marketing no metaverso
Business Intelligence, Lead Generation, Marketing, Piattino Digital

Marketing no metaverso: entenda o que é

Já ouviu falar em marketing no metaverso?

Vejamos: empresas que ainda não migraram para o digital estão perdendo tempo e dinheiro. 

Afinal, a cada dia que passa surgem novas tecnologias que prometem impulsionar os negócios. 

E o metaverso é uma delas.

Vamos aprender mais sobre o assunto? Então, continue conosco!

O que é metaverso?

Talvez um de seus primeiros contatos com a palavra “metaverso” foi quando notou que o Facebook mudou de nome.

Assim, em 2021, Mark Zuckerberg anunciou a mudança de “Facebook” para “Meta”, justamente por fazer alusão ao metaverso.

Dessa maneira, metaverso significa:

  • meta: além de;
  • verso: de universo.

O termo surgiu ainda na década de 1980, no livro “Snow Crash”. Porém, agora, estamos notando essa tecnologia com mais frequência. 

Afinal, diversas empresas já estão se preocupando em apostar nessa nova realidade que compartilha o mundo físico com o digital.

Dessa forma, a ideia é criar experiências realmente interativas e imersivas para os clientes.

Em outras palavras, o metaverso permite criar experiências entre o mundo real e o digital, mesclando esses dois mundos.

Nesse cenário, a realidade virtual simula o mundo real. Inicialmente, pode parecer algo distante, mas, acredite: estamos há apenas alguns passos para este ser o nosso “novo normal”.

Metaverso exemplos: entenda, na prática, como ele funciona

Grandes empresas, como a Microsoft, já estão desenvolvendo workrooms para imergir os colaboradores no ambiente virtual. Assim, é possível fazer reuniões corporativas em tempo real, independentemente do local físico em que a equipe está.

O McDonald’s também está trabalhando para entrar no metaverso. Inclusive, já solicitou registro para algumas de suas marcas operarem nesse universo. A ideia é ter produtos virtuais e vender lanches reais para entregá-los na casa dos clientes.

Outros exemplos de marketing no metaverso: visitar uma loja em 3D, experimentar as roupas e receber os produtos reais em casa. Legal, não é mesmo?

Quais são os benefícios do marketing no metaverso para a minha empresa?

Ainda está em dúvida se o metaverso é uma ótima ideia para a sua empresa? Então, confira as principais vantagens:

  • garantir ao cliente uma ótima experiência imersiva na sua empresa;
  • promover o engajamento do público com a sua marca;
  • encurtar a jornada de compra do cliente;
  • vender muito mais;
  • destacar-se da concorrência;
  • fazer com que o cliente experimente e teste o seu produto.

A sua empresa está preparada para trabalhar com o marketing no metaverso?

Sabemos que ainda há um longo caminho pela frente para que o marketing no metaverso seja uma realidade para a maioria das pessoas e empresas.

No entanto, uma coisa é certa: a sua empresa não pode ficar de fora e deve, quanto antes, migrar as suas operações para o universo digital.

Afinal, o metaverso é uma ótima ideia para melhorar a experiência dos clientes. 

Tudo isso por meio de uma imersão digital na sua empresa que, certamente, ampliará as conexões com o seu público.

Assim, as ideias são infinitas. Basta ter criatividade, pesquisar e conhecer bem o seu público para investir nas estratégias que mais fazem sentido para o seu negócio.

Gostou de aprender mais sobre o marketing no metaverso?Já que estamos falando em tecnologia, aproveite para ler também: Automação de marketing: o que é, benefícios e ferramentas. Até o próximo conteúdo!