O que é Data Science?

O cérebro humano aprende com dados. As informações que geramos a partir de cada experiência que vivemos ficam armazenadas em nossa mente nos indicando, posteriormente, que “sabemos” o que fazer diante de determinada circunstância. Essa mesma relação também pode ser aplicada ao Data Science, a ciência do século XXI, que transforma dados em informação e oportunidades.

Mas não é só por transformar dados em insights que o Data Science é uma das maiores tendências do mundo na atualidade. Na verdade, em uma sociedade digitalizada e que a cada dia gera 2,2 milhões de terabytes de novos dados, conforme a Gartner, é essencial saber extrair os significados que realmente são relevantes no meio desse oceano de informações.

Simplificando, Data Science é um conjunto de processos, que envolve habilidades de tecnologia, matemática, estatística e insights humanos para analisar informações inerentes ao negócio e todas as visões que podem cercar um determinado assunto. Essa análise ajuda os profissionais a garantir que as mensagens certas cheguem às pessoas certas nos momentos certos, gerando um impacto significativo na capacidade de uma empresa atingir seus objetivos, sejam eles financeiros, operacionais ou estratégicos.

Quais são as vantagens do Data Science?

As empresas coletam toneladas de dados que, na maior parte do tempo, são negligenciados ou subutilizados. Esses dados podem ser usados ​​para tomar decisões críticas de negócios e gerar mudanças significativas. Por exemplo:

  • Através do Data Science é possível solucionar a problemática da variação de demandas por serviços ou produtos em determinadas épocas. Nesse contexto, a análise vai fornecer uma previsão sobre o que pode acontecer futuramente, com base nos dados existentes.
  • Outra vantagem do Data Science é que os insights extraídos também podem ser usados para otimizar a jornada do cliente, oferecendo a ele a melhor experiência, desde o primeiro contato até o pós-compra, o que gera fidelização.
  • Além disso, somente através da análise dos dados é possível personalizar serviços e produtos e aumentar o potencial competitivo, afinal de contas, atender de forma precisa às expectativas dos consumidores vai colocar sua empresa sempre à frente da concorrência.

Como aplicar o Data Science na minha empresa?

Primeiramente, você precisa entender quais as necessidades do seu negócio e saber onde aplicar esses dados para que eles retornem informações relevantes. Para alcançar essa precisão, você precisa coletar, criar e organizar seus dados para que se tornem um dos maiores recursos inteligentes da empresa.

As áreas em que o Data Science pode ter um impacto significativo nos negócios incluem o planejamento, a automação de processos e a realização de pesquisas de mercado.

Ficou interessado nas vantagens que o Data Science pode trazer para a sua empresa e quer saber mais? Converse com um dos nossos especialistas!

One thought on “O que é Data Science?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *