o que é big data e inteligência analítica
Piattino Digital

O que é Big Data e Inteligência Analítica?

Conte para nós: você sabe o que é Big Data e Inteligência Analítica?

Questionamos isso porque muitas pessoas procuram no Google “inteligência analítica significado”. 

Você também é uma delas?

Em primeiro lugar, salientamos que o tema é extremamente importante para todas as empresas. 

Afinal, a digitalização bateu na porta de todas as empresas de todos os portes e nichos mercadológicos.

Por isso, ter atenção com o assunto e compreender como ele pode ajudar a sua empresa é fundamental.

Então, venha conosco e aprenda mais sobre o tema.

O que é Big Data e Inteligência Analítica?

Big Data é o termo utilizado para falar sobre o conjunto de dados que precisa ser processado e armazenado. 

Desse modo, ele trabalha com 3 Vs:

  • velocidade;
  • volume;
  • variedade.

Portanto, o Big Data é a quantidade volumosa de dados que a sua empresa pode coletar. 

No entanto, eles são variados e complexos e, isolados, não fazem muita diferença para o seu negócio.

Então, é aí que entra a Inteligência Analítica. 

Se você já procurou, em algum momento, qual é o significado da inteligência analítica, pode perceber que o termo se trata da verificação detalhada dessas informações.

Sendo assim, Big Data e Inteligência Analítica precisam estar relacionados. 

Somente dessa forma, a empresa conseguirá atingir os seus resultados e usar os dados em favor do negócio.

O que faz um profissional de Big Data e Inteligência Analítica?

Uma das profissões que está em crescimento na atualidade é o profissional de Big Data e Inteligência Analítica.

Então, ele é responsável por administrar essa grande demanda e volume de dados. Além disso, foca na privacidade, velocidade e segurança.

Em outras palavras, ele pega essa quantidade volumosa de dados e ajuda a empresa a interpretá-los. 

Dessa forma, como consequência, a organização se torna muito mais competitiva e estratégica.

Quais são os benefícios das técnicas?

Agora que você aprendeu o que é big data e inteligência analítica, continue conosco e veja quais são os benefícios dessas técnicas.

Alavancar a prospecção de clientes

Alavancar a prospecção de clientes é um dos benefícios do big data e inteligência analítica

Afinal, o big data e a inteligência analítica podem ser usados para alavancar a prospecção de clientes. 

Por meio da análise de grandes conjuntos de dados, é possível extrair insights valiosos sobre o comportamento dos consumidores.

Assim, podemos conferir quais são as suas preferências e necessidades.

Isso permite que as empresas criem estratégias de marketing mais eficazes e segmentadas.

Também é uma maneira para identificar padrões de consumo e oportunidades de mercado, assim como prever tendências futuras. 

Então, podemos elaborar campanhas de marketing e comunicação muito mais assertivas, tornando-as mais relevantes para os clientes em potencial.

Além disso, a análise de dados também pode ajudar as empresas a identificar novos mercados e oportunidades de negócios.

Então, é possível expandir a sua base de clientes e aumentar sua receita.

Contribuir para melhorar a segmentação de mercado

Contribuir para melhorar a segmentação de mercado é um dos benefícios do big data e inteligência analítica.

Afinal, com a análise de grandes volumes de dados, as empresas podem identificar padrões de consumo e comportamento dos consumidores.

Assim, é possível segmentar o mercado de maneira mais precisa e eficaz.

Por exemplo, as empresas podem usar o big data para identificar grupos de consumidores com interesses e necessidades semelhantes, criando, assim segmentos de mercado mais precisos. 

Com isso, elas podem desenvolver campanhas de marketing mais eficazes e personalizadas, atendendo às necessidades específicas de cada grupo de consumidores.

Aprimorar as campanhas de e-mail marketing

O big data e a inteligência analítica podem ser usados para aprimorar as campanhas de e-mail marketing.

Afinal, com a análise de grandes conjuntos de dados, obtemos informações valiosas sobre os comportamentos e preferências dos consumidores em relação ao e-mail marketing.

Com isso, as empresas podem criar campanhas de e-mail mais personalizadas e relevantes, considerando alguns fatores como: 

  • a localização geográfica do destinatário;
  • seu histórico de compras;
  • sua interação com campanhas de e-mail anteriores;
  • entre outros.

Além disso, a análise de dados também pode ajudar as empresas a identificar o melhor horário e frequência para o envio de e-mails.

Ele também ajuda a identificar qual é o melhor tipo de conteúdo que deve ser incluído em cada mensagem. 

Isso permite que as empresas otimizem sua estratégia de e-mail marketing e aumentem suas taxas de abertura e conversão.

Promover mais inteligência de mercado

O big data e a inteligência analítica podem ser usados para promover mais inteligência de mercado. 

Com a análise de grandes volumes de dados, as empresas podem obter insights valiosos sobre o mercado em que atuam, incluindo:

  • informações sobre concorrentes;
  • tendências do mercado;
  • preferências do consumidor;
  • e oportunidades de negócios.

Com isso, as empresas podem tomar decisões mais informadas e estratégicas em relação ao desenvolvimento de produtos, marketing, vendas e expansão de negócios. 

Elas podem, por exemplo, usar o big data para identificar as necessidades não atendidas dos clientes e desenvolver produtos que atendam a essas necessidades de forma mais eficaz do que os concorrentes.

Quer promover mais inteligência de dados para a sua empresa?

Então, conte com a ajuda de uma empresa especializada no assunto.

  • A PIATTINO é uma das empresas mais conceituadas da América Latina quando o assunto é geração de demanda B2B. Então, certamente, podemos ajudar a sua marca a conquistar a excelência na coleta e análise de dados.

Você gostou de aprender mais sobre o que é Big Data e Inteligência Analítica?

Por fim, aproveite e leia também: Afinal, qual é a relação entre Business Intelligence e Big Data?

Boa leitura!