Vendas

Veja como análise de dados é importante para a tomada de decisão

O poder decisório é algo que demanda alta responsabilidade e muitos riscos. A tomada de decisão feita de maneira errada pode comprometer todos os resultados da empresa, e, inclusive, colocá-la em potencial perigo financeiro, arriscando até mesmo sua sobrevivência no mercado.

A fim de diminuir as chances dos efeitos negativos de uma tomada de decisão errada, é preciso fazer uso da análise de informações, que leva em consideração fatos e dados para apoiar análises mais aprofundadas.

Esse é justamente o foco deste artigo: mostrar como a análise de dados pode ajudá-lo, de forma efetiva, a tomar decisões de negócio mais inteligentes. Boa leitura!

Como a análise de dados ajuda na tomada de decisão?

Os dados coletados vão mostrar preferências ou rejeições dos clientes, suas reações a novas promoções e ofertas, suas experiências de compras online, as dificuldades experimentadas no site etc. Por meio da análise dessas informações, o empresário poderá traçar novas estratégias para aumentar a satisfação do cliente.

Veja alguns exemplos na prática:

  • O departamento de marketing poderá analisar resultados das campanhas promocionais e validar ou rever estratégias publicitárias visando o aumento das receitas. Poderá, também, administrar o orçamento para obter melhor retorno sobre investimento (ROI).
  • O departamento de vendas poderá determinar as melhores estratégias e práticas, aprimorar processos e analisar o aumento ou queda das vendas, os motivos de devoluções de produtos etc.
  • O departamento de RH poderá rastrear e administrar rotatividade de pessoal, o quadro de funcionários, a necessidade de recrutamento etc.

Na verdade, não importa o departamento ou o tipo da empresa, pois sempre haverá benefícios diretos ou indiretos, seja em um e-commerce, empresas de mídia, ONGs, setor de saúde, de comunicações ou qualquer outro.

Será por meio da análise de dados que a organização poderá identificar custos sobressalentes, descobrir novas oportunidades de negócios, levantar relatórios de desempenho e reagir rapidamente às demandas do mercado.

A importância da análise de informações para decidir adequadamente

Analisar as informações é indispensável para a tomada de decisão porque é, basicamente, o que criará a justificativa para que uma determinada medida seja considerada como a ideal em um cenário específico.

É, portanto, essa análise criteriosa a responsável por estabelecer se uma determinada decisão é ou não a mais indicada para o momento. Com essa avaliação múltipla de diferentes possibilidades e cenários, é possível garantir ao gestor ou decisor em geral todos os alicerces para uma tomada de decisão amplamente embasada.

Análise intuitiva x Análise de informações

Recentemente, a análise de informações tem substituído a análise intuitiva através do chamado Feeling Empresarial. Com isso, embora o feeling ainda tenha seu valor, ele tem sido substituído por uma abordagem muito mais qualitativa e quantitativa oferecida pela análise de informações.

Com isso, cada vez mais tomadores de decisões estão se baseando em resultados e projeções para decidir qual caminho seguir. Dessa forma, eles estão se atendo menos à intuição e ao que apenas parece ser o comportamento do mercado para se voltarem ao que efetivamente pode ser medido e avaliado. Essa mudança é benéfica, pois impede que as empresas tenham uma visão que não corresponde à realidade dos negócios, interferindo em suas atitudes.

É bom poder contar com soluções tecnológicas sob medida para análise de dados para facilitar suas decisões, não é mesmo? Por isso, nós da  Piattino temos a solução perfeita para você!

Referência: Marketing Por Dados; MobussConstrução