Você sabe realizar a nutrição de leads com marketing digital?

Atrair o cliente e conseguir conquistá-lo é fundamental para qualquer negócio na hora de conquistar uma venda.  Já com a internet a vitrine virtual torna-se ampla pois, é possível comprar diversos produtos desde Forro de pvc madeirado até roupas, cosméticos e entre outros itens. 

Mas, para que as pessoas cheguem até o seu negócio e tenham segurança para fechar uma compra, é fundamental mostrar as vantagens do serviço ou mercadoria e por isso, a nutrição de leads, ou seja, possíveis clientes, junto com as estratégias de marketing é um ótimo caminho.

Não é incomum encontrar e-commerces que vendem carpete,  toldo cortina,  forro e outros produtos nesse segmento, mas para que as pessoas encontrem a sua loja virtual é preciso que passe credibilidade. Por isso, investir em conteúdos interessante, dar dicas sobre o assunto, disponibilizar e-books especializados e newsletters relevantes é uma possibilidade. Veja como fazer a nutrição dos leads na prática:

  1. Informação de qualidade e conteúdo relevante

É  possível decorar a casa inteira e comprar aquela porta de enrolar personalizada com um clique. Mas como atrair clientes que queiram comprar da sua empresa em meio a outras opções? As pessoas gostam de ter acesso ao máximo de informações sobre uma determinada mercadoria antes de efetuar de fato a compra, por isso que  uma das estratégias está na informação, além de considerar o que temos no marketing, chamado funil de vendas, que é o motor da nutrição de leads que provavelmente tornem-se futuros consumidores. 

De uma modo geral, as etapas do funil de vendas  são divididas em atração, conversão, relacionamento e compra. Para cada etapa, há uma forma de produzir conteúdos relevantes que leve o consumidor a decisão de compra de um determinado produto. 

Em um primeiro momento, o consumidor visita o site da empresa e quer saber mais sobre como funciona o que deseja comprar, com informações disponíveis sobre o produto, o consumidor passa a considerar aquela empresa como uma referência. Dessa forma, fica mais fácil atrair esse mesmo cliente através de outras estratégias de marketing que o faça considerar a compra. Por isso, para que as informações relevantes sobre o produto desejado, seja ele por exemplo um forró, serão  distribuídas em materiais como:

  • Posts com dicas para instalar e limpar forro;
  • Conteúdos sobre acabamento com forro de pvc;
  • Vídeos explicativos;
  • E-books sobre como instalar forro e escolher o material;

No caso dos e-books, é interessante que a empresa tenha um landing page para divulgação e forneça o material gratuitamente em troca do e-mail da pessoa, desta forma gerando nutrição de leads. Outro meio interessante é usar a técnica do e-mail marketing.  Mas lembre-se: Todas as estratégias devem ser muito analíticas para o resultado final não se inverter. 

2. Invista em relacionamentos com leads

Assim como nas lojas físicas, as vendas virtuais são como uma espécie de namoro.  Primeiro o cliente aparece para dar uma “olhadinha” em algum produto, depois, ele busca mais informações sobre o que mais tem de disponível no mesmo segmento e os modelos e até já quer saber como ou onde vai utilizar. 

E se o seu site é quem fornece todas essas informações, você está no caminho certo.  Ao apostar em uma agência de marketing especializada, você também investe no relacionamento com esse cliente em potencial.

Quando as pessoas sentem um atendimento personalizado, os materiais de comunicação servem para ajudar, tirar dúvidas e persuadir, é mais fácil de transformar as olhadinhas no casamento que é a compra. Mas atenção, depois de vender qualquer material, você não pode abandonar o cliente. Lembre-se dele quando surgirem ofertas, produtos semelhantes e cupons de desconto.

3. Faça análise dos resultados

Produzir conteúdo relevante é bom e todo mundo gosta. Mas será que o e-mail marketing funciona para todos os perfis de consumidores? Como alimentar os leads em diferentes canais de comunicação usando as técnicas de marketing digital? E os clientes mais complexos como os fornecedores de produtos químicos? São muitas as dúvidas e, no marketing, a experimentação e a análise dos resultados é essencial. 

Você pode, e deve, ter um planejamento estratégico antes de qualquer ação. Mas, mensurar o que deu certo e o que deu errado é fundamental para continuar nutrindo os leads com qualidade. No caso de áreas mais específicas, investir em conteúdo de qualidade é muito importante para gerar credibilidade e confiança. Descobrir como as pessoas preferem esses conteúdos é a chave para as estratégias continuarem dando certo.

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