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Cross device e a experiência do usuário nas vendas online: qual é a relação?

Você sabe o que é cross device? Se você trabalha com marketing digital, lojas online ou mesmo com estratégias de anúncios em mídias digitais, certamente já se deparou com essa expressão em algum momento.

O termo, que vem se tornando cada vez comum no mercado devido ao crescimento da utilização de diversos dispositivos pelo mesmo usuário, se refere ao fato de que, muitas vezes, o processo de compra é iniciado em um dispositivo e finalizado em outro.

Entender a importância do cross device e da experiência do usuário dentro do processo de vendas online é fundamental para o seu negócio. Por isso, explicamos o que é cross device, sua importância e seu impacto nas vendas. Confira!

 

O que é cross device

Antes de entender a importância do cross device na experiência de compra online do seu usuário, é fundamental compreender o que esse termo significa e também compreender quais são seus fundamentos.

A expressão em inglês, que traduzida pode ser entendida como “através de dispositivos” ou “dispositivo cruzado”, foi cunhada para se referir ao fato de que, em 75% das compras online, as pessoas iniciam a busca por um produto em um dispositivo e a finalizam em outro.

Segundo pesquisa Connected Shoppers, promovida pela rede social Facebook, 40% dos clientes utilizam seu smartphone para buscar informações sobre produtos ou empresas enquanto estão dentro da própria loja, visando obter detalhes que consolidem ou não sua decisão de compra.

Isso significa que cada vez mais é fundamental que a mensuração de resultados de uma empresa seja feita levando em consideração toda a trajetória do cliente, não somente o clique que direcionou para a página de vendas.

 

Diferentes tipos de cross device

Atualmente existem duas formas principais de realizar estratégias de propaganda em dispositivos cruzados: o Método Determinístico (Deterministic method) e o Método Probabilístico (Probabilistic method). Cada um tem diferenças importante e se utiliza de estratégias distintas para impactar o usuário por meio de diversos dispositivos. Entenda:

 

Método Determinístico

Essa é a forma mais precisa de realizar uma estratégia de dispositivo cruzado, já que ela se utiliza de dados específicos e identificados do usuário para exibir propagandas que sejam relevantes.

Se você já visitou a página de um produto no seu notebook e depois viu um anúncio do mesmo produto no seu smartphone enquanto utilizava o Facebook, é porque a empresa utilizava o método determinístico.

Ele consiste em usar o chamado “pixel de identificação” do Facebook na página da loja, permitindo que ela exiba um anúncio de produto especificamente para aquele usuário da rede social — desde que ele esteja logado no Facebook na primeira visita, facilitando sua identificação.

Esse é um método utilizado por grandes empresas como Facebook, Google e Twitter, mas também levanta algumas questões de privacidade, já que se utiliza de dados proprietários (ou first-party) das empresas para vender propaganda de terceiros.

 

Método Probabilístico

O segundo método de exibição de propaganda por meio de dispositivos diversos consiste no chamado método de probabilidade, que se utiliza de milhares de pontos de dados (como horário, local de acesso, rede Wi-Fi utilizada, entre outras) para medir a probabilidade de que os dispositivos pertençam a uma mesma pessoa.

Isso funciona da seguinte maneira: se um smartphone e um notebook estão conectados nas mesmas redes Wi-Fi ao mesmo tempo ou nos mesmos dias, é possível avaliar a probabilidade de que esses sejam aparelhos da mesma pessoa e exibir anúncios personalizados por meio dos dispositivos.

 

Relação entre cross device e experiência do usuário

Agora você já entendeu o que é cross-device, sabe qual é sua importância e também os tipos de publicidade por meio de mais de um dispositivo, é interessante entender como esse tipo de estratégia impacta na experiência do usuário e também como usá-la no seu negócio.

Em tempos em que a decisão de compra e as compras propriamente ditas passam a ser feitas cada vez mais por meio de smartphones, ter cuidado com a experiência visual e de performance do usuário nesse tipo de dispositivo passou a ser fundamental.

Para que a integração entre dispositivos seja bem-sucedida e suas estratégias de cross device funcionem, é importante ficar atento a quesitos de experiência e usabilidade do usuário, que permitirão que esse processo seja desenvolvido de forma eficiente.

 

Pontos de conversão entre UX e cross device

Um dos fatores mais importantes para que a utilização de um site ou de uma plataforma influencie positivamente na decisão de compra e também na fidelização de marca é a qualidade da experiência do usuário.

Para o usuário, a junção de uma experiência intuitiva e facilitada, e com um design visual atraente é a fórmula para que ele se sinta motivado a navegar na plataforma e, posteriormente, realizar a compra.

Dados de pesquisa da Criteo, empresa especializada em exibição de anúncios em estratégia cross device, demonstram que um dos maiores motivos de não-realização de uma compra está justamente no fato de que o site ou a plataforma não oferece uma uma experiência de usuário intuitiva e de qualidade.

Além disso, caso o site da sua empresa não apresente uma usabilidade interessante ou mesmo apresente problemas como a demora para carregar, o usuário pode desistir da sua página antes mesmo de sua exibição completa, o que invalida a marcação de usuário utilizada nas estratégias de cross device.

 

Importância das plataformas móveis para as vendas online

Como já dissemos, grande parte das compras atuais são finalizadas ou passam pelas plataformas móveis e, por isso, é fundamental que a estratégia de marketing leve em consideração sua utilização.

Mais do que investir em publicidade direcionada a esse tipo de dispositivo, como é o caso de Facebook Ads ou Google AdWords otimizados para dispositivos móveis, deve existir também uma preocupação para que todos os elementos importantes da plataforma desktop estejam disponíveis também na plataforma móvel.

Se o seu site ou a sua plataforma de e-commerce não oferece uma experiência de usuário eficiente nos dispositivos móveis, as chances de que o usuário acabe por não finalizar a compra são maiores, já que ele tenderá a considerar a experiência ruim ou mesmo abandonar a compra.