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Como melhorar o gerenciamento de um negócio B2B?

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing para o blog da PIATTINO

O termo B2B é usado para descrever um tipo específico de empresa especializada em comércio inter-negócios. 

B2B significa Business To Business, e refere-se a organizações que vendem produtos e serviços para outras empresas, em vez de clientes individuais. 

As empresas B2B têm desempenhado um papel essencial na economia moderna, sendo particularmente significativas nas economias baseadas em serviços.

Normalmente, eles prosperam devido à capacidade de fornecer a outras empresas os produtos e serviços de que necessitam, com um preço mais acessível ou com uma qualidade mais alta do que eles mesmos poderiam fazer. 

As empresas fazem isso desenvolvendo conhecimentos especializados, ou concentrando esforços em um único aspecto de projeto, fabricação ou prestação de serviços, o que leva ao marketing B2B.

A quem se destina o marketing B2B?

O marketing B2B é essencialmente a comercialização de produtos ou serviços de uma empresa para outra. 

É para qualquer empresa que vende para outras empresas, como por exemplo:

  • Assinaturas de SaaS (Software as a Service);
  • Material de escritório;
  • Serviços de propaganda e marketing;
  • Soluções de segurança.

Portanto, as campanhas de marketing B2B são direcionadas a indivíduos que controlam, ou têm voz, nas decisões de compra de uma empresa, podendo ser qualquer um, desde o CEO até os responsáveis pelo almoxarifado.

Quais são os tipos de marketing B2B?

Na era digital em que a sociedade vive, mais e mais compradores B2B estão começando a usar plataformas de mídias sociais para realizar pesquisas para decisões de compra.

O marketing B2B também pode ser aplicados em blogs, com conteúdos que podem ser apresentados em diferentes formatos, como:

  • Estudos de caso; 
  • Infográficos;
  • Textos;
  • Vídeos.

Ao atualizar um blog regularmente, uma empresa pode interagir com o público e incentivar o tráfego para o site.

As melhores práticas de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, a otimização do motor de busca, estão em constante adaptação, e devem ser consideradas em uma estratégia de marketing B2B. 

Estratégias e táticas do marketing B2B

Naturalmente, existem várias estratégias de marketing B2B para escolher. 

No entanto, é importante conhecer, dentre uma variedade de técnicas, táticas e canais adequados, qual melhor se encaixa à estratégia geral de marketing.

Por exemplo, as empresas focadas em vendas diretas analisam a pesquisa paga e o marketing de afiliados, enquanto as organizações que procuram a geração de leads tradicionais usam o marketing de conteúdo e a marca.

Marca pessoal

A marca pessoal pode ser um fora do círculo de segurança para organizações B2B. É provável que os proprietários ou diretores da empresa tenham administrado a organização durante toda a sua vida útil.

Isso significa que todos os clientes, prospects, concorrentes e proprietários locais conhecem o diretor administrativo. E, por extensão, eles têm uma forte compreensão da força e das limitações de produtos e serviços.

Para melhor aproveitamento do marketing B2B, é preciso mostrar personalidade nas mídias sociais. 

Isso pode ser tão simples quanto compartilhar o conteúdo da equipe, oferecer opiniões e até postar fotos de animais de estimação.

Além de humanizar uma marca, também aumenta os pontos de contato em potencial para se envolver com clientes em potencial.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das técnicas de marketing B2B mais eficazes, sendo a base para qualquer estratégia de publicidade sólida.

O início deve estar na análise de etapas pelas quais um cliente passa antes de comprar os produtos ou contratar os serviços. 

A equipe de marketing pode usar essas informações para garantir que a empresa seja visível nos canais de marketing que o público-alvo usa, como as mídias sociais, pesquisa orgânica e publicações comerciais. 

A próxima etapa é converter esse insight em um plano abrangente, incluindo tipos de conteúdo, objetivos e canais.

É crucial definir o propósito de cada parte do conteúdo, pois permite que se avalie o que ressoa com o público-alvo.

Como dica principal para um marketing de conteúdo B2B eficaz é analisar como os esforços de marketing contribuem para os objetivos comerciais. 

Com esse insight, é possível ajustar a atividade de marketing B2B para ajudar a atingir as metas gerais de negócios,

Conclusão

Por fim, é preciso certificar-se de que um processo de marketing B2B padrão pode não ser o suficiente, devido às características e o setor em que uma empresa se encontra. 

Dessa forma, é preciso pesquisar o público-alvo e criar uma estratégia de marketing B2B que, além de alcançar, também converter os leads, e melhorar os fluxos e o gerenciamento de um empreendimento. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.