Lead Generation

Qual é a importância de criar um mailing qualificado?

Você sabe o que é e qual é a importância de criar um mailing qualificado?

Veja bem: uma lista de pessoas seletas, que demonstraram interesse na sua empresa e podem, em futuro próximo, tornarem-se clientes.

Portanto, essa é uma boa definição de um mailing qualificado.

Ou seja, você não tem pessoas aleatórias na sua lista de contatos, apenas pessoas com potencial para manterem um relacionamento de longo prazo com seu negócio. Assim, você gera muito mais valor para os negócios.

Vamos aprender mais sobre o assunto? Continue conosco.

Por que é importante construir um mailing qualificado?

Muitas empresas cometem o equívoco de comprarem listas de e-mails prontas.

Contudo, essas listas não são autorizadas pelos donos dos e-mails, o que configura prática de spam de quem os utiliza. 

Além disso, sua estratégia de marketing fica comprometida porque esses leads não têm o perfil das suas personas, tornando muito mais difícil convencê-las a comprar de você.

Além disso, essas listas são ilegais, pois precisamos considerar a LGPD. Então, se por exemplo, você comprar uma lista, o contato não terá dado autorização para você se relacionar com ele.

Então, a sua empresa pode, inclusive, ser penalizada.

Afinal, a proteção de dados é coisa séria e merece a atenção da sua empresa.

Portanto, é essencial construir um mailing qualificado.

Por que investir no mailing qualificado?

Inicialmente, você pode pensar que começar um mailing qualificado do zero demanda muito tempo e trabalho. 

Assim, as suas vendas serão prejudicadas por isso. No entanto, a verdade é que, se você compartilha conteúdo de qualidade, os leads qualificados aparecem rapidinho. 

Uma vez que você começa a criar a sua base de leads de forma orgânica, gerando valor e mostrando seu know-how para as pessoas, perceberá grandes conquistas.

Portanto, você pode utilizar o funil em Y para criar estratégias de inbound e outbound marketing para conduzir o potencial cliente pela jornada de compra.

Veja quais são os principais benefícios de investir no mailing qualificado.

Criar relacionamentos duradouros

Com uma boa estratégia de e-mail marketing, por exemplo, você desenvolve excelentes relacionamentos com seus leads. 

Dessa forma, aumenta a fidelização e o engajamento. 

Assim, quanto mais as pessoas confiarem na sua empresa, mais propensas a comprar dela estarão.

Criar uma comunicação clara e assertiva

O e-mail é a ferramenta ideal para manter uma comunicação ágil com seus leads e clientes, pois não possui intermediários. 

Afinal, você manda sua mensagem e o destinatário a recebe em segundos.

Por isso, ele é bastante efetivo nas conversões, pois você pode criar uma promoção relâmpago e instigar sua base de contatos a interagir imediatamente com a sua mensagem.

Garante um ciclo de vendas reduzido

O processo de nutrição de leads ajuda a educar e informar seu público a respeito do seu mercado, acelerando a tomada de decisão. 

Assim, quando o lead se sente pronto para a compra, procura sua empresa e fecha o negócio em menos tempo do que se estivesse nessa jornada sozinho, buscando informações aleatórias na internet.

Promove melhor entendimento sobre a jornada do cliente

Jornada do cliente é o caminho que uma pessoa percorre entre descobrir uma necessidade, conhecer sua empresa e adquirir sua solução. 

Quando você tem uma lista de leads qualificados e monitora todas as interações com seu conteúdo, consegue mapear:

  • quais são os assuntos de maior interesse;
  • quantas vezes as pessoas interagem com suas mensagens;
  • se compartilham;
  • se visitam seu site ou blog depois de receber uma mensagem;
  • entre outras informações.

Dessa maneira, você entende quais são os pontos fortes das suas campanhas e tudo aquilo que precisa ser melhorado para atingir os seus objetivos.