Você sabe como reduzir o índice de turnover da sua empresa?

A rotatividade dos colaboradores é um indicador muito importante do setor de Recursos Humanos das empresas. Essa métrica é chamada de turnover e é responsável por mensurar o índice de demissão dos funcionários.

Essa rotatividade é muito prejudicial para todas as organizações, acarretando diversos custos adicionais, tais como: rescisões, novas admissões e treinamentos com os novos funcionários. Além disso, influencia diretamente no clima organizacional.

Quer aprender como reduzir o turnover da sua empresa? Venha conosco!

Contrate os talentos ideais para a sua organização

Saiba contratar os talentos ideais para o sucesso do seu negócio. Para isso, uma ideia é investir em uma boa gestão de dados no processo de recrutamento e seleção.

Isso facilita selecionar as pessoas com o perfil que se adeque tanto com o cargo, quanto com a realidade da empresa. Afinal, de nada vai adiantar o funcionário ter bons conhecimentos técnicos sobre o assunto, se não se encaixar dentro da cultura empresarial.

Invista em constantes treinamentos

Principalmente nas áreas estratégicas das empresas, é fundamental investir em cursos, seminários, workshops e treinamentos constantes. As temáticas devem variar entre as inovações mercadológicas e motivacionais.

Quando um funcionário percebe que a empresa se preocupa tanto com o seu crescimento profissional, quanto com o seu bem-estar e qualidade de vida, trabalha muito mais motivado. Assim, as chances de ele sair da sua empresa são menores.

Aplique pesquisa de satisfação

Na área de Recursos Humanos você também precisa investir em dados! Uma opção interessante é aplicar semestralmente uma pesquisa de satisfação para avaliar o clima organizacional.

Desse modo, você identifica o que os funcionários pensam sobre a sua empresa, avaliando os pontos fortes e também o que precisa ser melhorado para garantir mais lucratividade.

Além disso, você pode aplicar uma pesquisa demissional, para coletar informações sobre os motivos pelos quais o funcionário optou pelo desligamento da sua empresa.

Tenha uma cultura de feedback

Os colaboradores jamais saberão se estão trilhando no caminho certo dentro da empresa se o seu gestor não acompanhar o seu trabalho. Mais do que isso, eles devem compreender em quais pontos precisam melhorar para continuar garantindo a lucratividade do negócio.

Por isso, tenha uma cultura de feedback: informe os acertos e elogie muito a sua equipe em público. Contudo, quando for necessário chamar a atenção ou apontar uma melhoria, opte por fazer isso de maneira individual para não constranger ninguém, certo?

Reduzir o turnover, ou taxa de rotatividade de funcionários da sua empresa é fundamental para o sucesso dos negócios. Assim, você não perde tempo com demissões, treinamento e também com a contratação de novos funcionários. Além disso, garante um clima organizacional mais propício para garantir a lucratividade da organização.

Neste post, você aprendeu o que é turnover e algumas dicas para reduzi-lo. Se você gostou do assunto, temos a certeza que vai adorar aprender mais sobre como melhorar o desempenho da sua equipe de vendas. Boa leitura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *