O que são personas e como criá-las?

No Marketing Digital, muito se fala em personas, público-alvo e também sobre a importância de ter esse processo mapeado para o sucesso das campanhas on-line. Mas, você sabe o que são personas?

Ter as personas desenhadas é uma estratégia fundamental para falar diretamente com visitantes que podem se tornar leads e, futuramente, clientes com grande potencial de compra.

Vamos aprende mais sobre o assunto? Continue a leitura e veja as principais dúvidas respondidas!

Afinal, o que são personas?

Antes de falar sobre as personas, precisamos salientar que muitas pessoas fazem confusão com o termo “público-alvo”. Aliás, por desconhecimento, muitas organizações focam os seus anúncios e materiais exclusivamente no público-alvo. Porém, se você quer ter sucesso on-line, é essencial investir também nas personas.

Você não domina esse assunto? Calma! Nós vamos explicar a diferença!

Personas

Personas são personagens semifictícios que representam o seu comprador ideal. Ela se baseia em todos os comportamentos, atitude, sonhos, vivência, problemas e na realidade do dia a dia do seu cliente.

Por exemplo: João, 40 anos, vendedor de uma empresa multinacional. João é casado e tem 2 filhos, gosta muito de ler e fazer cursos para se manter atualizado sobre o mercado de trabalho. Nos finais de semana, gosta de jogar futebol e tomar uma cervejinha com os amigos e estar na companhia da sua família. Ele tem o grande desafio de vender mais na empresa em que trabalha, porque almeja um cargo de gerência.

Público-alvo

Público-alvo é uma segmentação mercadológica para nortear algumas das suas tomadas de decisões. É um grupo de pessoas que compartilham dos mesmos interesses ou hábitos, que têm um perfil semelhante.

Por exemplo: homens (gênero) de 40 anos (idade), residentes em São Paulo (localização).

Viu? Ao mapear a persona do seu negócio, abre uma infinidade de conteúdo de atração, consideração e decisão que você pode utilizar para fisgá-lo para a sua empresa. Assim, se você utilizar o marketing de conteúdo para conduzi-lo para todas as etapas do funil de vendas, as suas estratégias digitais terão muito mais sucesso!

Como eu devo criar as personas para o meu negócio?

É importante que você conte com a ajuda de uma empresa especializada em marketing digital. Ela tem uma visão mais ampla e estratégica e pode criar as personas ideais para o seu negócio. Contudo, em regras gerais, você precisa analisar o seguinte:

  • nome;
  • idade;
  • localização;
  • sonhos;
  • medos;
  • anseios;
  • problemas;
  • empresa em que trabalha;
  • cargo;
  • estado civil;
  • escolaridade;
  • interesses;
  • personalidade;
  • estilo de vida.

Dica: existem alguns materiais na internet que podem ajudar a aprofundar o assunto das personas (baixe o e-book da Rock Content aqui). Você também pode criar a sua persona em alguns sites específicos como “O Fantástico Gerador de Personas” organizado pela Rock Content e Resultados Digitais. Veja um exemplo:

E aí? Agora que você aprendeu o que são personas e como criá-las para a sua empresa, que tal compartilhar este conteúdo nas suas mídias sociais?

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