Vendas

Como utilizar o Inside Sales para impulsionar as vendas!

Você conhece a abordagem inside sales? Saiba como ela pode ajudar a impulsionar seus resultados.

Muitas empresas estão tentando otimizar seus esforços de vendas para obter maior retorno em seus investimentos de vendas.

Principalmente quando o medo da crise e recessão econômica bate à nossa porta, todos nós queremos garantir que estamos tendo o maior retorno possível de nossa equipe de vendas.

Mas existe uma maneira de tornar essa época um pouco mais lucrativa para sua empresa e seus vendedores, se você estiver preparado e usando as ferramentas certas.

Quando a maioria dos vendedores estão lutando para alcançar suas metas, você pode utilizar a metodologia inside sales para superar seus desafios e sair ganhando, mesmo em tempo de adversidades.

Inside sales, traduzido para bom português significa “vendas internas”. É um processo que vem sendo utilizado para complementar as vendas, focando na evangelização dos clientes, otimização dos trabalhos e aumento do faturamento.

E dito isso, nós podemos implementar algumas dicas no dia-a-dia dos vendedores para que eles impulsionem as vendas da sua empresa.

 

1. Use as mídias sociais a seu favor

As mídias sociais continuam a crescer em um ritmo alarmante, tornando-se uma ferramenta valiosa para os vendedores.

Para uma prospecção B2B vamos nos concentrar no LinkedIn, a maior rede social profissional, e onde grande parte dos alvos dos vendedores B2B podem ser encontrados.

Antes de mais nada, não estamos considerando os planos pagos da mídia social, mas sim o plano básico, que qualquer pessoa tem acesso ao se conectar.

Ele tem as suas limitações, mas é o essencial para você dar os primeiros passos na prospecção. O primeiro passo é se juntar aos grupos do LinkedIn. Certamente existem grupos do LinkedIn sobre sua área de atuação.

Então, você precisa encontrá-los e começar a participar deles.

Além disso, você ainda pode buscar seus prospects, seja pelo nome, ou pela empresa. Através das Companie Pages, você pode localizar decisores em empresas de todos os portes (de startups a corporações multinacionais).

Encontre as empresas que você quer prospectar, conecte-se aos seus decisores, e você está pronto para mandar-lhes uma mensagem de apresentação e tentar uma oportunidade de apresentação.

Muitas empresas têm obtido sucesso com essa abordagem, a ponto de ter eliminado quase que praticamente a prospecção telefônica, uma vez que o LinkedIn é uma ferramenta menos intrusiva.

O LinkedIn pode ser uma excelente fonte de prospects qualificados.

 

2. Personalize suas mensagens

Quando você está tentando entrar em organizações, lembre-se que é importante que você se lembre dos nomes dos influenciadores e dos tomadores de decisão. Isso vai fazer bem para o ego deles, e para a sua abordagem de vendas.

Se você descobrir, por exemplo, que o seu prospect está de férias ou fora do escritório, por algum motivo, anote isso para que você possa usar mais tarde, quando tiver seu prospect envolvido.

Ao personalizar suas abordagens junto aos decisores, você dá a percepção de que é um amigo, um conhecido, e não um inimigo e torna o relacionamento mais memorável, e valioso do que as inúmeras chamadas de vendas que essas pessoas precisam lidar durante o dia.

 

3. Use as secretárias com sabedoria

Antes de mais nada, lembre-se de não mentir nunca para uma secretária. Elas já ouviram todos os seus truques antes e mentir para elas só irá garantir que você não vai obter nada daquilo que está esperando.

A melhor maneira de tratá-las e torná-las parte do processo e mostrar que elas são importantes para você. Por isso, tudo que você precisa é traze-las para o seu lado, e utilizá-las como um recurso valioso, uma vez que na maioria dos casos elas possuem informações preciosas de nossos prospects.

Quando você abordar uma secretária mostre que você é confiável e peça a sua ajuda para continuar. Mostre como seria bom para o seu chefe ouvir o que você tem a dizer, e como a sua empresa realmente pode ajudar.

Não subestime as secretárias. Elas podem ser o seu passaporte até o decisor.

 

4. Trabalhe de maneira inteligente

Programe o seu dia de acordo com o horário que seus clientes estarão disponíveis.

Não faz nenhum sentido ligar de São Paulo às 8h, para um escritório em Manaus e esperar ser atendido, não é mesmo? Obviamente, o fuso-horário é um exemplo extremo de falta de planejamento, mas programar suas chamadas de maneira inteligente é importante.

Quando programar seus planos de chamada, leve em consideração quem é o tomador de decisão, onde eles estão, e qual o melhor horário para chamar.

Se você não tiver sucesso, pode tentar procurar pelo seu cliente no LinkedIn, e fazer uma abordagem fria por lá, como mencionamos acima.

 

Você está pronto para fazer a diferença usando o inside sales?

Através do inside sales, você pode tirar um grande proveito de seus recursos de vendas, utilizando ferramentas que permitam que você obtenha resultados significantes em suas abordagens de vendas.

Ao utilizar algumas de nossas ideias, você estará utilizando a sua rotina de vendas da maneira mais inteligente possível.

Espero que você incorpore essas ferramentas, e essas ideias em seu dia-a-dia de vendas, e que esteja pronto para colher bons frutos.

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Fonte: Agendor