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Quais são os impactos da Transformação Digital na sociedade?

Você já ouviu falar em transformação digital? Esse termo tem ganhado a atenção de empresas de todos os setores ao redor do mundo.

Mas o que é isso, exatamente? Há quem pense que se trata de um esforço de TI, ou que envolve melhorar a experiência do cliente, além de uma infinidade de outras ideias e definições.

Mas, a transformação digital não é um conceito para o futuro, e sim algo pelo qual as empresas de hoje têm de dar o máximo de atenção para continuar vivas.

Por isso, é preciso entender exatamente o que significa essa transformação, qual o seu impacto na sociedade e como aplicá-la nos processos de negócio.

Pensando nisso, preparamos este guia com tudo que você precisa saber sobre transformação digital. Preparado? Então vamos lá!

Neste post você verá: 

  • O que é transformação digital?
  • Qual o impacto da transformação digital na sociedade?
  • 6 mitos sobre a transformação digital que você precisa esquecer
  • Entenda o desenvolvimento do progresso tecnológico
  • Os 3 pilares da transformação digital nas empresas
  • 6 desafios no caminho da transformação digital
  • A jornada para o sucesso: 3 passos que você precisa seguir

O que é transformação digital?

Transformação digital é um processo no qual as empresas fazem uso da tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados melhores. É uma mudança estrutural nas organizações dando um papel essencial para a tecnologia.

Mas, então praticamente todas as empresas estão investindo nisso, certo? Errado! Esse conceito é muito mais amplo do que ter uma fan page ou um blog corporativo.

Em vez disso, se trata de uma mudança radical na estrutura das organizações, no qual a tecnologia passa a ter um papel estratégico central, e não apenas uma presença superficial.

Isso leva tempo e consome recursos, mas não são só as grandes organizações que podem implantar programas de transformação digital, até porque isso não se resume a quem tem mais dinheiro.

Antes, é preciso entender o processo todo que leva a essa mudança e trabalhar de forma colaborativa para alcançá-la.

Isso, por si só, torna a transformação digital um desafio muito mais de gestão do que apenas de marketing ou tecnologia.

Entre os fatores que precisamos entender, está o impacto desse tipo de mudança na sociedade, de forma geral.

Qual o impacto da transformação digital na sociedade?

É essencial compreender que a transformação digital tem profundo impacto sobre a sociedade, de maneira geral. A partir dessa conclusão, se torna mais claro o valor de implementar programas de mudança nas empresas.

Mas como esse impacto acontece? É simples, pense em como o uso da tecnologia vem transformando as nossas vidas a cada dia.

Tudo ficou mais rápido, o volume de informações é infinitamente maior que antes, e não para de aumentar.

Tudo isso faz com que as pessoas estejam mais distraídas e exigentes do que nunca. Essa é a primeira mudança, há uma clara alteração de comportamento.

Além disso, a nossa vida ficou bem “mais fácil”, pois serviços e produtos automatizados oferecem uma comodidade impensada alguns anos atrás.

Pensando do ponto de vista de serviços de utilidade pública, como no caso de hospitais, autoridades policiais e bombeiros, isso significa mais vidas salvas graças à tecnologia.

Por outro lado, surgem desafios novos como transtornos ligados ao vício em tecnologia, criminosos virtuais etc. O que isso quer dizer?

Com a evolução da tecnologia, surgem tanto novas soluções quanto problemas que precisam de atenção, o que obriga as empresas a se adaptar para suprir as demandas da sociedade.

É aí que entra a transformação digital, por meio do que se pode fazer isso com melhores resultados. As possibilidades são ilimitadas.

6 mitos sobre a transformação digital que você precisa esquecer

Já deu para ter uma noção do quanto a transformação digital impacta a vida das pessoas em todas as esferas da sociedade.

Consequentemente, isso também afeta profundamente a maneira com que temos de fazer negócios hoje em dia.

O problema é que muitas empresas ainda não conseguem iniciar um programa de transformação porque se prendem a mitos sobre o assunto.

Veja 6 desses mitos que você precisa apagar da sua mente agora mesmo, e qual a forma correta de pensar sobre cada um deles:

Esse assunto é só para empresas de tecnologia

É muito fácil se esconder atrás do pensamento de que a transformação digital só deve acontecer para empresas que já nasceram em um contexto digital, como e-commerce, SaaS e outros negócios “nativos digitais”.

Mas será que esse é mesmo o caso? De jeito nenhum! Qualquer empresa, não importa de que segmento, pode se beneficiar por desenvolver uma cultura que privilegia o digital.

Não é à toa que existem tantas ferramentas, pagas ou gratuitas, disponíveis para praticamente qualquer tipo de iniciativa digital que se consiga imaginar.

Tudo se resume a experiência do cliente

Outro mito é de que a transformação digital se resume a criar a melhor experiência do cliente possível. É verdade que isso realmente importa, mas não basta.

Ouvir casos de como a experiência do cliente é cada vez mais valorizada em empresas como a Zappos, que vai além dos limites conhecidos pelo homem para satisfazer os clientes, reforça essa ideia.

Mas, novamente, vale a pena destacar: a transformação digital é um processo que precisa estar espalhado por toda a empresa, então naturalmente não se resume à experiência do cliente.

A transformação vem de iniciativas pequenas

Que tal deixar que as pequenas iniciativas dos colaboradores se desenvolverem a fim de, aos poucos, criar uma organização realmente digital?

Em teoria, essa ideia pode até parecer fazer sentido, mas as coisas não funcionam dessa forma. A transformação precisa vir do topo. Por quê?

Uma mudança tão grande precisa não só de liberdade, mas da iniciativa dos líderes em desenvolver programas claros de mudança e implementá-los nas empresas.

Dessa forma a empresa poderá mudar de forma organizada e eficiente, e os colaboradores entenderão o que se espera deles nessa transição.

Quem vai realizar a transformação é o setor de TI

A tecnologia da informação, ou apenas TI, precisa ser muito bem estruturada para garantir o nível de atuação que uma empresa digital precisa.

Porém, entre afirmar isso e dizer que a transformação digital é responsabilidade só da equipe de TI existe um abismo!

O que precisa haver é uma aproximação entre os gestores e quem vai colocar a tecnologia para funcionar, e não uma terceirização de responsabilidades dessa forma.

O setor de TI é apenas um dos envolvidos na transformação digital de qualquer empresa. Mas é importante sim garantir que ele esteja afiado para atender à demanda do dia a dia.

É possível esperar para ver, dependendo da indústria

A demanda por inovação é real e urgente em todo o mercado, e quem decidir esperar parar ver o que acontece provavelmente não vai gostar do cenário que encontrar.

Pense, por exemplo, no agronegócio. Antigamente, essa indústria era praticamente sinônimo de atuação livre de processos tecnológicos. Mas, que dizer de hoje?

É um dos setores que fazem melhor uso da tecnologia para prever possíveis dificuldades, otimizar processos e, por conta disso, obter melhores resultados.

Isso mostra que não importa o segmento, arriscado mesmo é adiar essa mudança importante de foco.

Basta desenvolver várias iniciativas digitais

Esse talvez seja o maior engano por parte dos executivos e tomadores de decisão nas empresas.

O pensamento é mais ou menos assim: “se a minha empresa já tem x iniciativas digitais em andamento, já faço parte dessa transformação”.

Quem dera fosse tão fácil, mas a questão é mais profunda que isso.

É ótimo desenvolver estratégias como o marketing de conteúdo  —  que, aliás, tem grande participação na transformação digital  — , mas essas estratégias são apenas PARTE da solução.

Por isso, continue firme com suas estratégias digitais, mas não caia na ilusão de que elas são a transformação em si.

Entenda o desenvolvimento do progresso tecnológico

A transformação digital não é só mais uma palavra da moda, um termo bonito para dizer que vale a pena investir em Facebook Ads ou algo do tipo.

Pelo contrário, ela faz parte de um processo muito maior, que é chamado de progresso tecnológico. São três fases principais, sendo a transformação digital a última.

Veja o que consiste em cada uma dessas etapas, e como elas culminam nesse movimento que estamos presenciando atualmente:

Digitização

Digitização é descrita como o processo de transição de informação analógica para uma forma digital. Como assim?

Se trata da representação de sinais, sons, imagens e objetos para o meio digital por meio de valores binários (cada valor é representado por 0 ou 1).

Em outras palavras, os dados são transformados em bits, e armazenados em dispositivos eletrônicos.

Indústrias inteiras se beneficiaram muito desse processo, pois se tornou bem mais fácil guardar e proteger informações importantes e, por vezes, confidenciais.

Digitalização

A digitalização já é bem mais abrangente e se refere às mudanças reais realizadas nas organizações por meio da tecnologia.

Isso inclui alguns conceitos bem avançados, como Big Data, internet das coisas, blockchain, cripto moedas, entre outros.

Um erro comum é de que a digitalização significa usar mais TI, mas os exemplos citados mostram que vai além disso, pois envolve uma visão mais holística da tecnologia a fim de causar mudanças.

Transformação digital

Agora chegamos, por fim, à transformação digital, que é descrita no progresso tecnológico como “o efeito total e geral da digitalização na sociedade”. O que isso quer dizer?

Com a digitalização em seu estado completo, novas oportunidades de mudança e evolução se abrem para organizações de todo tipo.

É possível — e por vezes necessário — mudar estruturas socioeconômicas, padrões organizacionais, barreiras culturais e até leis.

Dessa forma, podemos dizer que a digitização é a conversão, a digitalização é o processo e a transformação digital o efeito.

Os 3 pilares da transformação digital nas empresas

Já vimos que a transformação digital não é só para empresas de tecnologia, nem deve se basear apenas em um setor.

Há um processo comum que deve ser seguido por todos que desejam iniciar um programa desse tipo, e ele é baseado em três pilares básicos:

Experiência do cliente

Com o aumento da concorrência e o poder de decisão inteiro nas mãos do consumidor, a experiência do cliente é fundamental para atrair e fidelizar quem compra de você.

Por isso, esse é um dos pilares da transformação digital, e engloba uma série de aspectos, como:

  • segmentação do público: com base em ferramentas de analytics é possível segmentar o público com base em diversos dados e abordar os leads de forma personalizada;
  • monitoramento das redes sociais: saber o que as pessoas pensam da marca é outra forma de conseguir feedback honesto que leva a melhorias na experiência do cliente;
  • marketing de precisão: fidelizar quem já é cliente por fazer ofertas únicas, alinhadas com suas respectivas inclinações, é uma tendência que veio para ficar;
  • processo de vendas simplificado: o cliente atual não quer complicação, é preciso tirar as barreiras dele para facilitar que chegue até a compra;
  • atendimento ao cliente: estratégias como o suporte premium, SAC 2.0 e Customer Success garantem que o cliente tenha todas as necessidades supridas o tempo todo;
  • conveniência e identificação: atender em vários canais e ser coerente na linguagem são formas de criar identificação com os clientes sem deixar de lado a conveniência.

Processos operacionais

Apesar de não ser tão evidente quanto as mudanças na experiência do cliente, também há muitas vantagens por se dedicar na melhoria de processos operacionais internos.

A sensação de realizar o trabalho de maneira mais simples ou eficiente dá motivação extra, aumenta a produtividade e contribui até para o bom relacionamento de todos.

Para isso, alguns pontos precisam ser observados:

  • comunicação mais rápida: quanto mais rápida e ampla a comunicação entre todos na empresa, mais ágeis serão os processos, sem perda de tempo;
  • integração de setores: integrar diferentes setores é uma das melhores formas de ampliar o conceito de colaboração e fazer com que todos trabalhem em sintonia;
  • transparência organizacional: é muito mais fácil seguir orientações quando se compreende os porquês, e a transparência leva exatamente a isso;
  • decisões baseadas em dados: decisões baseadas em dados estão além de discussão, além de ter maiores chances de dar certo. Só o que funciona melhor deve ser mantido.

Modelos de negócio

Por último, mas não menos importante, está a mudança nos modelos de negócio, que ganham novos contornos quando são incluídas as possibilidades do mundo digital.

Se, de forma geral, a sociedade é fortemente afetada pela evolução da tecnologia, se torna imperativo mudar a forma de fazer negócios.

Isso acontece principalmente por meio de:

  • ampliação de produtos e serviços: criar recursos digitais para expandir a utilidade de um produto ou serviço físico é algo comum e bem eficiente;
  • transição do físico para o digital: lojas físicas que fecham as portas para dar lugar a e-commerce são exemplos perfeitos dessa transição;
  • produtos digitais desde a concepção: empresas SaaS, apps e fintechs são alguns dos produtos e serviços que já nascem digitais e fazem muito sucesso;
  • serviços compartilhados: hoje em dia existem serviços de carona compartilhada (alô Uber!), aluguel de espaços (Airbnb) e por aí vai, e isso exige uma integração imensa entre o digital e o físico.

6 desafios no caminho da transformação digital

O próprio uso da palavra “transformação” já indica que muito trabalho espera pelas empresas dispostas a iniciar um programa desse tipo.

Como em todo projeto grandioso (e lucrativo), podemos esperar desafios em todas as etapas desse processo, mas principalmente ao iniciá-lo.

Esses são alguns dos principais obstáculos impedem as empresas de implementar a transformação digital:

Falta de iniciativa

A falta de iniciativa é o primeiro problema que as empresas enfrentam para abordar a transformação digital.

Um estudo recente lançado pela McKinsey & Company revelou que as indústrias, em geral, são menos de 40% digitalizadas, apesar do uso relativamente amplo da tecnologia.

Isso deixa claro que é preciso mais do que ações isoladas para causar mudanças reais na empresa, e isso exige iniciativa dos líderes.

Dificuldades técnicas

A falta de pessoal qualificado é outro problema que muitas empresas ainda enfrentam na busca por implantar programas profundos de transformação.

Para resolver esse problema é necessário buscar os melhores profissionais e investir no treinamento e qualificação constantes para quem já trabalha na empresa.

Caso contrário, será impossível ver progresso, já que as soluções serão planejadas e executadas sem a eficácia necessária.

Reputação e segurança

Outro problema sério é o temor que muitos executivos e gestores têm com respeito à reputação de suas empresas, e a possíveis brechas de segurança com a adoção de estratégias digitais mais robustas.

O risco de manchar a reputação de empresas reconhecidas  —  até centenárias  —  é um fator que pesa bastante contra a transformação digital.

Esse é o caso especialmente de grandes corporações que lidam com informações confidenciais, como dados de seguro, informações financeiras, históricos médicos, etc.

Um simples smartphone que caísse nas mãos erradas poderia por empresas abaixo, e isso é algo que nenhum CEO vai desconsiderar.

Garantia de retorno

A maioria das empresas toma decisões com base no ROI das iniciativas apresentadas, e essa é uma das práticas que nós aqui da Rock também seguimos e recomendamos.

Mas, no caso de uma transformação total como essa, fica difícil quantificar o retorno sobre o investimento, até porque os benefícios não serão sentidos apenas a curto prazo.

Se trata de uma adaptação para manter as empresas vivas por muito mais tempo, então esse não deve ser um motivo para deixar de experimentar.

Cultura da empresa

A cultura da empresa é determinante no tipo de projetos que serão desenvolvidos ou abandonados, e no caso de uma mudança grande como essa o mais comum é que a segunda opção se concretize.

Por isso, é preciso fazer um esforço enorme de mudar certos aspectos culturais das companhias antes de desenvolver programas de transformação digital e colocá-los em prática.

Esse é um dos desafios mais complexos de resolver, e talvez o que leve mais tempo.

Problemas de TI

O setor de TI tem atuação fundamental em todos os estágios da transformação digital, ou seja, problemas nesse departamento representam um grande empecilho para o bom funcionamento de um programa assim.

Nesse sentido, a solução é capacitar os profissionais para lidar com os desafios novos que surgirão, além de colocá-los num papel mais central dentro das decisões estratégicas.

A jornada para o sucesso: 3 passos que você precisa seguir

Se você chegou até aqui, é porque leva a sério a ideia de transformar a sua empresa para tirar pleno proveito dos recursos digitais.

Então, nada melhor que aprender de forma prática o que será necessário para chegar ao fim dessa jornada com o objetivo realizado.

São 3 passos que você precisa dar. Veja quais são:

Visualize o futuro digital do negócio

O primeiro passe é enxergar as possibilidades que se abrirão para o seu negócio assim que ele estiver realmente preparado para tirar proveito do ambiente digital.

Com isso, você será capaz de montar um plano de ação, com cada etapa da mudança até chegar no ponto ideal.

É claro que isso não deve ser feito sozinho, mas com a ajuda de outras figuras de liderança na empresa.

Invista em iniciativas digitais e novas habilidades

Já destacamos aqui algumas das iniciativas digitais que fazem parte da transformação digital, como o marketing de conteúdo, mas há muitas outras que vale a pena explorar.

Além disso, não deixe de ajudar seu time a desenvolver novas habilidades, que serão importantes para a transformação digital, como a persuasão.

Lidere a mudança

Já destaquei muito isso nesse post, mas vou finalizar relembrando: a mudança deve vir do topo, então não deixe essa transformação a cargo de outros.

É preciso que você tome a iniciativa em estabelecer um plano e liderar sua execução. Se fizer isso, os resultados virão.

A transformação digital é um conceito complexo, que precisa partir do topo e se espalhar por todas as decisões estratégicas e processos da empresa. Mas há motivos de sobra para investir nisso agora, e a melhor forma de fazer isso é seguindo os passos que destacamos aqui. Então, mãos à obra!