O tradicional versus o novo. É basicamente sobre essa velha discussão que estamos falando quando abordamos as diferenças entre o Inbound Marketing e o Outbound Marketing. São modelos que apresentam diferentes focos: Enquanto no primeiro caso a ideia é conquistar a atenção do cliente de forma orgânica e espontânea, planejando o funil de vendas até a conversão, no segundo caso temos uma abordagem mais agressiva do marketing, movida, principalmente, pelo setor de vendas. Um exemplo é o marketing digital em comparação com o telemarketing.
Afinal de contas, qual é o modelo certo a ser adotado? Pode ter certeza de que se houvesse uma resposta definitiva para essa questão, ela não seria tão debatida no mundo empresarial atualmente. A verdade é que, tanto o Inbound Marketing, quanto o Outbound marketing, podem ser extremamente eficazes se aplicados da melhor maneira possível. Claro que, no segundo caso, normalmente é necessário investir mais recursos para ter sucesso, já que estamos falando de uma ação de larga escala. Nesse post, você vai conferir as principais diferenças!
O Outbound pode soar velho, mas se adaptou bem às mudanças proporcionadas pela Internet. A quantidade de informação possível de se obter sobre um prospecto torna a aproximação do departamento comercial mais acertada e pessoal. Isso aumenta, e muito, a afetividade das ações de outbound.
Dentre alguns exemplos de táticas outbound que usamos atualmente, temos:
Geração de leads: Identifique os segmentos de mercado mais interessantes, busque dados em tempo real para analisar seus prospectos e passe leads qualificada para seu departamento comercial.
Cold Calls: Crie roteiros customizados para as conversas, baseado no segmento, levando em conta os desafios e objetivos do cliente.
Email Marketing: Dispare emails para cada segmento de mercado com conteúdo focado para conquistar clicks para páginas trackeadas. Dessas forma, você poderá inserir cookies em seus prospectos e torná-los alvos de conteúdo segmentado específico.
Mala Direta: Envia ofertas e anúncios específicos para cada segmento.
PPC: Use dados psicográficos para focar e alcançar usuários específicos e segmentos de mercado com mensagens muito personalizadas.
Anúncios em Social Media: Crie grupos customizados para promover conteúdo específico.
Eventos: Identifique os eventos interessantes baseado na segmentação do mercado e utilize propagandas online e as mídias sociais para atingir quem irá ao evento com mensagens relevantes (você nem precisará ir ao evento!)
Evidentemente o Inbound Marketing é uma tendência nova e bastante recomendada para as empresas, principalmente se considerarmos os seus baixos custos e o fato de que a abordagem é feita de forma menos agressiva. No entanto, não podemos negar que o Outbound Marketing ainda oferece uma série de benefícios, principalmente se considerarmos as necessidades no curto prazo. No entanto, entre uma ou outra escolha, o ideal é sempre manter a opção de Inbound Marketing no seu planejamento, mesmo quando sua empresa opere basicamente pela outra modalidade. Isso porque estamos percebendo uma mudança de perfil do consumidor, cada vez mais exigente e questionador.
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