marketing para médico
Piattino Health

Marketing para médico: o que é e por onde começar?

Precisando apostar no poder do marketing para médico a fim de conquistar novos pacientes para a sua clínica?

Aliás, sabemos que o Google é a primeira opção quando um paciente tem uma dor ou deseja pesquisar por especialistas em determinado assunto. 

Sendo assim, estar presente no universo digital é uma estratégia importante para atrair novos pacientes, fidelizar os que você já tem e aumentar a sua autoridade no seu ramo de atuação.

Vamos aprender mais sobre o marketing para médico? Venha conosco!

O que é marketing para médico?

O marketing médico é uma estratégia que vai muito além de uma propaganda para a clínica.

Ele permite agregar valor ao seu negócio, conquistar o seu público com mais facilidade e aumentar a sua autoridade no assunto.

Além disso, ele faz com que o seu paciente tenha uma experiência completa com a sua clínica, consultório ou hospital.

Sendo assim, saiba que o marketing médico engloba uma série de estratégias que permitem que você se relacione e se comunique com os seus pacientes.

Assim, você conquista boas oportunidades de negócio.

Então, saiba que existem inúmeras possibilidades, como:

  • redes sociais;
  • e-mail;
  • blog;
  • site;
  • anúncios;
  • dentre outros.

Por que fazer marketing médico?

Você deve investir no marketing médico porque há uma série de benefícios. 

Conheça quais são os principais:

  • atrair novos pacientes para a sua clínica;
  • passar uma imagem de confiança e credibilidade no mercado;
  • destacar-se da concorrência;
  • fidelizar os seus pacientes com uma experiência completa;
  • transformar a sua clínica em uma referência na sua região;
  • agendar mais consultas com mais facilidade;
  • fortalecer a sua marca;
  • criar um relacionamento próximo com o seu público;
  • promover a satisfação dos seus pacientes.

Como fazer marketing digital médico?

Se você não sabe como fazer marketing para médico, não se preocupe. Para esclarecer, preparamos algumas dicas que podem ajudar. Confira!

Defina quais são os seus objetivos

Em primeiro lugar, é importante saber que existem diversos motivos pelos quais você pode apostar no marketing digital para médico.

No entanto, antes de qualquer coisa, é preciso definir quais são os seus objetivos com esse investimento.

Por exemplo: conquistar novos pacientes, fidelizar os atuais ou se posicionar como autoridade em uma determinada área de saúde.

Mapear quais são os seus objetivos é essencial, pois isso norteará todas as estratégias de marketing.

Conheça o seu público 

Você precisa conhecer bem o seu público e a sua audiência. Então, para isso, faça uma pesquisa e entenda quais são:

  • as necessidades do seu público;
  • os seus problemas, dores e dificuldades;
  • as suas principais dúvidas;
  • as suas expectativas com a sua clínica;
  • os conteúdos que mais gosta de ler na internet.
  • em quais redes sociais ele está presente e de que maneira;
  • dentre outros.

Ou seja, compreender quais são as características e o comportamento dos seus pacientes é essencial para ter mais assertividade no marketing médico.

Estude o manual de publicidade médica

O marketing médico se diferencia de outros nichos. Afinal, é preciso estar em conformidade com as regras legais para evitar complicações.

O Manual de Publicidade Médica, elaborado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), elenca as regras que precisam ser observadas na hora da divulgação da sua clínica.

Portanto, antes de sair criando qualquer estratégia, lembre-se de estudar o manual e conhecer quais são as limitações, está bem?

Acompanhe os resultados

Aplique as estratégias de marketing no mercado.

Depois disso, fique atento aos resultados.

Portanto, determine quais são os principais Key Performance Indicators (KPIs) ou indicadores-chave de desempenho.

Assim, será possível conferir se as suas estratégias estão dando certo ou se precisam ser aperfeiçoadas.

Gostou de aprender mais sobre marketing para médico?

Se sim, aproveite e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e marque os seus amigos que também possam se interessar pelo assunto.