empresários fazendo o planejamento estratégico com o RH baseado em dados.

RH baseado em dados: a inovação batendo à sua porta

O RH baseado em dados é algo em que, poucos anos atrás, seria difícil de acreditar. Já pensou em chegar à sua empresa de manhã e, por meio de um painel, descobrir o que os colaboradores estão fazendo sem precisar perguntar nada a ninguém? O painel mostra todas as informações sobre os funcionários da empresa: é possível saber se eles estão às suas mesas e se estão satisfeitos desenvolvendo os trabalhos propostos.

Parece loucura, mas não é. O RH baseado em dados, ou People Analytics, tem essa proposta. Vamos conhecê-la?

Quais são os principais objetivos da técnica?

O RH baseado em dados permite conhecer cada colaborador, melhorar o ambiente de trabalho e assim tomar boas decisões para a empresa.

Problemas com colaboradores são semelhantes em diversas empresas e, solucionando-os, você beneficia o funcionário e o seu negócio. O colaborador se sentirá acolhido pela empresa, perceberá um ambiente melhor e, com isso, produzirá mais.

Além de melhorar o processo organizacional, você ainda pode usar os dados para recrutar os melhores talentos para a empresa. Assim, o processo seletivo se torna muito mais efetivo.

Quando surgiu o RH baseado em dados?

O RH baseado em dados surgiu na década de 1990, mas só se consolidou nos anos 2000. O responsável por essa consolidação foi o Google, que desenvolveu métodos de análise para o recrutamento de novos colaboradores e passou a perceber as emoções e o relacionamento com a empresa dos colaboradores já contratados.

Apesar de ser tratado como medida de tendências, o RH baseado em dados mostrou que veio para ficar e que tem muito a agregar ao trabalho dos Recursos Humanos, buscando padrões, antevendo cenários e traçando previsões.

Quais as vantagens do RH baseado em dados?

Economia de recursos financeiros

A principal vantagem do sistema de RH baseado em dados é a economia de recursos financeiros e recursos de pessoas. Finalmente, você poderá destinar dinheiro e esforço ao que realmente importa. É o que todo empresário quer, correto?

Melhoria na gestão de conflitos

É natural que em toda empresa surjam divergências entre os colaboradores e com a direção. O RH é responsável por intermediar esses conflitos e auxiliar os funcionários da melhor forma possível.

Aperfeiçoamento da análise de informações

Com o RH baseado em dados, o responsável pelo setor vai ter mais objetividade e clareza para analisar informações, o que facilita a criação de padrões de avaliação do desempenho da equipe e do mapeamento das origens dos principais conflitos, criando a possibilidade de antevê-los.

Facilidade em novas contratações

O acompanhamento de novas contratações é outra vantagem. Com o RH baseado em dados você pode supervisionar o aprendizado dos colaboradores e o progresso de cada um. Dessa forma fica claro se as atividades estão sendo realizadas corretamente ou se algum colaborador precisa de treinamento individual.

O RH baseado em dados é uma ferramenta que agrega muito ao serviço de RH por meio de sua principal função: economizar tempo e recursos, o que é fundamental no mundo moderno.

Quer saber mais sobre como liderar de forma inteligente e obter resultados de forma mais rápida e eficaz? Acesse o nosso site! Se tiver alguma dúvida, entre em contato. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *