Lead Generation

Conheça o Topo de Funil.

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Se você gosta de comida chinesa ou se você está trabalhando para gerar mais leads, então TOFU certamente deve ter um lugar especial no seu vocabulário. O queijo de soja é bom e saudável, mas aqui queremos mesmo é tratar das atividades de marketing de “Topo de Funil” (TOFU é um acrônimo que vem do Inglês: top-of-funnel).

A primeira coisa que precisamos definir é o funil de vendas. Trata-se de um modelo gráfico que informa sobre a saúde da engrenagem de marketing e vendas da sua empresa. É através do funil que você saberá informar, por exemplo, como está a sua conversão de leads para oportunidades ou de oportunidades para vendas. É também por meio do funil que você poderá dimensionar os seus esforços de marketing — precisamos de mais leads? Ou: precisamos melhorar a qualidade dos leads para aumentar a conversão?

A segunda etapa é entender que a sua abordagem de marketing e os conteúdos que você produz para encantar (e educar) o cliente variam conforme a posição em que ele se encontra no funil. O “topo” do seu funil é largo. Ali estão todos os leads que querem conhecer mais sobre algum conceito ou que tiveram qualquer interesse inicial em sua empresa. Depois, o meio e a parte de baixo do funil (também conhecidos como MOFU, de middle-of-funnel e BOFU, de bottom-of-funnel) se estreitam. O funil de vendas é, portanto, tipicamente dividido em três áreas com os seguintes objetivos e táticas recomendadas:

Topo do Funil (ToFu)

  • Objetivo: gerar percepção da sua marca; ou awareness
  • O que fazer:
    • Engajar curiosos e prospects
    • Evitar repetir nome de produto
    • Seja interessante e informativo, priorize conteúdos educacionais. Por exemplo, O que é CRM?
  • Tipo de conteúdo:
    • Post de blog
    • Slideshare
    • e-book
  • Como entregar:
    • Mídia social
    • Anúncios na web
    • Blog / Site Próprio

 

Meio do Funil (MoFu)

  • Objetivo: aumentar relevância em relação à proposta
  • O que fazer:
    • Transformar prospects em leads
    • Incluir informação de alto nível sobre o produto para endereçar as dores do cliente
  • Tipo de conteúdo:
    • Webinar / Vídeos
    • Estudo / whitepaper
  • Como entregar:
    • Ferramenta de busca
    • Email Marketing

       

Base do Funil (BoFu)

  • Objetivo: fechar a venda
  • O que fazer:
    • Transformar leads em clientes
    • Focar em benefícios de produtos/soluções
  • Tipo de conteúdo:
    • Demonstração
  • Como entregar:
    • Eventos ou atividade presencial

 

Usar o conteúdo e forma de entregas apropriadas no momento certo melhoram a sua conversão e, mais importante, fornecem uma experiência melhor aos clientes.

 

Créditos: Blog Salesforce