A sua empresa já está investindo em um bom planejamento de satisfação de colaboradores?
Em outubro de 2021, a PIATTINO recebeu a certificação Great Place To Work®.
Assim, esse foi o maior reconhecimento que poderíamos ter conquistado.
Afinal, demonstra que o nosso time está feliz, motivado e que confia na nossa liderança.
Então, sabia que você também pode aumentar a satisfação de colaboradores na sua empresa?
Venha conosco e aprenda mais sobre o assunto.
Por que se preocupar com a satisfação dos colaboradores?
Os colaboradores são o bem mais precioso que a sua empresa tem.
Afinal, o capital humano é essencial para contribuir com os objetivos de negócio sejam alcançados.
Assim, quando os colaboradores estão felizes e satisfeitos, atendem bem ao seu cliente.
Então, como consequência, você também eleva a satisfação dos seus consumidores.
Do contrário, quando você tem um clima não saudável de trabalho, há:
- altas taxas de turnover;
- problemas com o fluxo de trabalho;
- absenteísmo;
- metas não cumpridas;
- e muito mais.
Então, saiba que é fundamental ter um carinho e uma atenção especial com o time interno.
Quais são os benefícios de aumentar a satisfação de colaboradores?
- Promover um ótimo clima organizacional;
- Aumentar a produtividade;
- Atingir as metas com mais facilidade;
- Criar um clima de confiança entre toda a equipe;
- Melhorar o crescimento profissional do time;
- Fortalecer as relações;
- Garantir um alto desempenho em todas as atividades;
- E muito mais.
Como aumentar a satisfação de colaboradores?
Existe uma série de ações e estratégias que você pode implementar para elevar os níveis de satisfação entre o time.
Porém, antes de sair investindo em campanhas diversas, é preciso entender como está o clima organizacional.
Isso evita que você aposte em ações que não trarão resultados.
Então, primeiramente é preciso conferir o que os colaboradores pensam.
Assim como quais são os seus problemas, dúvidas, medos, anseios, ideais, sugestões e reclamações.
No entanto, como fazer isso?
É simples!
Invista nas pesquisas de satisfação de colaboradores.
O que é pesquisa de satisfação interna?
A pesquisa interna deve ser aplicada para avaliar como está o clima organizacional.
Assim, ela só traz benefícios para a sua empresa, como:
- Coletar dados reais do seu negócio;
- Auxiliar a tomada de decisão estratégica;
- Encontrar insights de negócio e crescimento;
- Aumentar a produtividade;
- Encontrar as falhas no processo interno.
- Tornar a organização mais competitiva.
Além disso, ela ajuda a identificar se os colaboradores estão felizes, melhoram o ambiente de trabalho e ainda fortalece a comunicação.
Como aplicar os questionários inteligentes para aumentar a satisfação do time?
Atualmente, existem diversas pesquisas prontas que você pode apostar. Então, não precisa se preocupar: você não precisará criar um questionário do zero.
Assim, use metodologias prontas e já comprovadas sobre a sua eficiência no mercado.
Além disso, conte com a ajuda da tecnologia para o envio dos questionários e mensuração de resultados.
Então, existem diversas plataformas de pesquisa que apresentam um ótimo custo-benefício.
Dessa forma, vale a pena investir em uma delas para tornar o processo automático e muito mais fácil.
O que fazer após aplicar a pesquisa?
Vale lembrar que não adianta apenas aplicar a pesquisa de satisfação de colaboradores.
Afinal, você precisa utilizar esses dados para compor um ótimo planejamento estratégico.
Então, fique de olho no feedback dos colaboradores, entenda o seu ponto de vista e use esses dados para criar um plano de ação de melhoria constante.
E aí, gostou de aprender mais sobre a satisfação de colaboradores e como as pesquisas podem ajudar?
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