Segurança digital é uma prática utilizada para proteger as informações e demais dados.
Além disso, ela não se restringe a proteger apenas documentos, arquivos, perfis nas redes sociais e demais ativos digitais.
Assim, a segurança digital atua, também, na preservação de servidores e demais dispositivos que armazenam dados.
Logo, as formas de segurança digital não protegem apenas contra ameaças externas.
Afinal, ela previne que haja vazamento de dados sigilosos e outros problemas internos.
Quer saber como você pode promover mais segurança digital para a sua empresa?
Então, continue aprendendo conosco!
Por que a empresa precisa se preocupar com a segurança digital?
Nos últimos anos, muitas manchetes estampavam os jornais alertando sobre os perigos de ataques de hackers e sobre vazamentos de dados.
Logo, investir na segurança digital a fim de proteger a sua empresa é fundamental.
Afinal, com tantas notícias alarmantes, os empreendedores precisam se blindar com ferramentas eficientes que garantirão uma segurança digital.
Assim, dar atenção e desenvolver um bom planejamento nessa área é extremamente importante.
Dessa forma, fica mais fácil ganhar confiança e crédito diante dos seus clientes.
Além disso, nenhum consumidor irá investir em uma empresa que não cuida ativamente da sua segurança digital, não é mesmo?
Como fortalecer a segurança digital da sua empresa?
A seguir, confira algumas dicas que te ajudarão a fortalecer a segurança digital da sua empresa.
Compartilhe arquivos por sistemas de nuvem
Mesmo com o avanço da tecnologia, muitos colaboradores ainda insistem em utilizar o famoso pen drive ou dispositivos de armazenamento externo para compartilhar certos arquivos da empresa.
No entanto, o grande perigo dessa prática é uma possível contaminação que possam ter.
Dessa forma, há o risco de infectar outros aparelhos da empresa – até mesmo do cliente, em alguns casos.
Assim, a melhor opção para se ter segurança digital é utilizar sistemas de compartilhamento em nuvem.
Isso porque, os níveis de segurança são bem mais altos.
Além disso, apenas pessoas autorizadas conseguem acessar o conteúdo das informações e não há o risco, mesmo que a máquina esteja infectada, de afetar todo o serviço.
Implemente uma política de segurança cibernética
Quando você procura implementar uma política de segurança cibernética – a partir de regras e práticas recomendadas a todos os usuários – você consegue garantir uma proteção mais eficiente para a sua empresa.
Inclusive, ela possibilita que esse seja um processo mais ágil e simples, fazendo com que haja maior produtividade.
Assim, essa política pode incluir alguns requisitos para a utilização de senhas fortes e a frequência que elas deverão ser trocadas.
Outros itens dessa política podem ser:
- orientações para saber reconhecer os golpes e ataques mais comuns;
- tratamento correto da transferência de dados;
- ao compartilhar dados sigilosos, quais sistemas utilizar;
- como realizar o relato de incidentes.
Invista em uma boa política de proteção de dados
O avanço da internet trouxe, além de muitos benefícios à sociedade, uma preocupação genuína com os dados.
Por conta disso, mesmo com o surgimento de vários mecanismos para facilitar o acesso a páginas e sites, muitas leis começaram a ser elaboradas para que a web se tornasse um local mais seguro.
Assim, em 2018, foi aprovada uma medida que previa a criação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Dessa forma, o objetivo dela é garantir um ambiente mais tranquilo e seguro digitalmente – tanto para as empresas quanto para os funcionários.
Assim, ela implementa algumas normas para proteger os dados que estão expostos nos sistemas das empresas.
Essa lei é importante, pois mantém o sigilo de informações específicas e importantes.
Além disso, ela também auxilia a evitar que ocorram vazamentos de dados.
Dessa forma, investir em uma boa política de proteção de dados é a melhor alternativa para garantir segurança digital para a sua empresa.
Gostou de aprender mais sobre o tema? Se sim, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais.
7 estilos de persona para o seu negócio: crie a sua reputação única
Estratégia marketing através dos estágios ToFu, MeFu e Fufu.
Vendas: uma das profissões mais antigas do mundo
Quais são os impactos da Transformação Digital na sociedade?
Privacidade de dados e segurança na Era da IA
4 dicas para conquistar novos clientes b2b
Quais são os benefícios do marketing de conteúdo b2b?
Touchpoints: 3 dicas para abordar o cliente no lugar certo