business inteligence tomada de decisão
Guest Post

Como o BI impacta na tomada de decisão?

Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.

A pandemia, a instabilidade econômica e a crise que se estende de abastecimento de insumos que impacta indústrias dos mais variados ramos, com as de fios e cabos elétricos, construção civil e outras, tornam a tomada de decisão dos gestores assertiva ainda mais crucial para manter o negócio.

O processo não é nada fácil diante do cenário desafiador do país que exige medidas eficientes para que as decisões tragam resultados positivos. Uma dessas ações que ajuda na tomada de decisão é a implementação BI (Business Intelligence).

Para entender como o BI interfere nas decisões empresariais, venha conosco e descubra o potencial do recurso no gerenciamento de negócios dos mais variados tipos. 

O que é BI e como influencia na tomada de decisão?

O BI é basicamente um sistema de informação. Para compreender melhor, imagine um quadro de distribuição, ele conta com vários dispositivos elétricos integrados, como tomadas, circuitos e outros. Do mesmo modo acontece com o sistema, ele reúne diversos dados em uma única plataforma.

Além de reunir dados de diferentes processos produtivos de uma empresa, o sistema também realiza análises e produz relatórios bem como gráficos que traduzem a realidade dos procedimentos de produção.

Com isso, pode-se, por exemplo, identificar processos que estão gerando perdas significativas de materiais, o que é especialmente relevante para empresas fabricantes de produtos usados em diferentes segmentos industriais, como os discos de corte, bastante aplicados na construção civil.

A partir de dados precisos sobre vários procedimentos produtivos realizados na empresa, o BI é capaz de auxiliar de maneira altamente eficiente na tomada de decisão dos gestores.

Benefícios de aplicar o Business Intelligence no negócio

  • Auxilia na análise de produtividade das equipes: ter a real dimensão da produtividade dos times se torna mais fácil com a implementação do BI, que permite inserir indicadores de mensuração de desempenho.
  • Ajuda na identificação rápida de falhas: com dados precisos expostos em relatórios é possível identificar erros em diferentes procedimentos, o que confere à empresa menos exposição a riscos que podem interferir na sua competitividade;
  • Proporciona o estabelecimento de padrões: definir padrões em processos de produção é fundamental para aumentar a eficiência da produtividade, e o BI ajuda o gestor a detectar os melhores mecanismos para estabelecer esses padrões.
  • Ajuda nas vendas: o BI também pode fornecer dados de vendas bem como de pós-venda, o que auxilia a traçar estratégias para melhorar o potencial de vendas.
  • Traz economia: enxergar processos que dão prejuízos financeiros é mais assertivo como o uso da tecnologia business intelligence, que resulta em aperfeiçoamentos para gerar economia em procedimentos produtivos variados.
  • Menor complexidade de análise de dados: O BI é construído para facilitar a leitura de dados, desta forma a compreensão é mais ágil, traduzindo em decisões mais rápidas e estratégicas.
  • Dados disponíveis em tempo real: outra questão que faz o Business Intelligence uma ferramenta que otimiza o tempo é nele as informações são produzidas em tempo real, ou seja, a qualquer momento, o gestor pode analisar os dados mais importantes da empresa.

Esse foi nosso artigo falando sobre como o BI impacta na tomada de decisão que, como pode perceber influencia de modo exponencial. 

Se gostou deste conteúdo compartilhe nas redes sociais e nos siga para outras dicas de tecnologia e gestão empresarial.

Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.