Você sabe o que é API?

O crescimento dos negócios na web e em dispositivos móveis depende da capacidade de comunicação, integração e conexão de seus produtos e serviços com diferentes programas de software. Uma API (sigla para Application Programming Interface) é a chave para fazer isso bem ─ com mais flexibilidade, simplicidade, segurança e controle. Mas afinal, o que é API?

Uma API é um “intermediário” que permite que um programa de software interaja com outro software. Em termos mais práticos, uma API é como um cardápio: ele define uma lista de pratos e, quando alguém faz um pedido, o restaurante realiza o processo necessário para a entrega do mesmo.

Na web, as APIs definem uma lista de comandos e, quando um programa usa um deles, outro equipamento realiza o processo para fornecer os dados solicitados.

Entenda como uma API funciona

APIs têm infinitas oportunidades de negócios. Então, como você pode aproveitar a funcionalidade explicada acima? Aqui estão algumas maneiras de pensar sobre APIs e como elas podem funcionar para você:

  • Funcionam como uma porta que as pessoas com a chave certa conseguem passar;
  • Permitem que aplicativos (e dispositivos) se conectem e se comuniquem perfeitamente;
  • Permitem que você crie um aplicativo com outro app;
  • Funcionam como um “plug universal”.
  • Agem como um filtro.

Veja quais são as vantagens da integração por API

Uma API pode colocar uma empresa ou um negócio em outro nível por vários motivos. Veja alguns deles:

Mais sucesso para a sua empresa

O sucesso de uma empresa está fora: as APIs são uma porta de entrada para o mundo. Para pessoas e empresas que possuem talento e podem enriquecer produtos e serviços. Isso pode melhorar a estrutura de negócios e resolver problemas desconhecidos.

Mais inovação

As empresas líderes em inovação mantêm uma grande parte de sua força criativa em uma ou várias APIs: Google, Facebook, Twitter, Amazon. APIs são o elemento chave em qualquer processo inovador.

Mais automação de processos

Os processos de automação significam economia, esforço e tempo. Em grande medida, uma boa estratégia automação baseia-se no desenvolvimento e integração de aplicações e, neste objetivo, as APIs desempenham um papel fundamental.

Nesse post, nós mostramos uma ideia geral sobre o que é API e alguns exemplos do que a tecnologia pode fazer pelo seu negócio no mundo digital. Gostou das dicas? Então aproveite e veja também esse texto sobre como é importante montar um fluxo de automação para a sua empresa. Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *