O marketing na indústria farmacêutica tem as suas peculiaridades.
Por isso, na hora de criar um planejamento estratégico de marketing, é essencial estudar muito sobre o assunto.
Dessa forma, você evita equívocos e problemas que podem afetar a sua empresa.
Nesse sentido, sabemos que existem muitos mitos que permeiam o universo do marketing na indústria farmacêutica.
Quer saber quais são eles?
Venha conosco e entenda tudo sobre o marketing na indústria farmacêutica. Boa leitura!
1. Fazer marketing na indústria farmacêutica é fácil
Mito. O marketing na indústria farmacêutica tem os seus desafios.
Afinal, como vimos, ele tem as suas características próprias — isso não acontece com outros nichos de mercado.
O principal desafio é criar um planejamento estratégico dentro das regulamentações exigidas.
Assim, é importante saber que a Agência Nacional de Saúde (ANVISA) tem regras muito claras e bem rígidas com relação à publicidade e propaganda de medicamentos.
Portanto, antes de criar o seu planejamento, vale a pena estudar e entender mais sobre o assunto, está bem?
2. É preciso adaptar a linguagem da marca
Verdade. Para atender bem o seu público, é fundamental conhecê-lo bem e investir na linguagem mais adequada.
Dessa forma, fica mais fácil atrair o seu público e torná-lo um consumidor fiél.
Na indústria farmacêutica, muitas vezes, trabalhamos com nomes técnicos e de difícil compreensão.
Então, se o seu público for business to consumer (B2C), procure investir em uma linguagem descomplicada.
Por isso, defina o tom de voz e adéque a linguagem da marca para facilitar a compreensão do seu público.
Assim, fica mais fácil criar uma boa autoridade de marca e se relacionar bem com o seu cliente.
3. Não preciso me preocupar com a fiscalização no marketing na indústria farmacêutica
Mito. Como vimos, a indústria farmacêutica tem uma fiscalização muito rígida.
Afinal, o setor é constantemente monitorado por agências governamentais que precisam garantir a segurança do consumidor.
Então, toda a comunicação precisa ser pensada com cuidado.
Não induzir a automedicação e basear os conteúdos em textos puramente científicos e comprovados são algumas ideias.
>> Leia também: Por que investir no marketing digital médico?
4. O marketing farmacêutico é desafiador
Verdade. Afinal, é preciso muita expertise para elaborar um planejamento adequado às normas vigentes e, ao mesmo tempo, que conquistem um público fidelizado.
Afinal, estamos lidando com pessoas que podem estar doentes fisica e mentalmente.
Então, como promover uma comunicação para levar mais esperança e qualidade de vida para essas pessoas?
Esse é apenas um exemplo para ilustrar alguns desafios do profissional do marketing na indústria farmacêutica.
Gostou de aprender mais sobre os mitos e verdades sobre o marketing na indústria farmacêutica?
Se sim, toque aqui e leia o nosso conteúdo sobre Marketing para médico: o que é e por onde começar?
Boa leitura!
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