Vivenciamos a Era Digital. Por isso, será o fim do outbound tradicional?
Qualificação de leads, inbound, outbound, Account-Based Marketing, e-mail marketing… As estratégias de marketing estão sempre em constante evolução.
Então, uma técnica que hoje é útil e muito utilizada, pode cair em desuso. Afinal, novas ideias podem surgir. Outras, ainda, podem ser modificadas e nunca desaparecer.
Ao analisar os processos de marketing, muitos pensam que o outbound se tornou uma estratégia ultrapassada.
Afinal, o outbound se resume em “interromper” o que o possível cliente está fazendo para apresentar a sua oferta. Ou seja, a empresa vai até o cliente.
Esta técnica parece antiga, não é mesmo?
Afinal, os clientes, em geral, não gostam de ser abordados, a menos que demonstrem interesse efetivo de compra.
Por isso, seria mesmo este o fim do outbound?
Vem com a gente e descubra!
Continue com a gente e boa leitura!
Será o fim do outbound?
Investir em boas estratégias de marketing (tanto inbound quanto outbound) é uma excelente ideia para a empresa se destacar.
Afinal, existem diversas técnicas que você pode apostar. Assim, o grande segredo é realizar testes.
Faça campanhas de inbound e outbound e mensure os resultados.
Então, analise quais foram as que deram certo e as que deixaram a desejar.
Assim, fica mais fácil entender quais são as melhores ferramentas para o seu negócio.
Porém, precisamos adiantar: não será o fim do outbound. Afinal, ele continua sendo muito utilizado.
Além disso, uma técnica atual que muitas empresas estão utilizando — e que mostram que não é o fim do outbound — é o funil em Y.
Com ele, utilizamos diversas técnicas do inbound e outbound de forma simultânea para alcançar os objetivos da sua empresa.
Então, não se preocupe. Não é o fim do outbound!
>> Leia também: Afinal, o que é funil de vendas em Y?
Será o fim do outbound? Não. Veja quais são as vantagens
A estratégia outbound apresenta muitas vantagens para as empresas que a utiliza. Entre elas, as que se destacam são:
Solução para empresas de alta complexidade
O outbound é mais vantajoso para as empresas que vendem produtos e/ou serviços de alta complexidade ou com um ticket médio maior (valor médio nos gastos de um pedido).
Efetivação mais rápida da compra
Utilizando o outbound, o vendedor faz menos contatos por dia. Com isso, consegue dedicar um tempo maior aos clientes em potencial. Assim, o processo de compra tem mais qualidade e ocorre mais rapidamente.
Abordagem personalizada
Como o vendedor fará menos contatos por dia, ele terá tempo hábil para personalizar os atendimentos e adequar a sua abordagem para as diferentes situações.
Importância da equipe ser compatível com a estratégia outbound
Para obter sucesso no processo de vendas, é essencial que a equipe tenha ideias compatíveis com a estratégia utilizada e esteja pronta para colocá-las em prática.
O outbound sales, por exemplo, é uma técnica derivada do outbound e possui algumas etapas.
O lead precisa passar por mais de um profissional até que a venda seja efetivada. O que acontece é que muitas empresas ficam apreensivas com o cliente passando por mais de um vendedor.
Por isso, a equipe precisa ser compatível com a estratégia, no caso o outbound, para que o processo ocorra com autoridade e de forma responsável.
Em um processo de outbound, as áreas mais importantes a serem consideradas são: SDR (Sales Development Representative), prospecção, inteligência comercial e consultoria de vendas.
A estratégia outbound está longe de chegar ao fim. Os tempos mudam e as técnicas de marketing precisam se adequar a estas mudanças.
As equipes de vendas também precisam se manter atualizadas para conseguir efetivar os negócios.
E já que estamos falando em mudanças, você imagina como será o futuro do marketing em um mundo pós pandemia?
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