Qual é a diferença entre SDR e Rep?

SDR é sigla de Sales Development Representative (Representante de Desenvolvimento de Vendas), ou seja, é a pessoa encarregada de fazer o primeiro contato com as leads que chegam à base da empresa. Sua tarefa é qualificar essas leads para que sejam passadas adiante no processo comercial.

Portanto, quando uma lead chega à sua empresa, o papel do SDR é justamente analisar todas elas e identificar quais têm possibilidades de se tornarem clientes após serem inseridas num processo comercial. Porém, não basta apenas fazer a análise, o SDR também precisa contatar essas leads por telefone ou por e-mail para levantar quais foram seus interesses em solicitar contato ou baixar algum material da sua empresa.

Se o SDR concluir que aquela lead possui potencial para se tornar cliente e ela demonstrar interesse em falar com um consultor, ele deve fazer o agendamento da reunião voltada a alinhar os objetivos dela com as soluções que a sua empresa possa oferecer. Essa reunião é conduzida pelo Rep.

O Rep é ninguém menos que o próprio vendedor, a pessoa que fará o atendimento e apresentará a proposta com a finalidade de levar a lead até o momento de compra. Logo, o processo ideal de vendas se inicia no SDR e finaliza no Rep.

É importante que os dois profissionais estejam alinhados com essa passagem para não haver falta de entendimento nos objetivos e expectativas criadas na lead. Por exemplo: se uma lead diz ao SDR que seu principal objetivo é ter visibilidade online, isso deve ser passado ao Rep para que ele saiba o ponto-chave da conversa. Do contrário, se ao começar a reunião, o vendedor deixar claro que não sabia dessa informação, a credibilidade que a lead tinha no atendimento pode cair.

Logo, o gestor de vendas deve avisar ao seu time que essa comunicação entre SDR e Rep precisa existir e ser bem afinada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *