Vendas

O que está acontecendo a partir da quarta revolução industrial?

A democratização é a pedra fundamental da quarta revolução industrial. Ela é disruptiva porque abre portas para grandes inovações, como as que estão acontecendo em áreas como a Física, Biologia e Nanotecnologia: dos protótipos de veículos autônomos às pesquisas com robótica. A ciência está sempre em evolução. São tantos os avanços de ferramentas e dispositivos que é impossível contabilizá-los. Toda essa transformação só é possível devido a alta escala de poder computacional disponível por preços mais acessíveis.

Tudo o que é novo gera dúvidas quando não, medo. Afinal, a sociedade está estruturada em cima de regras: os direitos e os deveres. Por isso, nada mais natural que a quarta revolução industrial também traga desafios nesse sentido. As questões regulatórias ainda são nebulosas em alguns pontos e à medida que os avanços tecnológicos acontecem é necessário rediscutir a legislação e diretrizes. Outro desafio, trata sobre segurança e privacidade. Com a democratização e o poder de disseminação, o que é segurança e o que é privacidade? Por fim, a transformação da sociedade é igualmente complexa, pois é preciso que diversas gerações assimilem dentro de suas rotinas as práticas que surgem com as novas culturas.

 

Um recente estudo realizado pelo Gartner aponta que 50% das profissões atuais irão acabar. Sim, simplesmente irão deixar de existir. É nesse momento que se deve começar a pensar: “precisamos entender o que está acontecendo. Como vamos mudar?”. Os empregos não vão acabar, mas serão necessárias novas habilidades. Para os gestores, o mesmo deve acontecer. Se a empresa não acompanhar a transformação digital e o poder da nuvem, pode se tornar obsoleta em um piscar de olhos. Ou seja, há alguém que está fazendo a ruptura do seu negócio. Qual será sua atitude? Esperar ou correr atrás?

Na quarta revolução industrial, pergunta-se continuamente sobre a natureza dos negócios. Um exemplo: um banco é uma empresa financeira ou de tecnologia? As empresas estão deixando de usar tecnologia para se tornar uma organização digital

Vamos analisar  as transformações digitais em quatro áreas:

Os pilares da quarta revolução industrial

A transformação digital abrirá novas portas para empresas e, principalmente, tipos de negócios. Por isso, é preciso assumir um lugar dentro dessa revolução que está acontecendo agora. Para crescer e se manter inovador dentro da quarta revolução industrial, há quatro pontos fundamentais:

  1. Melhorar relacionamento com seus clientes: utilizar dados, transformá-los em informação e proporcionar melhores experiências para o seu cliente.
  2. Empoderar seus funcionários: utilizar ferramentas que possam conectar os colaboradores, seja por Skype ou outro meio, rompendo com o padrão escritório e ficha ponto.
  3. Otimizar operações: utilizar a tecnologia, como os dados e a análise preditiva, para que os funcionários possam ter informações valiosas e consigam agir com mais eficiência e otimizar suas tarefas.
  4. Transformar produtos e serviços: a tecnologia pode não somente otimizar operações e empoderar funcionários, mas  também servir como um adicional ao que já é oferecido ao consumidor. Mudar a perspectiva e utilizar a tecnologia como agente motriz é fazer parte da quarta revolução industrial.
    Por fim, vale sempre lembrar que  a  tecnologia é meio, não fim. O fim é a transformação digital. Essa é a quarta revolução industrial.

 

Reduza seus investimentos em Marketing e Vendas.

http://piattino.com.br

(11) 2500-5960

____________________________________________________________________________________________________________________________________________