Você conhece o Social TV?

Com a popularização da internet, diversos setores do mercado passaram por uma série de adaptações para preservar resultados positivos e buscar cada vez mais o destaque. Este é o caso do social TV que alinha o meio televisivo ao da conectividade, com predominância das redes sociais.

Dessa maneira, uma série de impactos são observados, principalmente em relação a uma participação maior do público.

Como consequência, são observados fatores como uma recepção diferenciada, produções dinâmicas e métricas mais favoráveis, tanto para as empresas quanto para canais.

A relação da TV com a internet

Comentários a respeito do que é transmitido na televisão sempre tiveram um espaço na rotina de diversas pessoas, como entre profissionais de construção sobre as vantagens do timelapse obras apresentadas em um programa, comentários sobre a novela, entre outras possibilidades.

No entanto, atualmente a presença de notebooks, tablets e, principalmente, de celulares ao assistir um programa televisivo é cada vez mais notável.

Sendo assim, a opinião sobre os conteúdos apresentados na televisão, muitas vezes, é alvo de grande repercussão nas mídias sociais e sem dúvidas, tem impacto nas tendências adotadas. 

Uma das consequências, é uma maior atenção por parte das marcas, que podem alterar determinados posicionamentos.

Ainda mais, quando se fala em internet há uma diversidade de recursos e inovações constantes, o que também envolve os conteúdos da televisão.

Por exemplo, se um programa abordou dicas de fachada para comércio, e um telespectador não conseguiu assistir, por meio de plataformas digitais há possibilidade de acessá-lo, o que potencializa a dinâmica na relação com a TV.

O que muda no conteúdo?

Sem dúvidas, ainda existem formatos muito ou completamente tradicionais, em que a participação do público a partir de mídias sociais parece algo distante.

No entanto, diversos setores já aplicaram adaptações para atrair e envolver o público, principalmente, para preservar uma imagem positiva no mercado.

A criação do conteúdo, assim como os tipos de estímulos televisivos podem variar de forma significativa para permitir o alinhamento com os recursos das plataformas, como curtir, comentar e compartilhar.

Assim como em qualquer tipo de estratégia, é preciso ter muito cuidado em relação ao público, em especial, com a facilidade apresentada pelas plataformas e objetivos do conteúdo televisivo.

Os formatos variam de maneira notável, tais como:

  • Ficção;
  • Reality show;
  • Novela;
  • Seriado;
  • Jornalismo;
  • Programa esportivo.

Consequentemente, essa variedade se reflete nos apelos exigidos, assim como nos objetivos, dinâmica e redes mais adequadas, principalmente ao considerar quais são os meios mais usados pelos telespectadores de cada nicho. 

Em meio aos fatores que ganham destaque nas novas formas de atuação, pode-se apresentar:

Empoderamento

Uma técnica a ser adotada por meio de diversos programas é o empoderamento do público, por exemplo, através de conteúdos exclusivos ao acompanhar publicações sobre o programa em uma rede social de forma simultânea com a transmissão ao vivo.

Dessa maneira, se torna um interessante pilar da socialização e interatividade, proporcionada pelo alinhamento de ambos os meios.

Qualquer tipo de estratégia requer estudos e não é diferente nesse caso, sendo que a compreensão do modo de consumo é indispensável nesse tipo de mídia, principalmente do poder de alcance e envolvimento dos conteúdos.

Maior exposição

Um dos principais benefícios desse tipo de adaptação é que o contato com o público, tanto em relação às redes sociais quanto ao conteúdo consumido na televisão, é potencializado.

Basta imaginar a situação de assistir um programa a respeito de fachada ACM e saber de um quiz em uma rede social sobre o assunto, com o resultado a ser analisado no final, ou seja, o telespectador fica mais tempo exposto.

Naturalmente, é algo que também influencia nos investidores, uma vez que o apelo comercial acaba sendo maior e, consequentemente, o espaço para os anúncios mais visados.

Interação

Essa prática permite também uma interação que pode ser muito produtiva entre as pessoas, especialmente pela sincronia na comunicação.

É o caso de uma discussão sobre uma matéria de curiosidade dos tipos de impressão, como o doctor blade flexografia, dependendo da rede social, indivíduos até mesmo que não pertencem ao mesmo círculo de amigos podem interagir.

Essa situação é muito comum nas contas em modo público no Instagram e Twitter ou publicações abertas ao público no Facebook, redes sociais amplamente utilizadas ao se tratar de Social TV.

Como estratégias comerciais podem ser aplicadas?

Não é novidade que a popularização da internet teve um grande impacto na percepção da sociedade em relação às mais variadas áreas, e não seria diferente ao se tratar dos meios de comunicação de massa.

A necessidade da conexão no dia a dia é notável, e, naturalmente, nesse cenário é preciso considerar que os hábitos das pessoas se refletem no mercado, onde se busca cada vez mais o alinhamento da tecnologia e do meio social.

Quais são as principais consequências desse contexto?

Basicamente, a partir desse ponto, existe a reunião de uma série de formas para que programas e canais possam atingir o público através dos recursos digitais, de maneira que sejam encontrados com maior facilidade e consigam interagir.

No entanto, organizações de diversos segmentos também podem apostar em campanhas. Esse é o caso de uma empresa que realiza corte a laser em MDF poder contar com um profissional que faça uma participação especial em um programa.

Patrocínios e comerciais também podem ser alternativas favoráveis para as marcas que desejam investir no meio televisivo.

Sem dúvidas, diversos pontos podem variar de acordo com o tipo de estratégia a ser empregada, mas, de um modo geral, é interessante que exista atenção nos seguintes fatores:

Horário

Em todos os meios existem distinções entre horários, sendo que na TV é importante que exista atenção a esse fator, assim como em todos os pontos, o público-alvo é determinante.

Afinal, a audiência a ser alcançada pode ser predominante em determinado período, e os esforços da marca direcionados para um momento inadequado podem gerar prejuízos severos.

Canal

Em qualquer tipo de estratégia, é indispensável considerar o público da empresa no momento de direcioná-la.

Por exemplo, o público interessado em buscar por saco de papel kraft preço e acompanhar uma marca que atua na área em redes sociais, pode ser totalmente distinto ao de outros setores.

Dessa maneira, novamente, é preciso dar ênfase na importância de analisar a audiência do empreendimento nas mídias sociais para encontrar um canal mais favorável, com aceitação e engajamento.

Produção

Nesse caso, é importante que os profissionais se perguntem qual é o tipo de material que pode ter uma percepção mais positiva por parte da audiência.

Para identificar a melhor escolha, tentativas podem ser realizadas nos meios encontrados na internet, especialmente, para checar o que apresenta elementos mais chamativos diante o público.

É válido também abordar que as estratégias de marketing digital e no meio televisivo podem ser empregadas de um modo complementar para potencializar a performance das marcas.

Dessa forma, para as empresas se torna um meio importante de análise e bases para táticas, enquanto para o público as possibilidades de entretenimento e interações são potencializadas.

Por exemplo, se um programa com dicas de decoração, como a implantação de biombo MDF vazado, é visto pela primeira vez, o telespectador pode buscar mais informações, questionar pessoas que já assistiram, entre outras possibilidades que compõem uma lista extensa.

De fato, se pode observar a televisão adaptada a um novo cenário, em que incitar compartilhamentos, debates, menções e curtidas é valorizado.

A importância das hashtags para o Social TV

A hashtag comumente é empregada para apontar o assunto do que é compartilhado, independentemente, do formato da publicação. 

Esse é um recurso muito utilizado na maioria das redes sociais, por isso permite tanto a interação entre clientes e empresas quanto com os usuários.

Por exemplo, entre os telespectadores de um programa ou de uma marca que deseja entrar em contato com pessoas que mencionaram a hashtag exposta em um comercial.

Por essa razão, tem uma importância tão grande para o Social TV e deve ser empregada pelos profissionais com sabedoria.

Há também outras formas de aplicar as hashtags, como um profissional que atua em um espaço que comercializa balcão caixa, e que busca averiguar os resultados encontrados para um elemento relacionado ao produto e tipos de comércios em que pode ser aplicado.

Portanto, é de grande importância que as pesquisas sejam filtradas, até mesmo por parte de programas após estimular o uso.

Nesse cenário, é interessante observar que uma premissa amplamente difundida no marketing digital é aplicada no Social TV, que é a experiência do usuário, em que consequentemente é ressaltada a importância da audiência.

Afinal, o público é o ativo de cada material propagável. Sendo assim, meios divergentes se fundem e, conforme abordado ao longo do texto, originam práticas de grande potencial para conteúdos interativos, personalizados e enriquecedores.

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