Por que o Big Data é tão importante para as empresas?

Big Data refere-se a conjuntos de dados extremamente grandes que são analisados por computador para revelar padrões e tendências, mas você provavelmente já sabia disso. A pergunta que pretendemos responder aqui é porquê esse recurso é tão importante para as empresas. Big Data é importante porque ajuda as organizações a aproveitar seus dados e usá-los na identificação de novas oportunidades.

Isso leva a decisões de negócios mais inteligentes, operações mais eficientes, maiores lucros e clientes mais felizes. No relatório Big Data In Big Companies, Tom Davenport entrevistou mais de 50 empresas para entender como elas o utilizam, e descobriu o real valor do Big Data.

Entenda o que ele pode fazer pelo seu negócio a seguir!

 

Redução de custos com Big Data

Tecnologias de Big Data e análises na nuvem trazem vantagens de custo significativas quando falamos em armazenar e processar grandes quantidades de informação. Elas também são uma oportunidade e tanto para identificar formas mais eficientes de se fazer negócio.

A redução de custo é, provavelmente, o fator mais importante que conduz as organizações em sua adoção. Big Data vai te ajudar a reduzir seus gastos de entrada em vendas — por criar projeções claras do futuro, com base em dados de anos anteriores — e dará a sua companhia os instrumentos para prever e planejar o futuro.

 

Melhor atendimento ao cliente

Soluções em Big Data auxiliam empresas a oferecerem melhores serviços ao consumidor. Integrando os dados de seu CRM a ferramentas como o BigQuery, você pode compreender melhor as preferências e padrões comportamentais de seu público-alvo.

Soluções de Big Data aumentam a eficiência da sua empresa no atendimento ao cliente, portanto!

 

Business Intelligence eficiente

Analisar um negócio pode ser uma tarefa tediosa, mas com ajuda de ferramentas de Big Data, dá para fazer isso de uma maneira melhor. Se você gostaria de levar a sua empresa para o próximo nível, é o Big Data que orientará a tomada de decisões e simplificará a análise de riscos para aumentar suas chances de sucesso.

Além disso, considerar fatores sociais e econômicos — e se manter atualizado com as últimas tendências da indústria — será um processo menos trabalhoso com Big Data.

 

Campanhas de marketing mais eficazes

Quando você está planejando começar uma estratégia de marketing para impulsionar suas vendas, é necessário certificar-se de que tem em mãos uma abundância de dados capaz de orientar a criação da campanha perfeita.

O Big Data é importante porque você consegue fazer mais com esses dados, analisando-os com precisão. Isso permite que seu negócio possa se concentrar em mercados cada vez mais segmentados.

Este recurso é excelente para ajudá-lo a definir o mercado ideal para seus produtos, analisando seu histórico de vendas, tendências e outras tantas informações que seriam impossíveis de se comparar manualmente.

 

O futuro do Big Data: Google Cloud Platform

Ficou interessado pelo Big Data? É muito simples começar a utilizá-lo em sua empresa. Hoje, a Google oferece uma solução integrada de ponta a ponta que permite capturar, processar, armazenar e analisar dados em uma só plataforma.

Graças a essa ferramenta, você pode se concentrar em encontrar insights e combinar serviços em nuvem com ferramentas de código aberto. O Google BigQuery é o armazém de dados de baixo custo da Google, que não exige servidor ou infraestrutura gerenciada.

O Cloud Dataflow, por sua vez, oferece os recursos que liberam você de tarefas operacionais como o planejamento de capacidades e a otimização de desempenho. Dataproc, Datalab, Data Studio e Dataprep têm todos os recursos de que você precisa para explorar, limpar, visualizar e preparar dados para análise.

E, desde a ingestão a preparação, armazenamento e análise de dados, a Cloud Platform oferece um amplo conjunto de serviços para sua empresa explorar todos os benefícios do Big Data. Sem que ela tenha, em momento algum, a necessidade de implantar e operar clusters.

Fonte: Santo Digital

Saiba mais….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *