opt-in
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O que é opt-in e opt-out? Confira!

Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as empresas são obrigadas a respeitar a privacidade dos clientes. Então, elas não podem enviar comunicações sem seu consentimento explícito. A lei estabelece que os consumidores têm o direito de escolher ativamente receber informações (adotando o modelo de opt-in), ou se recusar a recebê-las (por meio do opt-out).

Assim, é uma maneira para proteger a privacidade e a liberdade de escolha dos indivíduos em relação à comunicação comercial, garantindo que suas preferências sejam respeitadas integralmente.

Vamos aprender mais sobre o assunto? Então, continue conosco!

O que é opt-in e opt-out?

Opt-in e opt-out são termos que se referem a diferentes abordagens para obter o consentimento das pessoas em relação ao recebimento de comunicações, especialmente em relação a e-mails, mensagens de texto e outros tipos de contato. Veja!

Opt-in

O termo “opt-in” é uma técnica em que as pessoas precisam expressar ativamente sua concordância ou “optar” por receber comunicações ou serviços. 

Isso significa que, antes de receber e-mails, mensagens ou outros tipos de comunicações, uma pessoa deve fornecer seu consentimento explícito. 

Por exemplo, ao se inscrever em uma lista de e-mails de uma empresa ou serviço, você está optando por receber suas mensagens.

Opt-out

Em contrapartida, “opt-out” acontece quando a pessoa inscrita nesse banco de dados opta por não receber mais as mensagens e comunicações.

Assim, geralmente, há um link de “cancelamento de inscrição”, que permite às pessoas removerem-se da lista de contatos e pararem de receber essas comunicações.

Quais são as vantagens para as empresas?

Além de estar cumprindo a legislação, a sua empresa pode se beneficiar do opt-in e opt-out.

Afinal, é possível promover uma segmentação mais precisa. Isso porque, você vai direcionar suas mensagens apenas para pessoas interessadas em seus produtos ou serviços.

Além disso, os contatos que optaram voluntariamente têm maior probabilidade de interagir e a comprar os produtos e serviços da empresa.

Sem contar que, se o cliente mudar de ideia, pode cancelar a inscrição. Assim, você evita perder tempo com leads que não se tornarão clientes.

6 dicas para conseguir o opt-in do cliente

Conseguir o opt-in do cliente é fundamental para construir relacionamentos de confiança e manter a conformidade com regulamentações de privacidade. Assim, confira algumas dicas.

  1. Seja transparente sobre o que o cliente está concordando em receber. Então, explique claramente o tipo de comunicações que irá enviar e com que frequência;
  2. Mostre aos clientes como eles se beneficiarão ao receber suas comunicações. Portanto, ofereça descontos, conteúdo exclusivo ou informações úteis relacionadas aos interesses deles;
  3. Ao coletar informações de contato, como e-mails, inclua uma caixa de seleção de opt-in que o cliente deve marcar ativamente para concordar em receber comunicações;
  4. Torne o processo de registro ou inscrição fácil e rápido. Afinal, quanto mais simples, melhor;
  5. Certifique-se de ter uma política de privacidade clara que explique como os dados do cliente serão usados e protegidos;
  6. Além do opt-in, sempre inclua uma opção fácil de opt-out em todas as suas comunicações para respeitar a vontade do cliente.

E aí, você gostou de aprender um pouco mais sobre o opt-in e o opt-out?

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