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Perguntas de Marketing cruciais para um lançamento de sucesso.

Muitos costumam dizer que após o carnaval é que, realmente, começa o ano! Isso porque, é nesse período, ao qual estamos, que as pessoas começam a colocar a mão na massa, a planejar e pensar em estratégias para tirarem seus sonhos e planos do papel.

Este é o seu caso?

Você está prestes a fazer um lançamento e seu maior desejo é que ela seja um sucesso, correto?

Bem, então você chegou ao lugar certo!

Não precisa ficar inseguro, se perguntando se esse é o melhor momento para concretizar seus planos! Se acalme, tudo dará certo, principalmente, se você fizer essas perguntas de marketing cruciais para um lançamento de sucesso.

Não sabe do que estamos falando?

Tudo bem! Vem com o Mestre do Adwords e entenda tudo perfeitamente!

1ª Pergunta – Há uma solução como a minha no mercado?

Uma das primeiras perguntas de marketing cruciais para um lançamento de sucesso, é quase uma reflexão. Pois ela lhe dá a chance de conquistar um melhor panorama do potencial do item que você possui em mãos.

Pense bem, antes de responder…

  • A sua solução, seja produto ou serviço, já foi inventada e está presente no mercado de alguma forma?

Costumamos acreditar que no mundo em que vivemos, tudo já existe e partimos desse ponto para lançar algo. Correto?

Mas, esse, é um pensamento equivocado! Primeiro, porque acaba limitando os lançamentos, aparecendo cópias ou reformulações no mercado, ou seja, mais do mesmo!

Segundo, porque, há muito à ser explorado. Afinal de contas, quando menos esperamos, surge uma solução incrível e inovadora, que de tão simples e eficaz, ficamos refletindo porque não pensamos em algo do tipo antes…

Pois bem! Considerando isso, responda à pergunta acima citada, mas com o foco no seu diferencial e potencial de solucionar uma dor, de propor uma nova visão.

Verifique, sobretudo, se o seu lançamento faz parte da fonte inesgotável de oportunidades de novos negócios de sucesso.

2ª Pergunta – Qual é o Diferencial do Meu Lançamento?

Essa é uma pergunta muito importante, pois ela direcionará o seu lançamento, principalmente, quanto à proposta de valor que ele fará ao potencial consumidor.

Basicamente, o seu diferencial será capaz de lhe destacar no mercado, frente à concorrência, e baseará a qualidade da experiência do potencial consumidor.

Não tenha pressa em responder essa questão. Analise com cuidado cada aspecto do seu produto ou serviço, identifique que tipo de inovação e diferencial o seu lançamento é capaz de propor ao mercado e o que ambos impactam na qualidade de vida das pessoas que o consumirem.

Lembre-se de que essa proposta de valor está ligada aos mais diferentes âmbitos da sua estratégia. Como, por exemplo, a tecnologia utilizada para a produção, a competitividade em relação aos preços, a apresentação de uma inovação, a resolução de um problema que a concorrência não conseguiu apresentar, a forma de entrega, enfim…

3ª Pergunta – Quem é a Minha Persona?

Se você não souber responder à essa pergunta, então há grandes chances do seu lançamento fracassar, se for feito nesse momento.

A verdade é que nenhum produto ou serviço pode alcançar o sucesso, se ele não for muito bem direcionado ao público alvo correto. Ou seja, às pessoas que sentem a dor que aquele lançamento soluciona.

Para saber quem é a persona do seu produto ou serviço, faça um estudo profundo de público alvo.

Atualmente, ferramentas de monitoramento de métricas, como o Analytics, podem lhe ajudar a descobrir perfis de usuários. Estudar o seu mercado e concorrentes diretos e indiretos, também pode lhe trazer excelentes respostas.

Na hora de montar a sua persona, procure fazer um perfil completo e profundo, com dados geográficos e demográficos, além de padrões comportamentais e preferenciais.

4ª Pergunta – Tenho Orçamento Necessário para Seguir com o Lançamento?

Uma das coisas que mais faz os profissionais não tirarem o seu sonho do papel ou fracassarem em meio ao seu planejamento é o dinheiro.

Na primeira situação, porque muitos acreditam não ter orçamento o suficiente para seguir o plano e, sem nem mesmo verificarem a possibilidade, desistem.

E na segunda, porque muitos acreditam ter orçamento o suficiente, e continuam, e só vão descobrir que o dinheiro acabou, quando já estão de mãos atadas.

Em ambos os casos, o que falta é planejamento! É organização, estratégia!

Por isso, antes de fazer um lançamento, se pergunte se você tem orçamento necessário para arcar com todas as etapas do plano.

Mas, não pare no questionamento, verifique com cuidado todas as suas possibilidades financeiras.

5ª Pergunta – Meus Clientes São Encontrados Em Maior Volume Onde?

Essa pergunta é importante para que você tenha uma melhor visão sobre onde investir mais quanto ao marketing.

Afinal, não adianta apresentar o seu produto ou serviço nos locais de baixo índice de presença dos seus potenciais clientes. Certo?

Então, verifique onde se concentram, em maior volume, o seu alvo. Nas redes sociais? No Google? Em algum local físico?

Isso será essencial para basear as suas ações de marketing e, consequentemente, tornar o seu lançamento mais visível a quem realmente interessa.

6ª Pergunta – Tenho Concorrentes Diretos e/ou Indiretos?

Conhecer a concorrência é de suma importância para quem está fazendo um lançamento. Afinal, os movimentos externos ao seu negócio, provindos do seu mercado de atuação, podem apresentar impactos diretos nos seus resultados.

Por isso, procure saber se você tem concorrentes diretos e/ou indiretos. E, em caso afirmativo, estude-os com cuidado, de forma detalhada, buscando entender como eles atuam, o que os diferenciam, o que pode ser pontos de falha com potencial para ser destaques positivos do seu negócio.

7ª Pergunta – Qual Meu Plano de Contenção em Caso de Crises?

Você já deve saber que todo lançamento de sucesso precisa percorrer um longo caminho até que se apresente como tal.

Isso quer dizer que, inevitavelmente, ao longo da trajetória, ocorrerão erros que poderão resultar em crises que deverão ser contornadas.

  • Mas, se todos vão passar por crises, porque alguns lançamentos fracassam e outros são um sucesso? O que os diferenciam?

O plano de contenção por trás dessas situações!

Por isso, se você não conseguiu responder a 7ª Pergunta, é importante rever sua estratégia.

 

Fonte: Mestre do Adwords