O que é call to action? Veja!

Certamente, no mundo digital, você já ouviu falar em call to action ou CTA. Ele é uma técnica utilizada para convidar o leitor a realizar uma determinada ação, estimulando uma interação específica.

Portanto, o call to action é utilizado em diversas estratégias do marketing, tanto nos textos quanto em vídeos e imagens. Sendo assim, a “chamada para a ação” é muito recomendada para todas as empresas que pretendem se destacar no cenário on-line.

Ficou curioso? Confira agora mesmo mais informações sobre a temática!

Quando eu devo utilizar o CTA?

O CTA é qualquer chamada para uma ação, seja ela visual ou textual. Normalmente, o encontramos no final de todos os blogs, com o objetivo de convidar o leitor a realizar uma atividade diferente.

Outros tipos de CTA são aqueles botões que convidam os visitantes a assinarem uma newsletter ou comprar determinado produto. Também pode ser utilizado ao final de vídeos com o famoso “compartilhe o vídeo nas suas redes sociais”.

Dessa maneira, você pode utilizá-lo tanto no corpo do texto, ao final dos vídeos ou em botões ao longo do conteúdo.

Quais são os benefícios do CTA?

O principal objetivo de utilizar o CTA é despertar o interesse do leitor, estrategicamente, para continuar interagindo com a sua marca e seguir a jornada de compra. Assim, ele estimula a conversão e faz o visitante ser conduzido até o próximo passo da etapa de vendas.

Qual é a relação do CTA com cada etapa do funil de vendas?

Para que as suas estratégias de marketing digital sejam mais eficazes, é fundamental respeitar cada etapa do funil de vendas para criar o CTA mais adequado.

Topo de funil

Na fase da descoberta, a persona ainda não sabe que tem um problema, sendo assim, os conteúdos são mais genéricos. Veja algumas ideias de CTA:

  • Seguir a empresa nas redes sociais;
  • Curtir a página do Facebook;
  • Compartilhar o post;
  • Convidar o leitor para ler outro artigo do blog.

Meio de funil

Na fase da consideração da solução, a persona já conhece o seu problema. Sendo assim, busca por algo que supra as suas necessidades. Confira alguns exemplos de CTA para essa etapa:

  • Convidar o leitor para ler outro artigo do blog (que direcione para o fundo de funil);
  • Deixar um comentário no post;
  • Assinar a newsletter;
  • Fazer o download de um e-book.

Fundo de funil

Na etapa de decisão, a persona conhece o seu problema e sabe qual é a solução. Portanto, está decidindo se compra (ou não) os produtos da sua empresa. Veja alguns exemplos de CTA:

  • Entrar em contato com a empresa;
  • Convidar o leitor para fazer um teste gratuito.

Call to action é uma estratégia importante do marketing digital, que permite convidar o leitor para realizar uma atividade. Por isso, ela precisa ser escolhida de acordo com a etapa do funil para facilitar as conversões.

Agora que você aprendeu o que é call to action, que tal aproveitar e compartilhar este post com os seus amigos? Assim, eles também têm acesso ao conteúdo!

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