O avanço digital permite que as empresas se conectem com os seus consumidores de maneira muito mais rápida, ágil e eficaz. Neste cenário, surge o marketing por dados. Você sabe sobre o que se trata este conceito?
O marketing por dados é uma técnica utilizada com o objetivo de otimizar as tomadas de decisões, envolvendo soluções de marketing. Assim, o conceito traz mais assertividade e relevância para as corporações, que começam a criar estratégias baseadas em informações concretas — ao invés de definir as ações por meio do tradicional “achismo”.
É uma técnica extremamente importante para que a sua empresa se destaque da concorrência e alcance o público-alvo. Venha conosco, vamos apresentar mais informações sobre o assunto!
Entenda a importância do marketing por dados
Antigamente, somente grandes empresas tinham recursos financeiros para investir nos dados (eram recursos demorados, caros e muito complexos). Agora que o mundo está cada vez mais conectado, torna-se muito mais acessível investir nesse recurso.
Uma pesquisa realizada pela The Global Review of Data-Driven Marketing and Advertising apontou que 73% dos brasileiros acreditam que o marketing por dados é um investimento mais do que necessário em longo prazo. Então, você ainda está em dúvidas sobre a necessidade da sua empresa em investir nessa ferramenta? Venha conosco!
Conheça os três principais tipos de dados
As informações normalmente são extraídas de pesquisas de mercado, banco de dados internos e notícias. Os dados podem ser classificados em três grandes grupos:
Estruturados
Pesquisa feita exclusivamente para o seu objetivo, normalmente feitas por um software, plataforma, CRM ou aplicativos. A grande vantagem é que o retorno dos dados estruturados é muito maior.
Semiestruturados
São os dados extraídos de pesquisas de mercado. Normalmente, as empresas criam parcerias com outras empresas para os dados ou compram de outras fontes.
Não-estruturados
Os dados não têm lógica estabelecida, sendo considerados fragmentados. Geralmente, são retiradas informações da internet.
Veja quais são os benefícios do marketing por dados
- Descobrir padrões comportamentais;
- Propor estabilidade comercial;
- Identificar padrões de previsibilidade;
- Avaliar tendências de consumo;
- Possibilitar a compra de mídias mais eficientes;
- Criar mensagens mais relevantes para o público;
- Converter leads em clientes com mais facilidade;
- Avaliar as preferências do consumidor.
Analise como você pode ter um banco de dados perfeito para o seu negócio
Nós, da Piattino, temos como objetivo oferecer as melhores soluções em dados para a sua empresa. Nós realizamos projetos de tratamento, normalização e enriquecimento para que você tenha os melhores resultados e, consequentemente, conquiste as melhores oportunidades de negócio.
Neste post, apresentamos o conceito e os principais tipos de marketing por dados e também seus benefícios.
E aí? Ficou interessado no assunto, mas ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco! Nosso time comercial indicará a melhor solução para a sua empresa!
One Reply to Você sabe o que é marketing por dados?
Entenda os millennials nas redes sociais.
Ser Pai.
15 dicas de como ser um bom vendedor.
Crise em bairro nobre de São Paulo.
Piattino participa da Marmita do Bem
Coronavírus: Piattino intensifica apoio às pequenas empresas
Quanto vamos perder com o Coronavírus?
2019: um ano para comemorar e agradecer