Vendas

6 dicas para não fracassar em 2017!

John Wooden foi o técnico de basquete mais vitorioso do século XX. É considerado o melhor treinador da história do NCAA (Liga Nacional Americana de Basquete de Colegiais), graças aos 10 campeonatos vitoriosos em apenas 12 temporadas com a equipe UCLA Bruins, entre 1964 e 1975.

Este mestre das equipes vitoriosas tem uma frase fantástica: “O fracasso não é fatal, mas a relutância em mudar pode ser.”

Durante os seus anos de vitória, John Wooden enfrentou seus maiores desafios, não durante os jogos, mas principalmente no seu estilo de liderança. Ele enfrentou mudanças bruscas no seu quadro de jogadores, afinal de contas, eles precisavam estar em idade colegial. Enfrentou mudanças nos seus rivais, pois assim como ele mudavam seus quadros de atletas e com isso ele se deparava com novos estilos de jogo a cada temporada.

Os desafios de John não são tão diferentes dos desafios de um gestor ou supervisor de vendas. Afinal, ambos estão em busca de metas, em um cenário cada vez mais desafiador, sofrem pressão de todos os lados e têm por obrigação aumentar a sua produtividade.

O caminho mais seguro para garantir novos e melhores resultados começa com uma atitude da liderança: disposição e busca pelas mudanças necessárias.

Miles D. White, presidente do conselho da Abbott Laboratories, em um artigo seu na Harvard Business Review, diz: “Para manter suas organizações relevantes os líderes devem atender ao imperativo da reinvenção.”

Em síntese, o convite que tenho a fazer para você, líder, é: reinvente-se para que o ano de 2017 seja melhor!

Sendo assim, gostaria de te dar algumas dicas práticas para essa mudança:

  1. Esqueça o ano passado – Lembre-se da lição de John Wooden, o fracasso não é fatal! Se você teve um ano de 2016 ruim, sacuda a poeira e prepare-se para o novo. Agora, se seu 2016 foi bom, não se esqueça que as glórias do passado não garantem suas vitórias no presente. O que passou, passou. Lição aprendida, encare o ano novo como novo de fato.
  2. Estabeleça objetivos pessoais audaciosos – Muito se fala em ajudar a equipe a estabelecer metas e objetivos para que se mantenham motivados, mas você líder precisa ter seus objetivos claros, que devem estar escritos em um local que você sempre passe os olhos, para que se motive e use-os como combustível para as mudanças. E que estes objetivos sejam audaciosos, desafiadores, te obriguem a mudar de atitude e te levem a um lugar de sucesso.
  3. Mapeie os hábitos e comportamentos que te sabotam – Com objetivos estabelecidos, é hora de mapear aquilo que te atrapalha: hábitos e comportamentos que tiram seu foco, fazem você desperdiçar tempo e te tiram da sua trilha de sucesso. Mapear é o primeiro passo para eliminá-los.
  4. Mapeie competências necessárias e planeje conquistá-las – Agora que você sabe o que deve abandonar, saiba o que deve conquistar. Procure entender quais são os conhecimentos novos que você precisa, mapeie onde você precisa desenvolver mais habilidade e quais são as atitudes que você precisa colocar em prática para alcançar novos patamares.
  5. Peça ajuda – Nem sempre saber o que fazer basta. Precisamos aprimorar, aprender e desenvolver o COMO fazer. Então, peça ajuda: para alguém mais experiente, para um coach, para uma consultoria. Quanto mais aliados, mais fácil será a sua batalha!
  6. Não deixe o medo te dominar – Muitos líderes falham em buscar novos objetivos pois têm medo das mudanças necessárias. Têm medo de abrir mão de uma postura autoritária para serem mais participativos, têm medo de compartilhar deficiências e aprender com isso, têm medo de abrir mãos de seus hábitos antigos. Simplesmente têm medo. Não se esqueça, o medo sempre irá existir. O que você deve fazer é buscar coragem para enfrentá-lo, mudar o que for preciso e conquistar um 2017 de muito sucesso!