Vendas

Inteligência de Mercado e Vendas

Inteligência de mercado é um processo o qual as empresas buscam informações sobre o mercado e os consumidores, com a finalidade de entender e analisar melhor as tendências, antecipar oportunidades e se preparar para as ameaças, para que possa construir uma base solida de estratégias de atuação e posicionamento. Ou seja, a inteligência de mercado auxilia as empresas a adotarem a cultura de agir, em vez de apenas reagir aos acontecimentos.

 

Inteligência de Mercado e Vendas

A inteligência de mercado na área de vendas, tem pelo menos três propósitos distintos. O primeiro é o planejamento específico para alcançar as metas mais ambiciosas da empresa. A inteligência é gerada para garantir o alcance das metas, para isso estuda-se os indicadores que causam a venda como produtividade, ticket médio, positivação da carteira, crescimento dos clientes, pulverização, entre outros. O segundo é a vigilância, que leva a organização a tirar proveitos de oportunidades, frente a riscos e ameaças externos, sobre os quais não se tem controle. A atividade também tem o sentido de suporte, para ajudar a empresa a retroalimentar seu plano estratégico e a definir seu rumo, as diretrizes e principais metas futuras. Mapas gerados com modernas ferramentas de IM, como as ferramentas de geomarketing por exemplo, podem oportunizar novos pontos de vista e realinhamento da força de vendas, incrementando os resultados. Outro caminho são os novos canais de venda. A área de IM tem total afinidade com o tema das redes sociais, call center e novos canais de relacionamento.

 

Ações que podem ser adquiridas

 

Conhecer bem o negócio para ampliar sua parcela no mercado

Inteligência de mercado trata-se de uma ação voltada para a prática, o qual faz uso de ferramentas poderosas que permite uma visão mais extensa do seu nicho, dos consumidores e da própria concorrência

Esta solução consiste em analisar dados e monitorar seu ramo de atuação para identificar oportunidades, tendências e possíveis quedas nas vendas, com isso entender as principais demandas da sua empresa, onde estão os gargalos e como é possível solucionar os problemas da organização com a ajuda da tecnologia permite que sua empresa sobressaia em relação a concorrência.

Inteligência de mercado se refere não a uma, mas a dezenas de soluções adotadas conjuntamente para dar outra velocidade ao ritmo dos negócios, o qual o instrumento mais adequado a ser adotado é um software baseado em Big Data.

 

Garantia da qualidade de dados integrado com soluções de T.I

Antes de partir para a implementação de novas tecnologias e gerar um diferencial competitivo, é fundamental desenvolver uma estratégia para garantir a utilidade e a integridade das informações analisadas, o qual priorizar a qualidade dos dados faz com que sustente a tomada de decisão, definindo como serão captados e armazenados. Para se ter uma base de dados é preciso que haja uma interação dos sistemas usado pela empresa, pois velocidade se faz com integração e integração gera inteligência de mercado. Dessa maneira para ter uma empresa ágil, inteligente e automatizada é preciso integrar todos os dados que trafegam no negócio.

 

Evolução contínua para estar apto a mudança

Usar a solução de inteligência de mercado sugere que não há espaço para acomodações, manter os processos, produtos/serviços em constante desenvolvimento demanda ações inovadoras, como por exemplo, aumentar a velocidade de entrega das informações, analisar dados constantemente das redes sociais para ter uma ideia mais precisa dos hábitos e das necessidades dos clientes.

 

Portanto, a inteligência de mercado pode ser o diferencial da sua empresa, pois com dados extremamente relevantes do que acontece em campo, os profissionais que atua nesta área vai trabalhar com mais rapidez e eficácia, a fim de detectar novas ações em prol das vendas, utilizando a mão de obra de forma proativa e prevenindo falhas que podem prejudicar o desempenho da corporação.

 

Referência: DocuSign