Os profissionais de Marketing devem fornecer métricas que apoiem e comprovem que cada campanha de geração de demanda esteja enchendo o funil com leads qualificados, além de assegurar que haja bom retorno sobre o investimento – ao mesmo tempo em que enfrentam orçamentos apertados e limitações de recursos.
Geração de demanda é um processo contínuo que envolve diferentes ações visando engajar e sensibilizar consumidores para a sua marca.
O Marketing da sua empresa está preparado para enfrentar estes desafios? Adota processos adequados? Possui a tecnologia necessária? Sua equipe está capacitada?
Se você respondeu NÃO para alguma das perguntas acima, é hora de parar de procrastinar e começar a agir, antes que sua empresa comece a perder mercado.
A forma de comprar mudou, os métodos tradicionais de Marketing e Vendas deixaram de ser eficazes.
Além de adotar processos adequados e capacitar seu pessoal, é preciso adotar a tecnologia adequada, pois o Marketing moderno acontece em tempo real e utiliza múltiplos canais para se relacionar com seu público alvo de maneira personalizada, um a um, no momento e pela mídia que eles acharem mais convenientes. Isso é impossível de ser feito manualmente.
O que é preciso para se obter sucesso em uma campanha de Geração de Demanda?
Geração de demanda é uma parte importante da função de Marketing. Trata-se de estratégias e táticas focadas em alvos bem definidos. Características de campanhas de geração de demanda bem executadas incluem:
- Conexão com / entendimento profundo dos prospects e clientes;
- Abordagens multimídia;
- Elevado grau de personalização
- Materiais adequados, fartos, úteis do ponto de vista dos targets;
- Banco de dados organizados, higienizados e atualizados;
- Acompanhamento contínuo e constante dos comportamentos online dos clientes;
Desafios e pressões dos ambientes
Pressões do ambiente externo – em relação aos prospects:
- Estão muito bem informados – têm acesso a grande quantidade de informações via web, amigos. Só querem contato com um vendedor no final de seu ciclo de compra. Controlam o ritmo em seus próprios termos e querem informações para se educar. Marketing precisa entender e ser mais relevante para o seu público, de forma a engajá-lo ao longo do ciclo de compra;
- Têm altas expectativas – qualquer interação que um cliente tem com sua empresa é um serviço que proporciona uma experiência. As expectativas do cliente orientam Marketing;
- Dispõem de múltiplos canais de comunicação – Os canais de comunicação tornaram-se fragmentados. Cada um possui dinâmica própria e técnicas específicas. As empresas precisam modificar seus planos geração de demanda, a fim de se conectar com todos os pontos de contato importantes;
- Déficit de atenção – com tantos canais digitais disponíveis e uma avalanche de informações, chamar a atenção dos prospects está cada vez mais difícil;
Pressões no ambiente interno – na empresa:
- Vendas quer leads mais qualificados;
- Vendas quer mais apoio e conteúdo do Marketing (que está subdimensionado);
- Marketing precisa comprovar e justificar o seu budget com métricas concretas – ROI do Marketing;
Como fazer tudo isso?
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