A pandemia em virtude do COVID-19 deixou todos os empreendedores em uma “saia justa”. Afinal, foi preciso reinventar o marketing, readequar os processos e investir em novas estratégias para manter a empresa ativa, certo? No entanto, você já parou para pensar sobre como será o mundo pós-pandemia?
É preciso tirar boas lições da crise para que a sua organização saia dela ainda mais fortalecida. Por isso, trouxemos algumas questões importantes que servem de reflexão em tempos de pandemia.
Vamos conferir algumas tendências? Continue conosco!
1. Resiliência: um dos segredos para ver a sua marca prosperar
As empresas que não souberem ser resilientes e se adaptar aos mais diversos cenários, terão muitos problemas em continuar ativas no mercado. Afinal, a pandemia mostrou que é preciso viver em uma constante adaptação.
Aqui, o grande segredo é apostar em testes: testar o que faz sentido para a sua marca, o que tem mais repercussão, o que realmente agrada ao público e focar nessas estratégias digitais para continuar prosperando.
- Você também pode gostar de ler: como usar o e-mail marketing durante a pandemia?
2. Universo on-line: um mundo de oportunidades para a sua empresa
Com a quarentena, as pessoas perceberam que podem realizar diversos processos de forma on-line. Afinal, isso traz muita comodidade e segurança. Assim, acostumaram-se com o:
- delivery de alimentação;
- compras on-line;
- transações financeiras por aplicativos;
- negociações digitais;
- videoaulas e outros materiais educativos encontrados na web;
- videoconferências; e
- muito mais!
Portanto, perceberam que diversos hábitos podem ser muito mais simples e rápidos com o universo digital. Sendo assim, se a sua empresa ainda não investe (e muito!) nas estratégias digitais, saiba que é o momento ideal para começar a pensar a respeito.
3. Trabalho remoto: uma solução interessante do mundo pós-pandemia
Certamente, a sua empresa precisou se adaptar ao trabalho remoto durante a crise, certo? Como foi essa experiência? Quais foram os setores que deram certo e os que você teve mais dificuldade?
Essa é uma das maiores mudanças que a pandemia trouxe. As empresas notaram que é possível se adaptar ao home office, tornando-a uma solução interessante. Por isso, saiba que ele pode ser uma ótima alternativa para reduzir os mais diversos custos da sua empresa e ainda promover a satisfação do seu colaborador.
Não estamos dizendo que toda a empresa precisa operar 100% no home office. No entanto, que tal pensar em flexibilizar alguns setores, pelo menos em alguns dias na semana? Faça testes e veja o que é melhor para o seu negócio!
Você gostou de aprender mais sobre algumas tendências do mundo pós-pandemia? Qual é a sua opinião a respeito? Tem mais alguma ideia que seja interessante compartilhar? Conte para nós, deixando um comentário neste post!
Vendas: uma das profissões mais antigas do mundo
Veja o que é e quais são os 9 passos do Método Canvas
Como ser eficiente nos três principais pilares do marketing digital
O marketing deve estar morto em dez anos
Privacidade de dados e segurança na Era da IA
4 dicas para conquistar novos clientes b2b
Quais são os benefícios do marketing de conteúdo b2b?
Touchpoints: 3 dicas para abordar o cliente no lugar certo