Você sabe o que é marketing por dados?

O avanço digital permite que as empresas se conectem com os seus consumidores de maneira muito mais rápida, ágil e eficaz. Neste cenário, surge o marketing por dados. Você sabe sobre o que se trata este conceito?

O marketing por dados é uma técnica utilizada com o objetivo de otimizar as tomadas de decisões, envolvendo soluções de marketing. Assim, o conceito traz mais assertividade e relevância para as corporações, que começam a criar estratégias baseadas em informações concretas — ao invés de definir as ações por meio do tradicional “achismo”.

É uma técnica extremamente importante para que a sua empresa se destaque da concorrência e alcance o público-alvo. Venha conosco, vamos apresentar mais informações sobre o assunto!

Entenda a importância do marketing por dados

Antigamente, somente grandes empresas tinham recursos financeiros para investir nos dados (eram recursos demorados, caros e muito complexos). Agora que o mundo está cada vez mais conectado, torna-se muito mais acessível investir nesse recurso.

Uma pesquisa realizada pela The Global Review of Data-Driven Marketing and Advertising apontou que 73% dos brasileiros acreditam que o marketing por dados é um investimento mais do que necessário em longo prazo. Então, você ainda está em dúvidas sobre a necessidade da sua empresa em investir nessa ferramenta? Venha conosco!

Conheça os três principais tipos de dados

As informações normalmente são extraídas de pesquisas de mercado, banco de dados internos e notícias. Os dados podem ser classificados em três grandes grupos:

Estruturados

Pesquisa feita exclusivamente para o seu objetivo, normalmente feitas por um software, plataforma, CRM ou aplicativos. A grande vantagem é que o retorno dos dados estruturados é muito maior.

Semiestruturados

São os dados extraídos de pesquisas de mercado. Normalmente, as empresas criam parcerias com outras empresas para os dados ou compram de outras fontes.

Não-estruturados

Os dados não têm lógica estabelecida, sendo considerados fragmentados. Geralmente, são retiradas informações da internet.

Veja quais são os benefícios do marketing por dados

  • Descobrir padrões comportamentais;
  • Propor estabilidade comercial;
  • Identificar padrões de previsibilidade;
  • Avaliar tendências de consumo;
  • Possibilitar a compra de mídias mais eficientes;
  • Criar mensagens mais relevantes para o público;
  • Converter leads em clientes com mais facilidade;
  • Avaliar as preferências do consumidor.

Analise como você pode ter um banco de dados perfeito para o seu negócio

Nós, da Piattino, temos como objetivo oferecer as melhores soluções em dados para a sua empresa. Nós realizamos projetos de tratamento, normalização e enriquecimento para que você tenha os melhores resultados e, consequentemente, conquiste as melhores oportunidades de negócio.

Neste post, apresentamos o conceito e os principais tipos de marketing por dados e também seus benefícios.

E aí? Ficou interessado no assunto, mas ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco! Nosso time comercial indicará a melhor solução para a sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *