Lead Generation

Churn rate: um indicador que prejudica a sua empresa!

Podemos traduzir churn como agitar ou movimentar. A partir disso, surge a ideia de rotatividade. No mundo dos negócios, churn rate se refere ao abandono ou rotatividade de clientes.

Atualmente, é fundamental que a sua empresa se preocupe com esse indicador. Afinal, ver os clientes desistindo das compras reduz a lucratividade do seu negócio, certo?

Por isso, neste post, vamos explicar mais sobre o assunto. Vamos lá?

Entenda o que é Churn rate

Churn rate, ou taxa de churn, é um indicador que permite avaliar a taxa de cancelamento ou rotatividade dos seus clientes. Assim, é possível saber o quanto a sua empresa está perdendo e saindo no prejuízo.

Quando você começa a avaliar essa métrica, identifica mais facilmente se há um problema que precisa ser melhorado na sua organização. Por exemplo: o atendimento, o suporte e até mesmo a qualidade do produto.

Aprenda como calcular a métrica

Para calcular a taxa de churn rate é muito simples! Basta dividir o número de cancelamentos em um determinado período e analisar o número de clientes ativos. Ou seja, pegue um determinado período (mensal, trimestral ou anual) e aplique a seguinte fórmula:

Churn rate: total de clientes cancelados / número total de clientes ativos.

Por mais que queremos que a nossa taxa seja zero, sabemos que isso dificilmente acontece. No entanto, é recomendado ficar em uma média de 0,5% ao mês e jamais ultrapassando 7% no ano.

Saiba o que fazer para diminuir as suas taxas de churn rate

É fundamental que a sua empresa esteja sempre atenta ao que o seu cliente tem a dizer. Somente assim, cria insights importantes para se manter competitiva. Veja algumas dicas para diminuir a taxa de churn rate:

  • aplique pesquisas de satisfação com o seu público;
  • mostre valor no seu produto ou serviço;
  • fique atento às expectativas do seu cliente;
  • ofereça um atendimento de qualidade;
  • entenda MUITO sobre a sua área de atuação;
  • saiba quais são as dores do seu cliente;
  • ofereça sempre soluções viáveis.

Agora que você aprendeu o que é churn rate, que tal compartilhar este post nas suas mídias sociais? Assim, seus amigos também têm acesso ao conteúdo! Até o próximo post!