Vendas

O que é e o que não é Inside Sales.

O que é melhor? Venda INSIDE SALES ou as vendas tradicionais externas, principalmente quando falamos de B2B? Na verdade, muitos acreditam que a chave para o sucesso está em conseguir equilibrar a inovação dos novos modelos, que vem atrelados com tecnologia e muito trabalho online, com o tradicional.

Essa transformação do mercado aconteceu devido a necessidade do mercado de um modelo de vendas mais ágil, que exigisse menos gastos operacionais e conseguisse acompanhar as rápidas mudanças do mercado e crescimento da base de leads e clientes da empresa.

Pelos benefícios e características de origem, é fácil perceber que o Inside Sales tem uma aproximação maior com alguns modelos de negócios, como as startups e empresas de tecnologia, mas isso não quer dizer que empresas tradicionais do mercado não possam aproveitar as novidades e tendências no mundo de vendas. Esse modelo é muito comum em vários distribuidores e atacadistas.

Para ajudar a identificar melhor as principais diferenças entre esses modelos de vendas, juntamos algumas das comparações mais famosas do mercado para te mostrar como o Inside Sales é, realmente, uma transformação de um mercado de vendas predominantemente tradicional. Confira!

1. Inside Sales não enquadra vendas de campo

Essa é uma das características mais distintas do modelo Inside Sales. Como o nome já afirma, as vendas nesse modelo são feitas de dentro do escritório, de forma “interna”, o que não exige do vendedor seu deslocamento até onde o possível cliente pode estar.

Assim, aquela tradicional imagem de um representante de vendas, sempre carregando uma mala de pastas, amostras e produtos, pode não ser mais tão verdade assim.

Isso porque dentro de um escritório, com acesso a internet e informações de qualidade, um vendedor consegue reunir e apresentar dados mais qualificados do que aqueles que percebe enquanto viaja de um canto para o outro, visitando prospects.

2. Inside Sales não utiliza de mensagens robotizadas

Essa pode ser uma dúvida muito grande entre pessoas que são novas ao conceito de Inside Sales. Afinal, se esse modelo de vendas utiliza tanto da tecnologia para operar suas vendas, o processo seria todo automatizado e fixo, não restando espaço para um atendimento humano e personalizado.

Errado. Apesar da tecnologia ser grande (e fundamental) parte do processo de vendas Inside Sales, outro fator é tão essencial quanto ela: o relacionamento. No Inside também temos muita atenção voltada para um relacionamento próximo e de qualidade entre a empresa e os funcionários que a representam e os clientes.

Isso porque seu objetivo não é forçar o público a comprar um determinado produto ou solução, mas ajudá-los durante sua jornada de compras a identificar seus necessidades e ajustar suas expectativas.

3. Inside Sales não é o mesmo que SAC (apesar do relacionamento com o cliente)

Mesmo que o atendimento ao cliente seja feito de forma a fazê-lo se sentir especial e personalizado para a atender às suas necessidades, o modelo de vendas Inside Sales não se comporta como uma SAC ou customer service.

Enquanto o modelo de Atendimento ao cliente tem como principal objetivo tentar educar ou auxiliar o cliente a melhor utilizar seu produto ou serviço, os vendedores Inside Sales utilizam das estratégias de comunicação e contato digital para tentar vender uma solução a um público que tem um problema (mesmo que eles não tenham chegado a essa conclusão ainda).

Aqui, o Inbound Marketing pode ajudar no processo de levar o público a passar por um funil de conteúdos, se transformando de visitante a lead até chegar ao ponto em que percebe o seu problema e entende que sua empresa pode ajudar a solucioná-lo, se tornando um lead qualificado pronto para a equipe de vendas Inside atender.