LTV: o que é e como calcular?

Você conhece bem o seu cliente? Quanto ele gasta com seus produtos e/ou serviços? Conhecer bem os clientes e saber quanto eles rendem ao final de cada mês é essencial. Portanto, você precisa descobrir o que é, quais são as vantagens e como calcular o Lifetime Value (LTV), ou Valor do Tempo de Vida do Cliente.

Acompanhe a postagem e tire todas as suas dúvidas sobre esse sistema que vai te trazer maiores ganhos ao fidelizar mais clientes lucrativos. Vamos lá?

O que é LTV?

O Lifetime Value (LTV) é uma estratégia empresarial de marketing que serve para computar o faturamento que cada um dos clientes rende. Assim, você mede o quanto ganha ao longo do relacionamento com cada cliente. Por isso o nome, Valor do Tempo de Vida do Cliente.

Essa medida é muito importante, pois permite que você visualize como cada cliente efetivamente gera lucro e qual é esse valor em números.

Como calcular o LTV?

Com o cálculo de Lifetime Value você consegue descobrir o lucro que o cliente trará para a empresa em números. Para tal, você precisa do seu ticket médio, seu número de transações e a média de tempo que seus clientes geralmente mantêm relacionamento com a empresa. Com esses números em mãos, basta multiplicá-los.

LTV = Valor do ticket médio x Número de transações x Tempo de relacionamento

Um exemplo para facilitar o entendimento: uma confecção fechou um contrato de fornecimento de roupas de dois anos com uma loja, sendo que o ticket médio é R$30 mil por mês. Aplicando a fórmula, encontramos o seguinte:

LTV = 30.000 (ticket médio) X 12 (número de transações) X 2 (tempo de relacionamento)

LTV = R$720.000,00]

O resultado representa somente o valor bruto do Lifetime Value desse cliente. Para obter o valor líquido (LTVL), subtraia as despesas com custos de produção, taxas, impostos, transporte, etc.

Quais são as vantagens de calcular o LTV?

Prospectar o fluxo de caixa com segurança, aumentar as vendas, tomar decisões para o futuro, planejar investimentos e, inclusive, a expansão da sua empresa.

Outro ponto essencial é conhecer os clientes que mais geram lucro e, com isso, fidelizá-los, investindo no que é mais rentável para você e para o seu futuro.

Agora que você sabe o que é LTV, quais as vantagens e como calculá-lo, te convidamos a curtir nossa página do Facebook para ficar por dentro de outros assuntos que possam ajudar você e sua empresa. Nos vemos no próximo post!

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