Prospectando certo com “Cold E-mail”.

Quando se fala em Cold E-mail (aquele E-mail “frio” para iniciar um relacionamento), não existe nada melhor que saber as necessidade e dores de seus prospects. O departamento de vendas está a todo o momento sob pressão para acelerar e aumentar o faturamento, fazendo com que todos busquem por algum tipo de truque que aumente, de forma magica, suas vendas. Infelizmente,não existe substituto melhor que conhecer bem a audiência que você pretende atingir. Enquanto as empresas continuam investindo em tecnologias que ajudem acelerar suas vendas, elas devem também continuar aprendendo sobre a necessidade de seus compradores visando obter um maior direcionamento em suas vendas.

Alguns e-mails não são efetivos pelo simples fato de que quem os escreve coloca pouco esforço em entender ou pesquisar o que realmente seus prospects precisam. “Assim como pescar, você não terá muita sorte se usar a isca errada”.Diferentes tipos de iscas atraem diferentes tipos de peixes, assim como a mensagem que você precisa passar para um VP de Vendas é diferente da mensagem para um Diretor de Tecnologia.

É seu trabalho pesquisar seus potenciais clientes e descobrir como você pode
despertar interesse antes de enviar seu primeiro cold email, estudos apontam que pesquisar sobre seu público alvo antes de enviar um email, tornam suas
campanhas de 10 a 25% mais efetivas. Se você reservar um tempo extra para entender melhor como pensa o seu comprador, você provavelmente poderá dobrar
ou triplicar suas taxas de respostas.

Algumas dicas são:

1 – Saber que tipo de prospect você está “pescando”

Muitas vezes a equipe de vendas está tão ansiosa em disparar o maior numero de malas diretas que se esquecem de reservar um tempo para desenvolver melhor a “persona” do comprador.

Não importa o quão bom seja seu cold email, se você está atacando uma lista de 5 leads ou um mailing list de 10 mil contatos, pois não irá funcionar se seu público alvo não estiver bem segmentado.
É importante conversar com decisores que estejam prontos para comprar seu

produto ou serviço, para entender melhor seu perfil e caso você não tenha esse perfil em sua lista, provavelmente sua campanha começará errada.

2 – Disparo de E-mail marketing as cegas pode ser perigoso!

Sim, vendas é número e é preciso bastante volume para encher seu pipeline de
oportunidades, porém fazer Spam na internet já é comprovado como uma péssima
estratégia.

O numero de leads não é um numero infinito e se você enviar spam para todos de maneira errada, rapidamente queimará suas fichas.

A questão não é começar a enviar E-mails individuais para seus prospects, nem
estamos pedindo isso, mas enviar grandes volumes de email sem definir a
mensagem que você quer levar para cada público alvo irá queimar suas fichas e
muito provavelmente manchar a imagem da sua marca.

3 – O conceito de pesca-submarina.
Pesquisar sobre seus prospects pode tomar tempo, mas promove uma qualidade e
técnica da pesca-submarina.

Separar 20 minutos para refinar sua lista de contatos e pesquisar sobre seus
prospects pode dobrar a efetividade das suas campanhas de email.
Antes de iniciar uma campanha de e-mail é importante pesquisar sobre as pessoas para quem você está enviando, visitar paginas de linkedin de ao menos 5 contatos, todas as pessoas de sua lista devem ter o mesmo cargo ou similares, assim você saberá que provavelmente todos tem os mesmo desafios, desejos e necessidades. Analise como eles descrevem em seus cargos no linkedin, suas competências, recomendações e principalmente suas funções e responsabilidades. Tente imaginar qual produto ou serviço poderia ter um apelo para aquele profissional.

4 – Use engenharia reversa em seus E-mails:
Olha alguns desses prospects de sua lista e escreve alguns cold e-mails para
praticar.Depois disso, você pode usar engenharia reversa nesses e-mails, tornando-os templates de email para cada um desses perfis identificados.

Sempre inclua uma inserção automática do primeiro nome do contato (%First
Name%), disponível no seu cliente de e-mail. Cite ao menos 2 vezes o nome da
empresa do contato, quanto mais personalizado for, melhor aceito será seu email. Imaginem que seu prospect é bombardeado diariamente por cold e-mails que não fazem sentido ou que não foram bem direcionados. Um email personalizado, enviado e recebido no momento certo pode fazer toda diferença.

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