Há muitos profissionais envolvidos numa empresa em que a experiência do cliente está no cerne de todo o processo.
Agora imagine que cada setor de uma empresa tem seu próprio software para gerenciar dados dos clientes sem integração com os dados dos demais setores da empresa. Todo o fluxo de trabalho se torna uma operação baseada naquela brincadeira de telefone sem fio.
O resultado é um fluxo de trabalho confuso, dados perdidos, colaboradores em pânico. E o cliente insatisfeito.
De uma forma ou de outra, todos estão fazendo CRM. A diferença é que uns fazem bem e outros nem tanto.
Um nome é como uma dádiva e todo mundo gosta de ser chamado por ele. Você pode ter um banco de dados extenso que não lhe diz muita coisa sobre como promover a melhor experiência aos seus clientes. Acontece que quando se trata de automação de marketing é comum que se pense em massificar o envio de mensagens. Mas não é isso que seu cliente espera.
Bancos de dados ≠ Bancos de fatos
Walter Longo, autor do livro “Marketing e Comunicação na Era pós-digital: as regras mudaram”, argumenta que o desafio para as empresas é o de transformar bancos de dados em bancos de fatos. O que quer dizer que o sucesso em interpretar dados e transformá-los em informações é o que vai determinar o sucesso de uma operação de automação de marketing.
“[…] Os bancos de dados transformaram-se num bando de dados, em que a maior especificidade e personalização não traz incremento proporcional de respostas às ações de marketing.
O caminho mais correto para atender às demandas atuais é transformar os bancos de dados em bancos de fatos e partir do princípio de que o importante não é a especificidade e sim a sincronicidade”. (Walter Longo, Marketing e Comunicação na Era pós-digital: as regras mudaram, p. 228)
Se já é ruim enviar as mensagens certas para as pessoas erradas, imagine enviar as mensagens erradas para as pessoas certas.Parece que o erro se multiplica em progressão geométrica.
Um banco de fatos contribui com insights sobre como encantar clientes. E o uso da tecnologia de forma integrada dará apoio para que a automação de marketing não apenas aconteça, sobretudo, faça acontecer aquilo que sua empresa busca ao visar a melhor experiência para o cliente.
Para concluir
Você já deve saber bastantes coisas a respeito do seu cliente. E o que ele mais quer é que você demonstre que sabe e o quanto sabe. Mais do que a felicitação de aniversário toda vez que ele completa mais uma primavera, o seu cliente quer que você mostre o quanto você realmente se importa com os fatos que lhe aconteceram neste último ano – se se tornou pai/mãe, se foi promovido, se perdeu os avôs, se se mudou etc.
Se você gostaria de entender mais sobre automação de marketing, o uso de CRM e viver novas experiências com seus clientes, conte conosco.
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