale a pena investir, também, no tráfego pago.

Mensure os resultados

Para saber quais são as estratégias digitais que estão dando certo e as que precisam ser aprimoradas, invista em uma boa mensuração de resultados.

Portanto, escolha os melhores indicadores para acompanhar de forma constante.

Assim, é possível investir na melhoria das campanhas e conquistar os resultados com mais facilidade.

Você gostou de aprender mais sobre o marketing de conteúdo b2b?

Então, aproveite e leia também: Geração de leads b2b: 4 mitos e verdades. Boa leitura!